Dos tipos de ferro, o aço, sem sombra de dúvida, é o tipo de material que mais se utiliza no mundo. Nos mais diversos setores, nos seus mais diversos tipos e para aplicações variadas, esse elemento natural é responsável pela garantia de rigidez e resistência nos mais diversos aspectos e setores.
Na indústria seu uso é largamente utilizado para a fabricação de máquinas e componentes das mesmas, por serem os únicos materiais que suportam a fricção constante, a força empregada e o intenso calor, que aos realizarem suas tarefas, eles são submetidos.
Bom, você deve saber que existem algumas variações dos tipos de metais, e esses se diferenciam por sua constituição, que obtém diferentes misturas de elementos, com diferentes teores. Dentre esses, podemos citar o ferro fundido, o aço carbono, o aço inoxidável, o alumínio e dentre outros.
Neste texto, nós iremos conferir um pouco mais sobre esses elementos e como eles são empregados na indústria para a realização de diversas aplicações.
Continue com a sua leitura, e venha conferir um pouco mais dos tipos de aço, suas aplicações e os itens que eles podem constituir.
Chapa de aço carbono
Quando falamos da Chapa de aço carbono, estamos nos referindo a um produto que tem a condição de ser empregado em um número grande de aplicações em segmentos variados. Você encontrará este elemento na indústria da construção civil, na automotiva, mecânica e dentre outras mais.
Sua utilização é larga, como já citado, sendo utilizado em telhas, tubos, tanques, sistemas de máquinas e automóveis.
Toda esse largo espectro de atuação pode ser explicado pelas qualidades intrínsecas que o material apresenta, sendo ele ideal para a execução de serviços que demandem uma alta necessidade de resistência física e versatilidade.
Além dessas qualidades, a chapa de aço também possui uma durabilidade larga e dificilmente necessita da realização de manutenções.
A Chapa de aço preço deve ser consultado perante as empresas de extração de ferro e de manipulação dos mesmos, sempre realizando uma comparação entre companhias do mesmo ramo.
Também devemos ressaltar, que o aço carbono também pode passar por procedimentos, a fim de aumentar a sua qualidade e durabilidade, essas são as chapas de aço galvanizado e chapas de aço xadrez.
Para que você saiba, o carbono é uma espécie de liga que dá às peças onde é utilizado, a devida tenacidade e ductilidade, o que permite que as chapas de aço carbono possam passar por procedimentos como solda e corte, conforme a necessidade e demanda na qual ela está sendo utilizada.
As características acima citadas, também influem na versatilidade do material, que é utilizado para os mais diversos fins, desde a fabricação de peças banais, até o uso na composição de prédios e outros itens da construção civil.
Dentre os benefícios promovidos pelas chapas de aço, poderíamos sintetizar em alguns. São eles:
- Alta taxa de resistência;
- Longa durabilidade;
- Versatilidade;
- Boa adaptação a ambientes agressivos.
Ferro fundido
Para quem não sabe, o ferro fundido é um item que resulta da mistura da uma liga de ferro, com uma liga de carbono e também uma de silício, essa liga com mistura desses elementos fundidos podem ser apresentadas de diversos tipos, como o branco, cinzento e o nodular.
Em termos de aplicações abrangentes, podemos falar que uma chapa de ferro fundido é um item de essencial utilização pela indústria, pois o mesmo pode aguentar à exposição em condições extremas, como calor intenso, temperaturas criogênicas, abrasão ou corrosão.
Além disso, o ferro fundido é utilizado para formar várias partes de maquinários, itens e ferramentas, como a viga de ferro, tubulações, motores, cabeças de cilindros, rodas dentadas e etc.
Veremos abaixo, um tipo de produto derivado e composto pelo ferro fundido, este é a Polia.
Polia de ferro fundido
Este item é composto pelo material descrito acima, que garante a ele uma durabilidade muito maior, pois comumente passa por rígidos processos de fabricação.
Dado isso, a Polia de ferro fundido é altamente utilizada em equipamentos diversos, e altamente presente naqueles de movimentação de cargas horizontais e verticais, sistemas de transmissão de correias em v, de correias lisas, e sistemas de elevação de cargas pesadas associadas com polias.
Enfim, dentre todos os materiais, se tivermos o âmbito industrial como objeto de observação, veremos que os tipos de aço imperam e são os mais utilizados. Materiais resistentes e altamente úteis.