É necessário dispor de uma série de equipamentos e ferramentas, que serão aplicados na produção e no acabamento dos artefatos resultantes dos processos industriais. Como parte das ferramentas gerais temos o torno, cuja função é modelar e dar acabamento aos materiais através de movimentos giratórios.
Sua utilização permite que os objetos sejam cortados de maneira uniforme e precisa.
Entre os tipos de torno podemos encontrar:
- Torno revólver;
- Torno mecânico horizontal;
- Torno mecânico vertical;
- Torno copiador;
- Torno automático;
- Torno CNC, entre outros.
Torno de bancada: composição e utilização
Uma dessas variações é o torno de bancada, equipamento construído à base de aço, quando utilizado para processos metalúrgicos, devido à alta resistência física que esse material apresenta, e de madeira ou metal, quando feito para utilização com madeira.
São classificados de acordo com o tamanho dos mordentes, em polegadas: pode ser, portanto, compreendido como 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10 ou 12.
Ele é composto por um mandril rotativo em uma de suas extremidades, acompanhado de um berço onde o material a ser trabalhado é encaixado.
Para trabalhar madeira ou metal, a peça é colocada num fuso, e rodada ao longo de um eixo horizontal através do trabalho do motor instalado dentro do torno.
Algumas ferramentas de torno serão empregadas em conjunto no material trabalhado, para modelar a sua superfície (por exemplo, lixas e ferramentas de corte), e podem contar com a utilização de suportes específicos ou simplesmente serem sustentados pelas mãos do operador.
É possível que alguns acessórios sejam acoplados a essa máquina-matriz, a fim de realizar a usinagem dos materiais de acordo com as necessidades dos projetos em questão.
É importante salientar que as ferramentas de torno precisam ser substituídas periodicamente, devido ao desgaste que as peças sofrem ao longo do processo de produção, e, para tanto, é recomendado que o usuário possua um kit de ferramentas de qualidade.
Entre essas ferramentas, há os equipamentos de corte, fabricados a partir de metais de alta resistência, para que possam atuar sobre matérias de dureza.
São classificados pelo material de sua constituição, bem como pelo ângulo de geometria de corte.
Quanto ao material, normalmente são feitos de aço carbono, aço rápido ou cerâmica. Essas duas variáveis irão determinar a precisão e a durabilidade dessas ferramentas de corte.
Sendo mais acessível que um torno fixo, o Torno de bancada usado por profissionais em oficinas particulares, artesãos de madeira ou de aço e pessoas que desejam realizar projetos de renovação de peças de metal, são uma opção intermediária aos usuários.
Isso porque são maiores que os tornos móveis, normalmente utilizados por profissionais iniciantes, porém, mais práticos e acessíveis que tornos fixos comumente usados no comércio. Podem ser, ainda, posicionados em bancadas comuns de trabalho.
O investimento em um torno de bancada usado é uma boa opção para quem pretende realizar trabalhos de remodelagem ou criação, a partir de metal ou madeira em oficinas pequenas e particulares, por exemplo.
O que são flanges forjados?
Os flanges são pequenos objetos metálicos utilizados para conectar partes de uma tubulação.
São instalados, normalmente, nas duas extremidades de tubos que fazem parte de sistemas de hidráulica por onde passam água, vapores e líquidos no geral.
Podem ser constituídos de alguns tipos de material, sendo que muitos são flanges forjados à base de aço.
Você sabe o que é o aço forjado?
O aço forjado é resultante de um processo em que este metal é submetido a altos índices de pressão e temperatura, depositado em moldes de acordo com os formatos desejados por seu produtor.
O material irá, portanto, passar por um processo de fusão, em seguida será remodelado e novamente solidificado.
A forma inicial dessas peças são lingotes, ou seja, uma quantidade de metal, normalmente em bloco, que sofrerá o processo de fusão para consequentemente ser transformado, por meio do forjamento ou da laminação, em outras peças de dimensões variadas.
A laminação pode ser feita a quente ou a frio, e consiste num procedimento onde o material passa entre dois rolos, modificando suas características plásticas
Em comparação ao aço fundido, o aço forjado possui um custo de fabricação elevado, o que é compensado pela resistência superior do seu material.
O flange forjado de aço é indicado para a condução de fluidos não corrosivos, ou seja, que não provocam a decomposição gradual do metal com o qual entram em contato.