Dentro dos ciclos de montagem e de produção que acontecem dia após dia nos mais variados segmentos industriais existem diversas técnicas e diferentes equipamentos que devem ser utilizados com o objetivo de gerar mais otimização e qualidade, o que vai exercer um impacto na rentabilidade produtiva.
Por isso, é importante estar por dentro dos itens mais utilizados no contexto das fábricas e indústrias, garantindo o aumento da eficiência interna e promovendo uma série de benefícios para todas as etapas que envolvem os ciclos produtivos.
Mas, afinal, quais são esses itens? Como eles contribuem para o setor? E quais os serviços relacionados com sua manutenção que não podem ser deixados de lado?
No artigo que você confere em seguida, conheça as respostas para essas e outras perguntas sobre o vasto universo industrial e as aplicações mais recorrentes no seu cotidiano de produção.
Além disso, confira também uma das mais relevantes soluções quando o assunto é a otimização do maquinário e a redução de custos sem prejudicar a qualidade e a precisão dos resultados obtidos.
Automatizando a indústria
O setor industrial já contou, em sua longa trajetória, com diversas transformações e inovações que possibilitaram, no decorrer do tempo, a otimização interna de diversos ciclos de produção conforme as tecnologias que foram surgindo e possibilitando passos cada vez maiores no sentido da promoção de vantagens indiscutíveis.
Nesse contexto, a automação industrial é um grande marco, pois é uma técnica que automatiza o funcionamento das máquinas e dos equipamentos empregados no setor, evitando que seja necessária a aplicação de mão de obra.
Com isso, os procedimentos se tornam mais duradouros, pois é possível que apenas um operador controle o software de comando que intermediará as operações das máquinas utilizadas nos ciclos de produção.
Mas as vantagens não param por aí, especialmente quando estamos falando de tecnologia. Isso porque, por meio de uma Programação de CLP Siemens, é possível garantir a produção ininterrupta e aumentar de forma significativa a rentabilidade industrial.
A sigla CLP significa Controlador Lógico Programável e define o sistema através do qual é possível projetar comandos e realizar o monitoramento de equipamentos diversos.
Entre os principais benefícios que podem ser obtidos por meio da automação dos segmentos e dos ciclos industriais, podemos destacar os seguintes fatores:
- Obtenção de resultados mais precisos;
- Garantia de trabalho ininterrupto;
- Promoção de qualidade e precisão;
- Agilidade e praticidade;
- Redução de custos.
Içamento de cargas
São diversos os ciclos de produção que demandam a locomoção vertical de materiais, cargas e até mesmo pessoas.
No caso de demandas pela condução de itens de peso mais elevado, porém, é necessário contar com recursos que possam assegurar a proteção durante todo o processo, motivo pelo qual a plataforma elevatória está presentes em diversas fábricas e indústrias.
Existem diferentes tipos de plataforma e cada modelo apresenta uma especificidade com relação ao seu tamanho, ao seu formato e, claro, ao seu desempenho oferecido.
Isso porque as demandas também podem variar. Na busca pelo acesso a espaços mais restritos e dificultados, por exemplo, o emprego de plataformas articuladas é o mais indicado, enquanto outras demandas podem exigir o uso de uma ponte rolante.
A Montagem de ponte rolante, por sua vez, deve ser feita de forma especializada. Isso porque estamos falando de um item utilizado para lidar com tarefas em alturas elevadas ou mesmo situações de risco, o que torna a necessidade de precisão e qualidade ainda maior.
Componentes elétricos
Sem a eletricidade seria impossível que as indústrias pudessem investir em ciclos de produção como o fazem atualmente.
Isso porque uma enorme quantidade de máquinas e equipamentos demanda o consumo de energia elétrica para que possam operar normalmente e com toda a eficiência esperada.
O inversor de frequencia, por exemplo, é o que garante a variação da tensão da corrente para que seja possível desenvolver a distribuição de energia elétrica de forma compatível com as demandas de uso.
Outro item que não poderia ser deixado de lado nesse contexto é o gerador de energia, capaz de gerar eletricidade mesmo quando não há nenhum vínculo com a distribuição elétrica convencional por parte das concessionárias.
Nesse caso, recomenda-se o uso de geradores a diesel, que são de extrema eficiência e não deixam a desejar no quesito economia. Vale lembrar, é claro, que a Manutenção preventiva geradores diesel é fundamental.