Bonito, resistente e higiênico, o aço inox se tornou um dos materiais mais usados em diversos segmentos econômicos. Enquanto em linhas de produção ele faz com que os equipamentos sejam mais duráveis, em cozinhas industriais ele age dificultando o acúmulo de bactérias, e, consequentemente, reduzindo as chances de contaminação nos alimentos.
Isso acontece por conta de sua composição diferenciada, que envolve elementos como:
- Ferro;
- Cromo (ao menos 10,5%);
- Manganês;
- Níquel.
Apesar disso, nem todas as pessoas conhecem todas as potencialidades oferecidas por essa liga metálica: de fato, há vários produtos confeccionados a partir dele na atualidade.
Se você quer aprender mais a respeito disso, continue lendo e confira alguns objetos feitos a partir dessa matéria-prima, bem como as vantagens oferecidas por eles.
Tubos e conexões
Das linhas de produção aos canteiros de obras, tubos e conexões são objetos usados em diversos segmentos econômicos.
Enquanto que em fábricas eles costumam ser usados para fazer o transporte de fluidos líquidos e gasosos, na construção eles também podem assumir a função de componentes estruturais de edifícios, fazendo com que sua segurança e estabilidade melhorem.
Por mais que a versatilidade seja uma característica de todos os modelos desse objeto, o tubo de aço inox apresenta alguns diferenciais frente aos demais, devido às suas particularidades.
Ele é, por exemplo, o mais indicado no caso de indústrias que têm de manter um grau elevado de higiene, como a alimentícia e a farmacêutica.
Isso ocorre porque sua superfície é lisa e livre de ranhuras, fazendo com que os microrganismos tenham dificuldades para se proliferar em sua superfície.
Da mesma forma, as conexões inox também oferecem alguns diferenciais importantes frente àquelas feitas com outros metais.
Um deles é o fato de que o aço inoxidável resiste sem maiores problemas a variações bruscas de temperatura, tanto para mais quanto para menos.
Assim, caso haja a necessidade de conectar tubos que transportarão tanto fluidos quentes quanto frios, ele é, de longe, a melhor opção.
Chapas
Chapas metálicas são, de modo geral, um item muito versátil e usado nos mais diversos segmentos econômicos.
Na construção civil, por exemplo, elas podem ser manipuladas para que assumam outros formatos e, assim, deem origem a outros objetos, como tubos.
Apesar disso, é preciso ter em mente que cada metal tem características muito particulares, que devem ser analisadas na hora de definir qual matéria prima será usada em determinado projeto.
A chapa de inox, por exemplo, se destaca por ser de fácil manipulação e, assim, mais fácil de ser convertida em outros objetos.
Além disso, como sua superfície lisa melhora o padrão de higiene do objeto, ela é indicada para confeccionar objetos de cozinha, como chapas para churrasqueiras.
Cubas
Em cozinhas industriais, como as de bares e restaurantes, a higiene deve ser uma preocupação primordial de todos os profissionais que atuam no ambiente.
Isso porque um pequeno erro, por mais discreto que pareça, pode criar a oportunidade para a contaminação dos pratos servidos ao público, o que, por sua vez, pode gerar sérios problemas de saúde.
De modo a evitar tais incidentes, as autoridades sanitárias estabelecem que praticamente todos os objetos nelas usados devem ser confeccionados a base de aço inoxidável.
Isso vale para os mais variados itens, desde utensílios como panelas e colheres até uma cuba de inox para a pia.
Deste modo, as chances de contaminação caem drasticamente, deixando o público mais seguro quanto aquilo que é servido pelo estabelecimento.
Luvas
Em diversas áreas, profissionais precisam realizar atividades de risco em seu cotidiano de trabalho.
Na indústria, por exemplo, entram nesse rol a manipulação de químicos corrosivos, o trabalho confinado, as atividades em altura, entre outras.
Para minimizar os riscos que elas causam sobre a integridade dos funcionários, a legislação trabalhista afirma que o estabelecimento deve fornecer uma série de equipamentos de proteção individual (EPIs) para a sua equipe.
Por mais que esse fato já seja conhecido por boa parte da população, nem todos sabem que um desses objetos é feito à base de aço inoxidável.
Trata-se da luva de aço inox: como o seu próprio nome diz, sua matéria prima principal são fibras que, por sua vez, são confeccionadas a partir dessa liga metálica.
Assim, elas servem como elemento protetor em caso de acidentes envolvendo materiais cortantes pouco potentes, como facas e canivetes – no caso de objetos mais contundentes, será necessário contar com proteção extra.