A crise econômica da qual o Brasil tem tido dificuldade para sair afetou especialmente o setor industrial e seus serviços. Um levantamento, realizado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), revelou que 40% do setor fechou o ano de 2018 amargando uma queda na produção maior que 1% em comparação a 2017.
Na prática, isso significa que há menos demanda, e, consequentemente, o ritmo dos trabalhos na linha de produção é reduzido.
A boa notícia é que isso não tem que significar uma sentença de morte para o negócio: por meio de algumas medidas estratégicas, é possível torná-lo mais produtivo, e, consequentemente, competitivo perante a concorrência. Confira alguns dos serviços que podem ser usados para esse fim a seguir:
Consultoria em automação industrial
Especialistas na área industrial afirmam que os serviços de automação chegaram a um ponto sem volta. Na prática, isso significa que eles estão tão disseminados nesse setor que é praticamente impossível fazer com que eles deixem de ser usados. Afinal, quem investe nessa solução colhe benefícios tais como:
- Aumento na qualidade dos produtos;
- Redução no índice de erros;
- Redução nos custos operacionais;
- Liberdade da equipe para se dedicar a outras tarefas.
Entretanto, é preciso ter em mente que a implementação da automação de forma desordenada não trará benefício algum ao estabelecimento – muito pelo contrário.
Caso essa solução não seja devidamente planejada, e a equipe não seja orientada a respeito de como usá-la, as chances de que a produtividade do negócio saia perdendo são grandes.
Felizmente, há uma forma de evitar que isso aconteça: contratando uma consultoria especializada. Deste modo, haverá um profissional devidamente qualificado capitaneando o projeto, garantindo que ele só trará benefícios à produtividade – e, consequentemente, à rentabilidade – do negócio.
Montagem de redes de fibra ótica
Assim como a automatização de tarefas que anteriormente eram feitas de modo manual, há outro recurso que tem se popularizado para tornar indústrias mais produtivas: a ciência de dados.
Como o seu próprio nome dá a entender, ela consiste em armazenar e analisar uma grande quantidade de informações, normalmente com o auxílio de equipamentos de informática, para ter suporte na tomada de decisões estratégicas.
Por mais que os benefícios oferecidos por essa técnica sejam inegáveis, é preciso ter em mente que ela também exige alguns investimentos.
É interessante, por exemplo, contar com uma rede de fibra optica: apesar de fino e leve, esse material é uma das melhores maneiras de garantir que a transmissão de todas as informações necessárias para tal aconteça da maneira correta.
Outra vantagem oferecida por ele é o fato de que há vários procedimentos que podem ser realizados para criar uma estrutura que corresponda às necessidades da empresa.
Um deles é o uso de uma máquina de fusão para unir dois ou mais filamentos feitos com esse material, praticamente sem perda de eficiência em nenhum deles.
Por fim, também há ferramentas muito simples que podem ser usadas para verificar se a rede está em pleno funcionamento, ou se há a necessidade de reparos para corrigir algum dano.
Uma delas é o identificador de fibra ativa, que atua de modo a verificar se realmente há um fluxo de informações em determinado filamento.
Serviços: projeto e implementação de servidores
Entretanto, por mais que as estruturas de fibra ótica sejam úteis para facilitar a análise de dados no âmbito de uma indústria, é preciso ter em mente que elas só realizam o transporte: para armazenar todos os dados necessários, é preciso contar com outro tipo de infraestrutura, como um servidor.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a sua montagem é complexa, exigindo um planejamento correto e uma escolha minuciosa de equipamentos para compô-lo.
Da mesma maneira, é fundamental que ela fique organizada, de modo a facilitar procedimentos de manutenção. Isso, por sua vez, pode ser feito com a ajuda de um rack para servidor, móvel projetado especificamente para organizar todos os componentes.
Outra opção, que tem sido a escolha de cada vez mais empresas, é contar com uma estrutura remota, que pode ser acessada de qualquer hora e de qualquer lugar que tenha acesso à internet: a armazenagem em nuvem.
Deste modo, conta-se com mais segurança (essa técnica é apontada como a mais segura da atualidade) e dispensa-se a necessidade de investir em uma infraestrutura física.