Utilidades do aço inox para o dia a dia

O aço é uma liga metálica composta basicamente por ferro, que por sua vez, pode ser aplicado na composição e na fabricação de outros tipos de ligas com diferentes propriedades que são utilizadas de acordo com a necessidade.

Como exemplo, o aço inoxidável, que é composto de 74% de aço comum, 18% de Cr (cromo) e 8% de Ni (níquel).

Como o próprio nome indica, o aço inoxidável não sofre corrosão facilmente, como ocorre com o ferro, por exemplo.

Isso acontece por causa da presença de 18% do Cr (cromo) em sua constituição.

Este material possibilita que o metal reaja com o oxigênio do ar e, ao formar uma fina e invisível camada de óxido de Cr (cromo), dificulta que o ferro sofra corrosão.

É, portanto, responsável pela não formação de ferrugem nas superfícies metálicas (tornando-o, então, altamente impermeável).

A aplicação do níquel ao aço inox, oferece ductilidade, ou seja, permite que seja trabalhado em sua superfície, além de resistência a altas temperaturas e soldabilidade.

Utilização do aço inoxidável

O aço inoxidável, bem qual como o conhecemos, também é denominado de aço inox.

Existem vários tipos desse aço e cada um é determinado para o uso específico. Ele é encontrado em diversos equipamentos e apresenta uma série de funções, como por exemplo:

  • Instalações hospitalares;
  • Segmentos de cutelaria (talheres, panelas, baixelas);
  • Equipamentos sanitários, pias e móveis;
  • Revestimentos de elevadores;
  • Corrimões de escada;
  • Eletrodomésticos (fogão, geladeira, micro-ondas);
  • Peças para automóveis;
  • Equipamentos náuticos;
  • Construção civil.

A chapa de aço inox, por exemplo, é desenvolvida para ser aplicada, geralmente, nos setores da indústria, especificamente nos segmentos da construção civil, da área farmacêutica e química.

Nas construções e edificações são utilizadas para coberturas, acabamentos e revestimentos desses projetos arquitetônicos.

Suas aplicações são explicadas por suas características: de serem resistentes à corrosão e oxidação, ameniza impactos, alta durabilidade e resistência às mudanças climáticas.

Essas características do material garantem que a estrutura não seja comprometida. Nas áreas farmacêutica e química é muita utilizada por ser um material antioxidante, ou seja, que evita a contaminação.

Portanto são aplicadas em ambientes de confecção de equipamentos médicos e em bandejas para revisão de medicamentos e capelas para manipulação de produtos farmacêuticos e químicos.

O corrimão em aço inox é um importante item para auxiliar na movimentação dos locais, contribuindo com segurança e ainda ajuda pessoas com dificuldades de locomoção.

De modo geral, consiste em um apoio para o corpo no formato de uma barra de superfície lisa e arredondada fixada nas laterais de algumas estruturas.

Nas paredes e em corredores auxiliam no deslocamento (passagens); emChapa escadas, funcionam como apoio e segurança; e em rampas, atuam auxiliando quem caminha e evita acidentes.

É uma ferramenta que deve estar alinhada às normas técnicas da NBR 9077 e que precisa apresentar uma ergonomia a fim de contribuir com a praticidade.

O corrimão deve ser contínuo por toda a sua extensão, inclusive nos patamares de escadas e rampas, e livre de quaisquer obstruções.

Assim, oferece resistência à cargas pesadas em qualquer ponto da sua extensão e apresentar um formato confortável e fácil de ser agarrado, sem arestas vivas que possam machucar ou não garantir o equilíbrio adequado a essa ferramenta.

Utilização do aço na indústria alimentícia

As chapas também podem confeccionar mesas de aço inox para cozinhas industriais, açougue, lanchonete, padaria e estabelecimentos que o alto nível de higiene é exigido, principalmente por normas técnicas.

A mesa de aço inox é uma ferramenta que garante a qualidade na manipulação de alimentos por ser fabricada em um material que não transmite substâncias tóxicas, odores e gosto.

No mercado, há muito modelos dessa mesa em aço inoxidável, geralmente são fabricadas com a espessura de 1mm – ou mais grosso dependendo da especificidade.

Há modelos com ou sem prateleira inferior, podem ter um espelho traseiro que previne o derramamento de líquidos e evita o contato do alimento com outros objetos.

Além disso, possuem rodas (com travas de segurança) para facilitar o deslocamento dentro do estabelecimento e podem apresentar lavatórios acoplados na lateral da mesa.

As características do aço inox são atribuídas a essas mesas que apresentam:

  • Alta resistência a corrosão, ao frio ou ao calor intenso e a oxidação;
  • Possibilidade de limpeza frequente e desinfecção;
  • Superfície lisa que impede a penetração de sujeira, microrganismos e a contaminação dos alimentos;
  • Alta resistência a objetos pesados ou esforços físicos;
  • Conformidade com a vigilância sanitária.

redator Autor