Confira as usabilidades da borracha

Elemento essencial para as indústrias e também para a fabricação de muitos dos utensílios diários com os quais lidamos na vida, a borracha é um material cada vez mais requisitado.

Por isso, houve a necessidade, por exemplo, de se criar uma borracha sintética, como Borracha de silicone, para a produção dar conta da demanda existente hoje no mundo.

Há muito tempo, esse material não é produzido apenas na Amazônia, como muitos acreditam, pois a Revolução Industrial proporcionou que se criassem novas formas de se chegar a ele.

A chamada borracha natural, também conhecida como látex, é aplicada em Anel de vedação de muitos equipamentos e pode ser também a matéria-prima de materiais como próteses e luvas cirúrgicas.

Mas existe ainda, a borracha sintética, que possui diversas usabilidades, dentre elas em:

  • Artigos de decoração;
  • Construção civil;
  • Artesanato;
  • Equipamentos odontológicos.

Alta resistência e rentabilidade

Por apresentar resistência mecânica elevada, muitos tipos de mistura química podem ser feitas com a borracha, de modo que o material adquira dureza, flexibilidade e maleabilidade.

Isso economiza em termos de matéria-prima e possibilita que mais peças possam ser construídas a partir de um mesmo sistema e de um mesmo material.

Pode-se misturar outros elementos ao látex para que ele chegue ao uso solicitado.

Na produção de pneus para automóveis, por exemplo, assim como de alguns equipamentos mais pesados, adiciona-se um pó preto à borracha natural, gerando espessura e estabilidade suficientes para que ele possa ser utilizado com eficácia.

Muitas formas de usar: silicone

Borracha de silicone para moldes, por exemplo, é feita sinteticamente a partir do silicone. Você certamente encontrará esse produto em lojas que vendem fibras e resinas e pode adquiri-lo a quilo.

Assim, você obtém ainda o catalisador em forma de pasta.

Ao misturar o silicone com o seu devido catalisador, executa-se o processo químico chamado RTV – Room Temperature Vulcanizing.

Esse processo tem duas fases: a de “tempo em gel” (quando o silicone fica gelatinoso) e a de “tempo de cura” (quando o material endurece totalmente). Entre essas etapas são necessárias de 15 a 24 horas.

Vedando máquinas e equipamentos com qualidade

Por todas as características já comentadas da borracha, ela é muito utilizada na indústria para vedar máquinas, por exemplo.

Nesse caso, faz-se uso de uma borracha mais esponjosa, que também pode ser aplicada no acabamento de portas, janelas, etc.

Se você está se perguntando anel de vedação para que serve, saiba que ele é capaz, justamente, de amortecer os impactos aos quais os objetos estão suscetíveis, principalmente os maiores.

Seus cordões possuem formatos redondos, quadriculares e retangulares, e também podem variar de cor e tamanho, da forma que são fornecidos de acordo com a necessidade do cliente.

Borracha de silicone azul: tornando o forte imbatível

Misturado ao silicone, esse material adquire ainda maior durabilidade, sem ser tóxico, sem possuir cheiro e muito mais resistente à radiação e às demais interferências do ambiente.

Uma de suas formas mais conhecidas é de borracha de silicone azul para moldes, por apresentar grande estabilidade e durabilidade, além de ser macia.

É um elastômero bi-componente, vulcanizável à temperatura ambiente e que pode gerar um produto suficientemente elástico e, na mesma medida, resistente.

Você também pode optar por borracha de silicone líquido. Além disso, algumas das principais vantagens de utilizar a borracha de silicone azul são:

  • Dispensa o uso de desmoldantes;
  • Possui baixa retração linear;
  • Apresenta boa fluidez;
  • Dura mais tempo.

Onde esse material é utilizado?

A borracha está muito mais presente no nosso cotidiano do que imaginamos. Ela tem várias funções, desde moldagem de artigos de decoração até nos processos de restauração feitos na construção civil.

Outras de suas aplicações são em:

  • Moldagem de esculturas;
  • Pré-fabricação de elementos decorativos;
  • Reposição de peças em poliéster e acrílico;
  • Produção de moldes industriais;
  • Composição de figuras em Biscuit;
  • Peças de gesso;
  • Equipamentos odontológicos;
  • Moldagem de elementos da mobília.

Afinal, a borracha sintética é um ótimo recurso por conta da flexibilidade de sua aplicação.

Sendo assim, ela se torna adequada para diversas funções e impede com a eficiência necessária a troca de fluidos, seja na vedação de líquidos ou de essências gasosas.

Como no caso do anel de vedação, onde a borracha é prensada contra o objeto e ocupa os espaços vazios, ela pode se comportar de variadas maneiras para que seu uso seja rentável e muito eficiente.

redator Autor