Um dos setores mais importantes da indústria é o de tubos e conexões. Isso se deve, especialmente, ao fato de que este nicho abrange todos os demais, uma vez que compõe uma parte essencial nos vários maquinários e sistemas existentes.
Feitos em vários tipos de materiais e com uma variedade enorme de especificações técnicas, tais conectores lidam – sobretudo – com líquidos e gases voltados para a fabricação industrial ou oriundos dela.
O mais importante nesse setor é, justamente, a precisão técnica. Uma instalação precisa levar todos os detalhes em conta, até que seja desenhada a peça perfeita, baseada nos seguintes fatores:
- A matéria-prima necessária;
- As medidas e dimensões corretas;
- Os vários tipos de conexão;
- A necessidade de válvulas;
- Os acessórios indispensáveis, etc.
A importância da precisão
Muitas vezes, a falta de um simples anel de vedação pode fazer a peça conectora não funcionar. Mais ainda, uma vez que o sistema inteiro é interligado e depende da solução, todo ele pode vir a falhar e causar grandes transtornos, alguns que podem colocar em risco a produtividade ou mesmo a segurança dos funcionários.
Como é sabido, esse tipo de anel é feito para evitar vazamentos. O que nem sempre é levado em conta é que seu funcionamento, apesar de simples, é bastante técnico. Ele é instalado entre as ranhuras do próprio sistema e, ao ser pressionado pelo próprio líquido da tubulação, cumpre o seu papel.
Logo, se os cálculos da pressão exercida não forem bem feitos, tudo estará comprometido.
Sua importância é tão grande que, atualmente, uma das pesquisas mais comuns da área diz respeito a anel oring preço e demais condições.
Oring ou o’ring é outro nome para esse dispositivo, o mais comum do ramo, quer no Brasil, quer nas indústrias internacionais.
O uso do silicone: flexibilidade
Outro exemplo clássico da importância da precisão técnica nessa área é o da borracha de silicone, geralmente aplicada em mangueiras.
Também conhecidas como mangueiras industriais, elas têm a função de conectar dois pontos de um sistema de comunicação físico-química.
Ao contrário das mangueiras comuns de uso doméstico, estas são uma parte fixa do sistema e não transportam apenas líquidos, mas também gases e até algumas substâncias mais sólidas. Em alguns casos, elas substituem mesmo uma tubulação, com a vantagem de serem flexíveis.
Como dito, se os cálculos devidos não forem feitos, o resultado pode ser não apenas prejudicial, como também colocar em risco a integridade física do equipamento e até dos operários que lidam com ele diariamente.
Neste tocante, os pontos mais importantes a serem levados em conta são:
- O tipo de substância que será transportada;
- A pressão exercida constantemente por ela;
- O dimensionamento entre os pontos conectados;
- O material de fabricação da mangueira;
- Os vários conectores do sistema inteiro, etc.
Geralmente, esse material aparece na solução do tubo de silicone para vedação, o qual costuma atender a diversos segmentos industriais, especialmente por ser resistente a vários micro-organismos vivos, o que evita a proliferação de fungos.
Os setores mais comumente beneficiados por estas propriedades são:
- A indústria alimentícia;
- A indústria farmacêutica;
- A indústria médica em geral;
- A indústria odontológica;
- A indústria química, etc.
O transporte pneumático
Além da vedação e das vantagens do silicone, um dos aspectos mais importantes da área é o do transporte de gases.
Mais ainda do que nos outros casos, uma vez determinado o tipo de uso necessário, o aspecto mais fundamental das válvulas pneumáticas é, sem dúvida, o do dimensionamento adequado, pois neste caso o vazamento é mais fácil de ocorrer.
O dimensionamento adequado é essencial para uma seleção de montagem ou instalação bem-sucedida, já que sem ele as peças superdimensionadas ou subdimensionadas (efeito que ocorre na rotina industrial), serão completamente incompatíveis, a conexão ficará mal feita e tornará impossível a vedação.
O primeiro passo para o dimensionamento adequado é selecionar o sistema de medição apropriado para compatibilidade com o equipamento ou conjunto a ser montado. Naturalmente, somente um técnico da área pode fazê-lo.
O dimensionamento de um encaixe pneumático é definido pelo tamanho dos vasos/plugues aos quais ele se conectará.
Geralmente, os tubos, mangueiras, flanges e conexões em geral são dimensionados com base no diâmetro interno e no diâmetro externo e as medidas podem ser feitas em polegadas ou milímetros.
As conexões pneumáticas geralmente são classificadas para determinadas faixas de temperatura e pressão com base no que foram projetadas para manipular. Fugir a essas especificações constitui o maior risco da área.