Os geradores são imprescindíveis em um ambiente industrial, pois fornecem energia elétrica em caso de apagões ou queda de energia.
Há situações também em que eles são usados quando as condições de iluminação são baixas.
Por isso, devido à sua importância na indústria, é preciso contratar uma empresa de manutenção de geradores para que constantemente esse serviço seja realizado, de modo a não deixar que eles falhem e, consequentemente, atrapalhem o funcionamento da indústria quando faltar energia elétrica.
O gerador é considerado um equipamento mais complexo. Por esse motivo, um profissional experiente e capacitado é o mais indicado para operá-lo.
Apesar de um gerador possuir poucas partes móveis, seus componentes são sensíveis e precisam de cuidados especiais. Alguns tipos de máquinas necessitam de manutenção diária.
Já outros tipos de máquinas precisam de manutenção apenas depois de mais de 250 horas de uso. Cabe ao profissional responsável pela manutenção estabelecer qual é o intervalo de tempo necessário para realizar aquele serviço novamente.
Para isso, ele vai levar em consideração a capacidade de produção e de armazenamento de energia, além de seguir todas as regras que são estabelecidas pelo fabricante.
Isso assegura que o dono do gerador não perca a sua garantia devido a uma manutenção mal executada. Um inversor tem a função de converter corrente contínua em corrente alternada.
Os principais problemas apresentados por geradores que não possuem a manutenção em dia são:
- Mancais excêntricos;
- Rotor não centrado no interior do estator;
- Barras da gaiola trincadas ou quebradas;
- Ventoinhas quebradas ou defeituosas;
- Falhas no material isolante;
- Prejudicar o fornecimento de energia para o maquinário.
Quando os mancais não são operados de maneira correta, eles podem se deslocar. Além disso, se o rotor não estiver corretamente posicionado, ele pode sofrer desgaste, principalmente devido ao aquecimento entre as dilatações das duas partes dele, por causa da corrente rotórica do motor.
As ventoinhas servem para regular a temperatura do gerador. Por isso, é de suma importância que a manutenção dessas peças esteja sempre em dia.
O gerador não deve ser armazenado em locais úmidos, com material corrosivo, com poeira, etc. É importante tomar os devidos cuidados para que o equipamento tenha sua vida útil maior.
Para que serve o espectrofotômetro e a fonte chaveada
A calibração espectrofotômetro precisa ser realizada periodicamente para garantir o bom funcionamento do aparelho. O espectrofotômetro é um aparelho muito usado em laboratórios, com o papel de fazer a medição da temperatura e fazer a comparação da quantidade de luz que é absorvida por uma determinada solução.
Em outras palavras, serve para medir a concentração de substâncias que fazem a absorção da luz em um solvente. A fonte chaveada é uma espécie de fonte de alimentação eletrônica que faz a incorporação de um controlador chaveado.
Esse controlador é responsável por comutar a corrente, fazendo com aconteça o ligamento e desligamento de forma rápida, o que mantém a tensão de saída estável.
Eles servem para substituir os reguladores lineares menos complexos, principalmente quando há a necessidade de aumentar a eficiência e, em contrapartida, ter um aparelho com tamanho menor e mais leve.
Menor tamanho e maior leveza são requeridos, porém, eles são equipamentos mais caros e podem causar ruídos se não forem ajustados corretamente.
Para que serve um transformador
Um transformador tem a função de modificar tensão elétrica, elevando ou abaixando até determinada tensão. Essa alteração de tensão elétrica é feita por meio de um campo magnético que é variável e surge a partir de uma bobina secundária induzida.
O transformador abaixador funciona quando abaixa a tensão, ou seja, a tensão do primário é reduzida e fica disponível no secundário.
No caso, por exemplo, quando a tensão de entrada de 440v sofre queda 380v, isso foi feito por um transformador abaixador. Dessa forma, obrigatoriamente a tensão do secundário é inferior a do primário. Isso pode ser retratado pelo número de espiras que deve ser maior no primário.
Quando a corrente elétrica se estende a grandes distâncias, é preciso aumentar sua tensão, o que acaba reduzindo a corrente elétrica, fazendo com que as perdas sejam menores. Sendo assim, quando as correntes elétricas chegam às cidades, elas precisam aumentar.
Nesse caso, o transformador abaixador diminui a tensão, aumentando a corrente elétrica e fazendo com que a energia chegue na quantidade certa nas residências. Para confirmar a quantidade, basta aferir a rede elétrica.