Tipos de válvulas no ramo industrial

As válvulas são itens que tendem a funcionar automaticamente, tendo como objetivo o alívio de pressão de fluidos compressíveis, como nos casos de gases e vapor, por meio de uma abertura instantânea.

Para o funcionamento correto do dispositivo, o fornecedor deve-se estar atento à qualidade do produto de acordo com as normas ABNT.

Segurança

Dentre tantas medidas de segurança, uma das mais adequadas é manter a monitoragem aos prazos de inspeção, sendo a calibração de valvulas de segurança um fator imprescindível para para a segurança de quem as manuseia e das instalações usadas em um estabelecimento.

O processo técnico da calibração é feito através da verificação de limpezas, relatórios, testes e remontagens indicando se as válvulas estão tendo o funcionamento esperado.

Dentre os maiores problemas causados pela calibração de válvula de segurança estão:

  • entupimento nas vias
  • problemas que necessitam de uma manutenção corretiva
  • corrosão agressiva
  • desgaste

Para que haja menos risco de haver algum problema como os citados acima, é importante que a inspeção seja feita periodicamente, através do aumento de frequência caso algum equipamento utilizado possua relatos de riscos operacionais, assim como a indicação para fluidos com alto poder de corrosão.

Válvula gaveta

válvula gaveta costuma ser muito utilizada no meio das linhas industriais, por ela sendo desenvolvida especialmente para ser usada completamente aberta ou completamente fechada.

Caso a valvula de gaveta seja utilizada de uma forma parcialmente aberta, é possível que ocorra uma grande perda de carga no sistema no qual ela está instalada.

Ocorrendo normalmente devido à forma de seu obturador, que possui um formato de cunha, e acaba impossibilitando a passagem adequada do fluido, o que acaba, por sua vez, gerando problemas de funcionalidade.

Entretanto, se trabalhada de maneira totalmente aberta, possibilitando a passagem adequada de fluido, a válvula gaveta pode vir a sofrer uma perda mínima de carga e sem causar grandes problemas ao funcionamento.

Seu nome é dado por conta do obturador, sendo conhecido somente como gaveta. Apesar de seu formato mais comum, de cunha, também pode obter faces paralelas que seguem o movimento da haste que o conecta.

Durante o fechamento ou abertura o obturador é deslizado. Suas duas sedes, que contam com o mesmo formato de gaveta, possuem diâmetros menores, tendo conexão com seu próprio corpo, ou até mesmo, no caso da maioria dos projetos, podem ser desenvolvidas em forma de duas peças diferentes.

Não sendo usinadas com o corpo no qual acabam sendo fixadas por pressão ou uma rosca, ou até mesmo uma pressão seguida de uma soldagem, em casos onde o procedimento atua em condições mais rígidas.

Devido o material utilizado, seu interior pode acabar se tornando um ponto alto de fusão, chegando a ultrapassar os 1100°C.

Nos casos onde isso ocorre, pede-se a instalação de válvulas de segurança contra incêndio para que não ocorra nenhum problema. Sua vedação é constituída de metal, o que acaba exigindo ajustes mais específicos entre a gaveta e sua sede.

Válvula direcional hidráulica

Esse tipo de válvula hidráulica é utilizada para orientar a direção do fluxo que o fluido em foco deve seguir.

É constituída através de passagens que podem ser conectadas e desconectadas de seu corpo à uma parte móvel. Essa parte móvel é denominada carretel, e são os modelos mais comuns utilizados em hidráulica industrial.

Sendo um produto inovador, possui parafusos de montagem e padrão com luz indicativa. Tem fácil instalação, com manutenção simples, de baixo custo e tem ótima vida útil.

Constituída de material altamente resistente, possui tratamento anti corrosão e oxidação, o que faz com que obtenha maior durabilidade.

Possuindo diversos modelos, a válvula direcional hidráulica de três vias, por exemplo, é usada para operar martelos e cilindros, enquanto a de 2/2 vias tem fluxo aberto em um canto e no outro extremo não há fluxo algum.

Sendo desenvolvida com alta tecnologia, qualquer um de seu modelo oferece total desempenho e eficiência.

Tendo como principal vantagem seu custo-benefício, é produzida em planta moderna e em centros de usinagem computadorizados sob rígidas normas técnicas de segurança, sendo muito bem testados antes de serem liberados para venda.

Seu tipo de acionamento é o que irá determinar sua aplicação no circuito, podendo ser feitos através de força muscular, elétrica, pneumática ou hidráulica.

redator Autor