Bom, antes de especificamente de tratarmos sobre e tipos diversos do transformador, é mais do que necessário que elucidemos primeiramente o que de fato são transformadores, e como eles têm impacto direto em nossa vida cotidiana ou na realização de serviços industriais.
É necessário saber que eles também são chamados de transformadores de tensão, e o nome tem muito a ver com o seu funcionamento. Vejamos mais isso abaixo.
Basicamente, eles são dispositivos que aumentam ou então diminuem os valores de uma determinada corrente de tensão. Sua constituição se dá pela existência de um núcleo central e por duas bobinas que completam sua estrutura.
Este núcleo é formado por uma espécie de material altamente imantável, juntamente com as duas bobinas que são formadas por um número diverso de espiras, essas são isoladas eletricamente entre si, denominando-se de primárias e secundárias.
A de denominação primária, é aquela bobina que irá possuir o papel de receber a tensão da rede e, por consequência, a secundária é a bobina em que a tensão sai devidamente transformada, com um valor diferente.
A grande maioria dos equipamentos eletrônicos empregam tipos diferentes de transformadores, seja como elevador de tensão, ou mesmo fazendo o papel de Transformador abaixador.
Assim que a bobina é conectada junto a uma fonte de corrente alternada, designada como CA, um campo magnético é devidamente criado sobre as espiras, na bobina secundária, uma tensão logo é induzida.
As bobinas sendo eletricamente isoladas entre si, a passagem de energia se dá de uma maneira que é realizada de uma para outra exclusivamente, isso, de forma magnética.
A tensão existente na secundária de um determinado transformador é devidamente proporcional ao número de linhas magnéticas que existem e cortam essa bobina.
Por esse motivo, tanto o primário como o secundário de um transformador, se mostram sobre um núcleo de material ferromagnético.
Em seu funcionamento, o núcleo diminui a dispersão de determinado campo magnético, o que acarreta no corte do secundário pelo maior número de linhas possível, tendo assim um número bom de transferência energética entre os dois.
Se você está em busca da Venda de transformadores para adquirir um para o seu imóvel industrial ou para qualquer outra função, é importante que você possa ter o conhecimento necessário deles, como são compostos e quais as aplicações mais indicadas para cada um.
Devido a isso, abaixo você encontrará alguns dos tipos encontrados no mercado e como eles podem ser devidamente utilizados em diversos âmbitos.
Sabendo dos tipos diferentes, você pode optar pelo mais adequado, seja ele um transformador bivolt, monofásico ou quaisquer um deles. Continue a leitura e venha conhecer mais.
Transformador de corrente
O transformador de corrente, também chamado de TC, existe com a determinada finalidade de detectar ou medir a corrente elétrica que circula em alguns itens, como um cabo ou uma barra de alimentação.
Posterior a essa detecção, ele transforma em uma corrente de menor valor, para que essa possa ser transmitida a um instrumento de medição ou então a um circuito eletrônico.
O transformador de corrente é muito utilizado para diminuir a corrente elétrica da rede, para que possa alimentar dispositivos eletrônicos que não suportam níveis muito altos de corrente.
Transformador de potencial
O transformador de potencial, basicamente altera os valores de potência. Mas vale ressaltar, que essa alteração ocorre na verdade, nos valores de tensão que adentram na bobina primária.
A espira primária é aquela que:
- Recebe a tensão;
- Conduz uma corrente também primária;
- Gera uma variação em seu fluxo magnético interior;
- Induz uma tensão na mesma espira.
Não havendo um circuito fechado devidamente ligado à espira secundária, uma corrente do tipo induzida é então, definitivamente estabelecida.
Transformadores abaixadores
O transformador abaixador tem uma função muito específica em sua atuação, basicamente trata-se de abaixar a tensão e possibilitar que a corrente elétrica possa ser elevada no secundário, o que fornece uma energia mais adequada nas empresas e casas.
Nesse caso, a tensão do secundário deve ser menor que do primário. Em outras palavras, o número de espiras do secundário necessita ser menor que o número de espiras do primário.
Locação de transformadores
A Locação de transformadores é uma ótima opção para empresas e indústrias, acarretando numa diminuição de custos e oferecendo à elas uma ótima alternativa de serviço.
Contratando um serviço como esse, você tem a disposição um catálogo amplo de tipos de equipamento, podendo escolher o que mais se adequá para a sua aplicação em específico, tendo desde transformador 220 até os tipos mencionados aqui neste texto.