Os cabos estão presentes ao nosso redor em todos os lugares. Por definição, os cabos são conjuntos de fios que servem para ligar coisas. Eles podem ser usados apenas para prender e segurar, como cordas e cabos de aço, ou podem servir para transmissão de dados.
Os cabos possuem diversos formatos, tamanhos e funções. Podem ser feitos de vários tipos de materiais, e, quase sempre, possuem várias camadas.
Estão sempre associados a um respectivo conector, que serve para fazer a ligação na fonte ou aparelho. Eis alguns tipos mais comuns de cabos para transmissão de dados:
- Cabos de energia;
- Cabos de telefone;
- Cabo coaxial;
- Cabo serial;
- Cabo de fibra óptica;
- Cabo USB.
Cabos e conectores podem ser usados em diversas funções
Vamos falar um pouco sobre alguns tipos de cabos que podem ser encontrados em nosso dia a dia.
1. Cabo de energia
São os cabos usados na transmissão de energia elétrica aos equipamentos que usamos no cotidiano. Os cabos de energia podem ser fabricados em diversas espessuras, sendo que cada espessura tem uma capacidade de rede associada.
Geralmente, esses cabos são formados por um interior metálico condutor, e uma ou mais camadas isolantes para proteger.
As camadas isolantes são naturalmente impermeáveis, e, em geral, são bem resistentes e não devem descascar sozinhas, mas podem ser facilmente removidas com o equipamento certo.
Na maioria dos cabos de energia, o miolo metálico é feito de cobre, que apesar de não ser o metal com melhores capacidades de conduzir energia, é um dos mais baratos, tornando-se assim o mais usado.
Os cabos de energia usam os conectores que estamos habituados a ver, dependendo da região as tomadas podem variar, mas costumam ser parecidas.
2. Cabos de telefone
Parecidos com os cabos de energia, porém não tem função de transmitir pulsos de corrente (quando analógicos). Usam um conector RJ11, que a maioria das pessoas já conhece. Em geral, é um cabo flexível e fino.
3. Cabo coaxial
Esse cabo é um pouco diferente. Sua função é a transmissão de dados mais complexos. Ele é muito utilizado por companhias de internet e televisão.
O cabo é formado (de dentro para fora), por um miolo metálico, uma camada isolante, uma malha, contra interferências externas, e outra camada isolante e impermeável para proteger das intempéries.
O grande diferencial desse modelo é a malha contra interferências. Na atmosfera, circulam muitos tipos de ondas eletromagnéticas, como as ondas de rádio, satélite, de telefonia, televisão etc.
Essas ondas são captadas por antenas, porém, quando chegam ao metal das antenas, elas chegam todas juntas, e a antena repassa só aqueles sinais específicos para os quais foi projetada.
Do mesmo jeito que o metal das antenas capta essas múltiplas ondas, o metal dos cabos também pode captar essas ondas, o que, consequentemente, atrapalharia o sinal.
Por isso, esse tipo de cabo possui uma malha metálica para barrar as ondas de interferência. Em sistemas longos, pode ser usado também um conector profibus, que tem por finalidade, também, diminuir a interferência.
3. Cabos de comunicação
São cabos como o USB, Plc, serial e outros presentes em vários equipamentos eletrônicos. Eles servem para transmissão de dados em equipamentos eletrônicos, principalmente computadores.
Os cabos de comunicação podem vir em vários formatos, e seus conectores mudam conforme o tempo, alguns são exclusivos de algumas empresas, porém, a maioria é padronizada para facilitar.
Um conector desse tipo, muito usado, é o conector db9 fêmea, que pode ser achado em computadores e outros tipos de equipamentos eletrônicos.
4. Cabo de comando
Pode ser encomendado para uma finalidade específica. Os cabos de comando são feitos de vários fios, que podem ser coloridos ou não. Eles podem ter armadura contra intempéries e interferências, e sua espessura varia de acordo com o uso.
Pode ser usado para uma gama imensa de aparelhos, desde portões até maquinários industriais. O cabo de comando é amplamente usado na indústria.
Cabos podem ter uso mecânico também
Os cabos mecânicos são usados em carros, motos, bicicletas, e em outros tipos de máquinas. Eles servem para ligar freios, sistemas de transmissão, acelerador, etc. Geralmente, são feitos de metal resistente como o aço, já que são feitos para serem tracionados.
Um bom exemplo são os usados na aceleração da maioria dos carros, onde se pisa em um pedal, que puxa um cabo, que é ligado a uma espécie de válvula no motor, que aumenta a rotação.
Ou então, o cabo de freio de bicicletas, conhecido pela maioria das pessoas, que aperta as pastilhas ou o disco contra as rodas.