O abrasivo é um material usado para moer, polir e afiar o corte, podendo ser diferenciado em sintético ou natural. Atualmente, os abrasivos em uso no mercado são de maioria sintética.
A maioria dos abrasivos minerais orgânicos e sintéticos são feitos de óxido de alumínio, carboneto de silício, granada, carboneto de tungstênio. Abrasivos manufaturados são catalogados em dois modelos: abrasivos ligados e revestidos.
É importante sinalizar que os abrasivos industriais contêm material sintetizado. Dessa forma, os abrasivos são, normalmente, estruturados como rodas, discos ou cintos de blocos.
Em uma obra
É preciso que o solo esteja adaptado às condições e, para isso, é recomendável que profissionais aptos façam esse tipo de verificação.
Para uma construção de qualidade, é muito importante que seja feito um processo de reconhecimento do solo.
As empresa de sondagem são as mais indicadas para um conhecimento mais profundo do terreno, permitindo saber qual será o melhor tipo de fundação.
Mas, para chegarmos a estas conclusões, é preciso saber o tipo de solo a ser trabalhado e qual será seu comportamento ao receber determinado peso ou carga.
Sabe-se que o solo varia conforme a região e é possível que, dentro do próprio lote escolhido, haja variações que podem prejudicar a obra.
Um tipo de sondagem muito utilizado é a sondagem spt, também conhecida como sondagem à percussão.
Geralmente, esse tipo de sondagem é usado para solos coesivos e granulares, com rochas. A sigla SPT (standard penetration test), significa ensaio padrão de penetração.
A identificação das diferentes camadas de solo, é tida como uma das principais características do ensaio, estas que compõem o subsolo, a classificação dos solos de cada camada, a capacidade de carga e nível do lençol freático.
Equipamentos usados na realização deste tipo de sondagem:
- Amostrador;
- Hastes;
- Martelo;
- Torre ou Tripé de Sondagem;
- Cabeça de Bater;
- Conjunto de Perfuração.
Nas indústrias
Em um ramo cada vez mais desenvolvido, que exige uma maior capacidade técnica, é importante que as indústrias lidem com equipamentos de maior qualidade, atendendo aos crescentes números de demandas.
As empresas de soldagem industrial são responsáveis pelo procedimento que visa agrupar peças de metal por processos de fusão, criando uniões extremamente resistentes.
Elas trabalham para suprir às necessidades de segmentos como alimentício, construção civil, farmácia, ferroviário, robótica, tubulações, entre outros.
Especializadas em consultoria de soldagem e soldagem industrial, essas empresas também oferecem serviços de manutenção, fabricação, controle de qualidade, qualificações, implantações, treinamentos e inspeções.
A soldagem é um processo em que duas peças de metal são unidas utilizando calor e eletricidade. A seguir, confira os tipos de solda mais utilizados.
A primeira, um dos tipos mais simples e comuns, é a soldagem fixa, conhecida também como soldagem por arco metálico blindado.
O eletrodo é coberto com um revestimento de metal que funde e forma um gás protetor quando o calor é aplicado.
A soldagem fixa pode ser feita em qualquer em superfície plana, vertical, horizontal ou em lugares elevados, pois, possui menor sensibilidade às correntes de ar.
Já as soldagens de gás metálico inerte utilizam um carretel de fio de aço sólido, perfeitamente ajustado para a área de trabalho de uma máquina, através da ponta de contato da pistola.
Essa ponta é carregada eletricamente quando o gatilho da arma é puxado, que derrete o fio para criar o material.
Esse tipo de soldagem é muito usado em ambientes interiores, onde não há risco de correntes de ar deslocar o gás de proteção. A soldagem de gás metálico também pode ser aplicada em aço inoxidável, aço carbono e alumínio.
Ela pode ser utilizada para soldar em todas as posições, contudo precisam de um tanque de gás de proteção.
Por fim, a soldagem inerte de tungstênio pode ser utilizada em vários materiais, proporcionando soldas de alta qualidade, sem que fumaça tóxica seja expelida.
As soldas desse tipo também podem ser realizadas em todas as posições. Geralmente a soldagem inerte de tungstênio é a escolha ideal no caso de espaços pequenos.
Contudo, esse tipo de soldagem exige uma maior experiência e habilidade de manuseio, pois, o banho de fusão deve ser mantido de maneira uniforme e a tocha deve ser segurada em um ângulo reto, assim, fazendo o uso correto do preenchimento.