Se as tubulações são responsáveis por levar o fluido de um ponto a outro as válvulas ficam encarregadas pelo controle de quantidade de fluidos que passa por meio dos periféricos.
Essas peças são responsáveis por impedir ou controlar a todo e qualquer fluido que passa por dentro das conexões, como gases, água, óleo, dentre outros resíduos.
O controle consiste em verificar a pressão, velocidade e até a temperatura do material que passa por dentro da conexão, a depender do modelo de válvula,
São usadas tanto em casas, apartamentos e, principalmente, em diversas aplicações do setor industrial. Por conta disso, abaixo, você acompanha os diferentes modelos de válvulas que existem no mercado.
Acompanhe o conteúdo deste artigo a partir do próximo tópico.
Válvulas de bloqueio
São aquelas que interrompem determinado fluxo. Geralmente, este tipo de válvula é empregado em filtro y aço carbono, justamente por causa de sua alta resistência e impermeabilidade. A válvula trabalha totalmente aberta ou fechada, nunca no meio termo.
Válvulas de regulagem
Combatem o fluxo e podem trabalhar de qualquer posição de fechamento. Este tipo de equipamento é regula o fluxo de abrir e fechar ou obstruir parcialmente as passagens de fluidos.
As válvulas são comumente instaladas no bombeamento a partir de um dispensador que inicia um jato.
Para ter uma ideia, sem as válvulas não haveria o controle de fluxo de tubo. Sem válvulas, não haveria controle de seu fluxo de tubo.
Válvulas de gaveta
A valvula gaveta é o tipo mais comum entre as válvulas presentes na indústria, pois são equipamentos que se abrem, surgindo como uma porta para o desvio de percurso do fluido.
Elas são projetadas para serem totalmente abertas ou fechadas, uma vez que também são usadas como válvulas de bloqueio, que isolam os sistemas tubulares.
Confira algumas vantagens do modelo:
- Amplitude de uso;
- Passagem livre para os fluidos;
- Excelente uso de estanque;
- Possibilita fluxos de ambos os sentidos.
Quando uma válvula de porta está aberta, não há qualquer obstrução no trajeto de escoamento, resultando pouquíssima perda de atrito.
As válvulas de porta são usadas quando um determinado fluxo linear de restrição de líquidos é desejado.
Estes podem ser controlados por um volante de diafragma ligado por ar, motor elétrico ou atuador de êmbolo.
Válvulas globo
São utilizadas para regular o fluxo de um gasoduto. Diferente das válvulas pneumáticas, este modelo pode ter as porás que funcionam por meio de linhas retas, ou pode ser apontado para um só ângulo.
O modelo ainda é usado para fluidos corrosivos e viscosos, como os encontrados na indústria química. O formato da peça é voltado para baixo, evitando o entupimento e danos por corrosão.
Válvulas de agulha
A válvula de agulha é essencialmente uma variação da válvula de globo, mencionada no último exemplo.
Esta é usada para o controle de fluidos finos, pois ela conta com um tampão afinado, em oposição ao disco de maior, no entanto, menos preciso que a válvula globo.
Sistema solenóide
A valvula solenoide é aplicada na alimentação de fluidos e sistemas hidráulicos e é comumente usada em radiadores automotivos.
Entretanto, a solenoide controla os cilindros, motores hidráulicos e válvulas industriais em diferentes situações. O aparelho realiza o controle de escoamento de líquidos e gases.
Válvulas de borboleta
A válvula de borboleta também é projetada para regular o fluxo, no entanto, com capacidade de controle limitada. A válvula pode ser usada em diferentes setores industriais, pois facilita a montagem de uma bolha estanque.
Equipamento de retenção
A válvula de retenção, também conhecida como válvulas de retenção VNR, permite que o fluido passe em uma única direção, com a finalidade de evitar o refluxo.
Existem diversos tipos de equipamentos que impedem o refluxo em válvulas de retenção. Existem também válvulas de retenção de esfera e válvulas de retenção de pistão, e ambas operam com uma quantidade mínima de pressão em cada fluxo de entrada.
O refluxo, por sua vez, não é forte o suficiente para levantar a esfera ou pistão de volta para a direção oposta.
Em contrapartida, o fluxo de uma válvula de verificação de oscilação leva por meio de uma parte articulada que só abre em uma única direção, garantindo o fluxo perfeito do fluido.
Válvula de escape
A válvula de alívio, também conhecida como a válvula de segurança, é uma válvula presente na indústria e em motores automotivos, como é o caso da valvula termostatica.
Ambas possuem funções de segurança nos periféricos, para definir um limite à quantidade de pressão em um determinado sistema.
O modelo é estritamente usado para a prevenção ao excesso de pressão, garantindo menos danos ao sistema.