Luz elétrica, aparelhos eletrônicos, internet… Estes e outros aparatos muito usados na atualidade dependem de material elétrico.
Apesar disso, este fenômeno da natureza é conhecida pelo homem há mais tempo do que se imagina: foi o filósofo da Grécia antiga Thales de Mileto que fez o primeiro experimento relacionado a ela.
A tecnologia foi evoluindo até que, em 1879, o americano Thomas Edison inventou a lâmpada, fazendo com que a eletricidade assumisse o papel vital na vida em sociedade que tem hoje.
Apesar da importância deste objeto, ele não seria nada sem outro item: os cabos elétricos.
Qual a importância dos cabos elétricos?
Os cabos são as veias de qualquer sistema elétrico. A energia viaja através deles, saindo de distribuidores e chegando a comércios e residências.
Entretanto, eles também são vitais em circuitos menores, como os de eletrodomésticos.
Quando um item é colocado na tomada, são eles que distribuem a energia a todas as peças, fazendo com que elas funcionem.
Fios x Cabos
A maioria das pessoas sabe que os fios também são parte de sistemas elétricos. Há, inclusive, quem ache que estes nomes se referem ao mesmo objeto. Isso, porém, não é verdade.
Na realidade, um cabo nada mais é do que um agrupamento de fios, que cumprem seu papel de levar a energia de um ponto a outro.
Esta configuração torna o transporte mais rápido e eficaz, melhorando o funcionamento de eletrônicos.
Normalmente, os fios usados são de cobre, devido ao à sua propriedade de excelente condutibilidade elétrica.
É o caso, por exemplo, de um cabo de rede. Dentro dele há vários fios de cobre, que transmitem impulsos elétricos para tornar um aparelho, como um computador, conectado à internet.
Tipos de cabos
Do mesmo modo, é preciso saber que existem diversos tipos de cabos, sendo que cada um deles é apropriado para um fim diferente.
Confira alguns dos modelos usados no mercado:
1.Cabo de rede
Atualmente, praticamente todas as residências e estabelecimentos comerciais contam com internet sem fio: o WiFi.
Porém, nem sempre foi assim. Antes deste tipo de conexão surgir, os gadgets eram conectados à rede por meio de fios.
O cabo de rede nexans cat5e era um dos modelos que exercia este papel.
Por incrível que pareça, esta conexão ainda é a mais usada em algumas circunstâncias.
Quando há apenas um computador desktop conectado à internet, por exemplo, o cabo pode ser útil.
Do mesmo modo, regiões nas quais a qualidade do sinal é mais fraca também podem se beneficiar deste tipo de conexão.
2. Cabo multipolar
Algumas redes demandam maior flexibilidade devido às características dos locais onde serão montadas, mas sem abrir mão da segurança.
Nestes casos, o cabo multipolar é a melhor opção. Trata-se de um conector mais versátil, pois agrupa diversos condutores em uma única unidade, sendo que, normalmente, cada condutor tem o seu cabo.
Para evitar erros e facilitar a manutenção, cada um deles é identificado com uma cor específica.
Por conta disso, ele é muito usado na construção civil, para a montagem de redes para distribuição de energia elétrica em edifícios residenciais, indústrias, galpões, comércios, entre outros.
3. Cabo blindado
O cabo blindado foi projetado para ser o mais resistente possível, de modo a preservar a integridade dos fios de cobre em seu interior até mesmo nas condições mais extremas.
Sua “blindagem” costuma ser feita com fita de poliéster aluminizada, que lhe confere isolamento eletrostático.
Suas características fazem com que este tipo de cabo seja usado em situações como:
- Instrumentos eletrônicos;
- Equipamentos de sinalização;
- Motores;
- Sistemas de comunicação.
Vale ressaltar que a blindagem não protege o circuito como um todo, apenas reduz as chances de interferência eletrostática.
4. Cabo PP
O cabo pp Ele possui este nome pois conta com duas camadas de revestimento em um polímero plástico chamado PVC, uma dentro da outra.
Reunindo flexibilidade e resistência, é muito usado no interior de eletrodomésticos e instrumentos de reparo, tais como aspiradores de pó e furadeiras, ou, até mesmo, na parte elétrica de automóveis.
5. Como escolher o melhor cabo elétrico?
Profissionais da área de engenharia são os mais indicados para definir qual é o melhor tipo de cabo para cada situação.
Eles sabem como funciona a distribuição de impulsos elétricos, e são treinados para torná-la a mais eficiente possível nas mais diversas condições.
Do mesmo modo, vale ressaltar que instalações elétricas precárias podem causar acidentes. Portanto, é imprescindível contar com a assessoria de um profissional.