De amplo conhecimento da população em geral, os motores são os dispositivos que produzem força para acionar máquinas, engenhos e afins, a partir da conversão de diversas formas de energia em energia mecânica.
Entretanto, para além do conhecimento de sua geral funcionalidade, questões de, por exemplo, funcionamento, montagem e manutenção são de grande importância.
Conheça alguns modelos de motores
Já que esses dispositivos estão tão presentes em nosso dia a dia, principalmente nos daqueles que trabalham com um. Existem diferentes tipos de motor, que estão separados pela sua funcionalidade. Os mais conhecidos estão listados a seguir:
1. Motor hidraulico
Bastante utilizado e com várias aplicações, ele tem como função transformar a energia da água em movimento, ou seja, em energia mecânica.
Pode-se também utilizar outros líquidos, como o óleo, o qual é muito utilizado no setor industrial. Dentro da dessa categoria, existe por exemplo, o motor hidráulico orbital, que geralmente é interno ao dispositivo.
2. Motor térmico
Esse tipo de motor utiliza o calor das reações químicas de diversas naturezas, como fonte de energia, sendo a combustão geralmente interna.
Dentro desse tipo há dois subgrupos, que são eles o motor de combustão e o de reação. O motor de combustão foi desenvolvido no fim do século XIX.
Ele possui este nome devido a combustão que ocorre no interior de uma câmara, que possui o pistão, este que é responsável pela criação do movimento.
Ele apresenta elevadas potências e grande eficiência sob a referência de seu tamanho. Podemos citar alguns exemplos, tal como motores a jato e motor de avião.
Os motores de reação, são motores que fornecem a propulsão expelindo a massa da reação durante seu uso.
3. Motor de explosão
Também chamado de motor de combustão interna, ele é muito utilizado para carros, ônibus e caminhões. São movidos à álcool ou gasolina, com a produção do movimento começando pela queima do combustível nas câmaras de combustão.
4. Motor de injeção
Também conhecidos como motores a diesel, são uma invenção relativamente recente, que começou a difundir-se na indústria há meados de trinta anos.
Seus principais benefícios são que devido ao altíssimo rendimento térmico apresentado através de máquinas térmicas, além de apresentam a chance de utilizar diversos tipos de combustíveis líquidos, que podem ser de menor custo.
Dentre esses combustíveis, podem ser citados o óleo mineral (gás óleo e diesel), o óleo residual do petróleo, óleos vegetais como babaçu e amendoim, e óleo de alcatrão.
5. Motor a jato
Nesse tipo de motor, o princípio é que o ar é sugado rapidamente e comprimido dentro de uma turbina, adquirindo altas temperaturas. Na sequência injeta-se um combustível, geralmente querosene, provocando uma reação.
O ar é expelido pela parte de trás, passando por rotores da hélice de motor. Por se tratar de uma ação rápida e “violenta”, provoca movimento ao conjunto.
6. Motor elétrico
Aqui, a energia elétrica é transformada em energia mecânica. Com relação aos outros, apresenta baixo custo, facilidade na limpeza e no manuseio.
Entenda mais sobre a importância dos motores
Sob o ponto de vista tecnológico, os motores que despertam maior interesse são os elétricos e os térmicos.
Para fins expositivos, podemos citar o micro motor elgin, que é um motor que destaca-se pelo baixíssimo consumo de energia sendo, portanto, uma boa alternativa pelo custo-benefício.
Além das diversas funcionalidades, torna-se também de grande importância o conhecimento do efetivo funcionamento e de seus associados, principalmente tratando de motores que nos acompanham em nosso dia a dia, como os automóveis.
O funcionamento efetivo desses motores, se dá com o auxílio de alguns componentes, que integram-se para o movimento do carro. A bateria, que gera a corrente elétrica para o combustível explodir.
Os filtros de óleo, que são responsáveis por purificar o óleo lubrificante e o de ar, que trata de barrar impurezas do ar.
E ainda, o radiador, que usa a água do reservatório para o resfriamento do motor, evitando temperaturas descontroladas. Tratar do resfriamento é muito importante, principalmente em casos de emergência.
Os motivos que causam o superaquecimento geralmente, são:
- A água do radiador estar em nível baixo;
- A tampa do reservatório estar vencida e não cumprir com sua efetiva funcionalidade;
- As correias do motor estarem arrebentadas ou bambas;
- A ventilação frontal estar obstruída;
- A ventoinha de refrigeração elétrica estar com defeito;
- A mangueira do radiador estar com vazamento;
- Problemas na hidraulica;
- Dentre outros.
É importante saber que a manutenção e a atenção nesses critérios são de suma importância para manter a qualidade do equipamento.
Além disso, se ocorrer o aumento repentino da temperatura e não souber como agir, deve-se parar o equipamento imediatamente em um local seguro.