Você sabe os significados das cores das tubulações industriais?

A indústria é, sem dúvidas, um dos setores mais importantes de toda a escala de produção humana. Ela surgiu de modo mais artesanal, mas ao longo dos séculos foi ganhando força e aumentando suas escalas, facilitando assim os processos dentro das fábricas, como as tubulações, devido à alta da demanda por produtos.

Com a Revolução Industrial, que se deu no final do século XVIII na Inglaterra, o mundo viu uma maneira completamente diferente de se pensar na produção de bens. A partir de então, foi priorizada a confecção de produtos em grande escala e de maneira mecanizada.

Graças aos avanços da indústria foram surgindo inúmeras novidades tecnológicas que poderiam ser aplicados em diversos outros setores, sendo úteis, inclusive, para facilitar a vida humana.

Dentro das fábricas foram adotados sistemas que facilitam ainda mais os processos industriais. Alguns deles, aliás, são bastante simples, mas, mesmo assim, mostram-se extremamente importantes. Esse é o caso, por exemplo, das tubulações.

O que são tubulações industriais?

A tubulação industrial é muito utilizada para o transporte de substâncias, como gases, óleos, lubrificantes, vapores, líquidos em geral e outros fluídos, de um setor da fábrica a outro, usualmente sendo de uma bomba até um reservatório.

Eles podem estar presentes em diversos segmentos diferentes da indústria, sendo os mais comuns:

  • indústria alimentícia;
  • indústria farmacêutica;
  • petroquímicas;
  • refinarias;
  • químicas, em geral.

Sendo extremamente importantes no processo industrial, as tubulações apresentam duas categorias principais: as de dentro de instalações industriais, que englobam as de processo, de utilidades, de instrumentação e de drenagem; enquanto as de fora são usadas para o transporte ou para a distribuição das substâncias.

Quais são as cores das tubulações?

Ao prestar atenção nos detalhes das tubulações, você poderá perceber que elas possuem cores diferentes. Isso acontece porque cada uma delas sinaliza um tipo de substância que está sendo transportada em seu interior.

Além disso, os tubos podem ser feitos de materiais diferentes, pois cada um deles é ideal para um tipo específico de fluido. O tubo para ar comprimido, por exemplo, pode ser feito de diversos modos, sendo necessário saber qual é o tipo de sistema que será montado.

Nesse caso, também entra em questão a qualidade exigida para o sistema que está sendo instalado e o quanto a pessoa que irá colocá-lo está disposta a gastar. O ideal é buscar a ajuda de um profissional que possa orientar qual a tubulação que melhor se encaixa nessa situação.

Confira alguns dos principais materiais usados para a instalação de tubulações industriais!

1. Tubo de nylon

O tubo de nylon possui propriedades interessantes quando se trata de isolamento térmico, coeficiente de atrito e resistência elétrica e mecânica. Além disso, ele é bastante resistente às ações causadas por elementos químicos.

Por conta disso, ele consegue ser facilmente aplicado em diversos setores industriais, como em instalações envolvendo sistemas pneumáticos e hidráulicos.

2. Tubo galvanizado

O tubo galvanizado é feito através de aço revestido por camadas de zinco. Esta substância permite que o tubo seja resistente a agentes químicos corrosivos, além de oferecer a ele uma maior durabilidade em relação aos outros tipos.

Ele é muito utilizado em projetos gerais de engenharia e construção civil. Na indústria, a sua principal utilidade se dá nas usinas de produção de álcool e açúcar, uma vez que estes produtos, enquanto ainda na fase de fabricação, contam com a ação de inúmeros fluidos de ação agressiva.

3. Tubo de PVC

Feito de um material plástico, que também é conhecido como vinil, é uma das tubulações mais conhecidas das que são utilizadas no setor industrial. O tubo de PVC é usado, principalmente, em sistemas hidráulicos e nos esgotos.

4. Tubo de cobre

Muito usado nos sistemas hidráulicos, seja para águas quentes ou frias, o tubo de cobre tem uma grande vantagem por possuir alta resistência às mudanças de temperatura e às ações de agentes químicos corrosivos.

O seu uso, porém, deve ser cauteloso. Embora ele seja resistente, as substâncias de alguns fluidos que passam pelas tubulações, ao entrarem em contato com o cobre, podem acabar provocando algumas reações. Ainda que o tubo não seja danificado, as propriedades do líquido podem ser alteradas.

É possível encontrar o valor de qualquer um desses tubos na internet. Você pode pesquisar, por exemplo “ tubo de cobre preço “ e ver as melhores opções disponíveis.

redator Autor