As fábricas e indústrias lidam diariamente com uma grande variedade de procedimentos hidráulicos que possibilitam as operações internas e facilitam os ciclos de montagem e de produção, de modo a otimizar e gerar mais rentabilidade.
Por isso, é importante contar com uma boa conexão em cada ponto de ligamento entre os dispositivos hidráulicos, sem falar na utilização de peças de qualidade atestada e garantida, pois isso vai interferir diretamente na qualidade como um todo.
No artigo que você acompanha em seguida, fique por dentro de alguns itens que são essenciais quando estamos falando da instalação hidráulica industrial e como eles podem contribuir para os diferente segmentos do setor.
Válvulas esfera bipartidas
A Valvula esfera bipartida possui em sua constituição um corpo e uma tampa, sendo usada, principalmente, para bloquear o fluxo e altamente recomendada para condições de uso mais severas.
Uma das suas principais vantagens é que essa válvula tem a capacidade de reduzir o alto torque de operação e, com isso, evita danos que podem ser causados à sua sede.
Além disso, as válvulas esfera bipartidas contam com haste à prova de expulsão e com trava para a utilização de cadeados. Seu nome, por sua vez, deve-se ao fato de que seu obturador, presente na parte interna da válvula, possui o formato de uma esfera. É através dessa esfera que a passagem do fluxo é liberada ou não, pois ela altera seu posicionamento de acordo com as demandas.
As tubulações de vapor e os fluidos inflamáveis precisam contar diariamente com os benefícios do elevado desempenho desse tipo de válvula, já que ela consegue fornecer a máxima vedação, mesmo ao lidar com temperaturas mais elevadas. Vale lembrar que ela deve ser fabricada conforme o fluido com o qual irá trabalhar.
Sendo assim, podemos encontrá-la em diferentes materiais de composição, tais como:
- Latão;
- Polipropileno;
- Aço carbono;
- Aço inox;
- Bronze.
É fundamental sempre verificar os materiais antes de instalar e utilizar as válvulas, comprovando sua eficiência para garantir que não ocorram acidentes e prejuízos que podem ser causados por negligência com a manutenção, a limpeza ou mesmo por conta de um desempenho insatisfatório do produto utilizado.
Válvulas guilhotina
Já a Válvula guilhotina, que também é muito empregada para controlar e bloquear fluidos, é destinada aos materiais que possuem partículas em suspensão, sendo alguns deles:
- Água bruta;
- Lama;
- Pastas;
- Granulados;
- Pós.
Seu uso é muito importante para uma série de aplicações industriais que dependem diretamente do seu desempenho para a realização de procedimentos diversos.
Com um mecanismo muito semelhante ao funcionamento de uma guilhotina, motivo pelo qual a válvula recebe esse nome, é possível controlar o fluxo do fluido por meio de lâmina de aço inox que possui movimentação perpendicular com relação ao material.
Com relação ao seu acionamento, esse tipo de válvula pode ser manual, pneumática ou mesmo hidráulica, o que vai variar de acordo com as demandas operacionais e os objetivos de cada aplicação.
Válvulas solenoides
Com grande margem de utilização e aproveitamento, sendo ideal para os variados segmentos do setor industrial, a valvula solenoide é de extrema importância por seu desempenho eletromecânico controlado. Dessa forma, podemos apontar duas de suas partes principais, que são o seu corpo e a bobina.
A bobina é constituída de um fio que fica enrolado ao redor de um cilindro. Ao receber uma corrente elétrica, esse fio aciona uma força no centro da bobina, o que aciona, por sua vez, o êmbolo da válvula. Com isso, temos um sistema eficaz e seguro de abertura e fechamento.
Esse tipo de válvula pode ser diferenciado de acordo com sua atuação, que pode ser direta ou indireta. Além disso, existem distintos modelos, tais como os de duas vias, o de três vias e até mesmo o de quatro e de cinco vias.
Filtragem
O Filtro cartucho é um item fundamental para gerar mais precisão, segurança e praticidade no cotidiano hidráulico das indústrias de diversos segmentos.
Isso porque esse dispositivo cilíndrico que conta com uma série de poros permeáveis são utilizados nos chamados vasos de pressão e separam sólidos de líquidos conforme as demandas de cada atividade.
O mais importante é contar sempre com itens que possam fornecer o melhor desempenho e garantir operações cada vez mais seguras e ágeis.
Do filtro de ar ao uso das conexões e válvulas no cotidiano industrial, é necessário também se atentar aos serviços de manutenção e garantir os reparos especializados.