Sustentabilidade: o TI verde nas empresas modernas

A sustentabilidade está em voga, e por motivos muito justos. Com a evolução da sociedade humana, nosso modo de viver foi se alterando, de modo que fomos nos afastando de nossas origens naturais.

Aos poucos, nos encontramos totalmente afastados daquilo que podemos considerar natureza, e para além disso, também há o fato de que nossas ações causam impactos grotescos e negativos no ecossistema e meio ambiental. A sustentabilidade parte daí.

Da necessidade de se buscar métodos que possam contribuir para que os impactos ao meio ambiente sejam minimizados ou mesmo excluídos e revertidos a verdadeiros atos que auxiliem a natureza.

Essas medidas, inclusive estão sendo adotadas em meios tecnológicos, como o que chamam de tecnologia da informação verde. Bom, esse termo parece bem interessante, não?

Neste artigo, vamos analisar e discorrer um pouco sobre as definições desse termo e qual a sua devida aplicação nas empresas modernas. Continue sua leitura, e vamos juntos entender melhor.

O TI verde

Cada vez mais sendo utilizado em nossa época, o chamado ti verde é um conjunto de ações que tornam o processo de desenvolvimento de equipamentos técnicos, uma maneira menos prejudicial para natureza.

Ele tem como objetivo, produzir equipamentos menos nocivos ao meio ambiente, com menor consumo de energia, com menor uso de metais pesados e componentes tóxicos e sempre buscando aumentar a utilização de materiais recicláveis na composição desses específicos produtos.

O ti sustentavel também se inclui o cumprimento da devida legislação ambiental e segue os diagnósticos relacionados aos impactos que atividades relacionadas ao TI causam à natureza.

Dentre as principais preocupações da área, a questão do consumo de energia tem alto destaque. Este problema é um dos maiores e mais agravantes, porém já foi constatado que o método de buscar soluções, já alcançou resultados importantes e significativos.

A virtualização de servidores, ajustes de ar-condicionado e a aquisição de equipamentos com certificados, estão entre essas medidas positivas para um melhor quadro energético.

Ao contrário do que se possa parecer, a sustentabilidade em ti não necessita apenas ser aderida por empresas especializadas no ramo.

Empresas comuns e provincianas também podem estar adotando medidas para auxiliar num mundo que necessita que suas atividades sejam mais sustentáveis. De forma geral, as indústrias podem fazer uso dos seguintes recursos:

  • Utilizar energias alternativas;
  • Reciclar peças de micro;
  • Economizar itens corriqueiros, como papel, toner e cartuchos de tinta;
  • Atualizar o software. Isso permite uma maior durabilidade do aparelho;
  • Desligar os equipamentos quando não estiverem em uso.

Tecnologia atrelada ao desenvolvimento ambiental

A computação verde é um conceito recente, que surgiu em 2005, pois com a evolução da tecnologia acontecendo de maneira tão rápida, todos esses equipamentos acabam ficando obsoletos em um curto período de tempo. Devido a isso, questiona-se: o que acontece com esses equipamentos? Como e onde são descartados?

Muitos desses equipamentos, como computadores, videogames, celulares, tablets e afins, acabam indo para o lixo comum, no qual podem despejar algumas substâncias que são extremamente nocivas ao meio ambiente, o que prejudica a própria saúde humana, bem como outros seres vivos.

Outra maneira que também se utiliza para o descarte, é a forma da incineração. Esse método produz uma quantidade alta de fumaça que acaba prejudicando a atmosfera, com suas substâncias tóxicas e inadequadas para a natureza.

Em síntese, o TI verde é uma série de políticas e práticas que empresas modernas adotam, com o objetivo de garantir que o serviço que realizam não represente um impacto ambiental grave e nocivo. São ações das mais simples as mais complexas que tornam a atividade da empresa ecologicamente correta.

Bom, já temos um número bem importante de empresas que buscam adotar medidas e políticas internas que utilizam da sustentabilidade em ti e buscam maneiras mais ecológicas de realizarem as suas atividades. Porém, a grande maioria das empresas ainda não seguem essas políticas.

Os motivos podem ser diversos: desconhecimento em relação ao termo, falta da noção de gravidade perante a preocupação ambiental, problemas relacionados aos gastos e etc.

A gestão da tecnologia da informação é algo imprescindível na atualidade, principalmente para aquelas empresas que buscam fazer a diferença e se destacar dentre a enorme concorrência existente no mercado.

Para mais informações, recomenda-se o contato com profissionais experientes e especializados.

redator Autor