Confira alguns serviços importantes para o ramo industrial

Um dos serviços mais importantes da automação industrial, controlando os equipamentos e processos e sendo considerado o cérebro de todo o sistema é a Programação de CLP ou Controladores lógicos programáveis.

Sua vantagem é que ele tem características de um computador comum, no entanto, é diferente, pois é fabricado exclusivamente para desempenhar trabalhos dentro das indústrias e, esse trabalho, pode ser dos mais limpos até os mais pesados.

O CLP tem uma programação mais objetiva que usa da lógica denominada “Ladder” (lógica de programação que reler os diagramas elétricos em blocos lógicos e blocos de função).

Sua outra programação chamada “Firmware”, que é um software interno é maleável para gerir defeitos e falhas no qual transforma em avarias internas, falhas na eletricidade e/ou nas conexões dos cartões no que resulta na segurança dos operadores e das instalações em caso de algum erro.

Possui uma alta flexibilidade devido sua capacidade de expandir as entradas e saídas e, também, comunica-se com outros dispositivos industriais e distintos. Além de ser flexível, suas vantagens são:

  • Adaptável aos processos;
  • Hardwares padrões e em grande escala;
  • Tamanho pequeno;
  • Comunicação com aparelhos diferentes.

Além dessas características, ainda conta com ferramentas de calibração, depuração e simulação; proporciona a possibilidade de modificações on-line e ainda possui uma manutenção e instalação fácil.

Outro serviço muito importante na indústria é desempenhado pelo autografo que efetua uma atividade contrária dos transformadores, apesar de ser semelhante e ter a mesma finalidade.

No entanto, difere por possuir somente um único enrolamento e algumas tensões diferentes na saída. Já o transformador há somente uma entrada e uma saída. O auto trafo é conhecido como auto transformador.

Ele tem a função de transformar a corrente elétrica, ou seja, é um transformador de tomadas de 220v para 110v ou vice-versa.

Exemplo: Ao comprar um aparelho de tomada 110v, porém ao chegar em sua casa a tomada é 220v, o autotransformador irá permitir que o aparelho funcione com os volts corretos sem estragar a corrente elétrica ou queimar o aparelho.

A maior vantagem do aparelho é que ele funciona somente com uma tomada, não precisa de instalação e pode ser mudado de local conforme a necessidade.

Lembre-se: é de extrema importância saber as informações corretas de uso desse aparelho. O autotransformador tem preço variado, por isso, em caso de dúvidas, procure um especialista para auxiliá-lo da melhor forma possível.

E um transformador de corrente como funciona?

Um transformador de corrente (TC) é um aparelho que ajuda os instrumentos de medição e proteção, assegurando seu funcionamento de modo seguro e adequado, sem que tenha uma corrente nominal atuando em conjunto para fazer a carga funcionar.

Os TCs mais usados são os de corrente nominal, no qual seus enrolamentos primários têm uma quantidade menor de espiras; no secundário tem um número maior de quantidade de enrolamentos, mas com fios mais finos. Para identificar essas correntes há várias simbologias.

A primária é sempre a corrente de carga circuito, a secundária varia dependendo do caso e aplicação transformador de corrente que facilita a construção de equipamentos de medição no qual são dimensionados em tamanhos pequenos e compatíveis em relação à corrente do secundário.

Existem alguns tipos de TCs, saiba mais sobre eles.

Os transformadores tipo enrolado são usados em medições de corrente inferior a relação de 200A por 5A.

Tem constituição interna simples, composta por um enrolamento primário com poucas espiras, fios na quantidade necessária que suportem a corrente de carga e enrolamentos secundários em quantidade significativa com as espiras mais finas, aguentando o equipamento de medição.

Transformadores tipo janela são parecidos com o TC tipo bucha, o que difere é o enrolamento entre a bobina do primário ao secundário, pois é feito por meio do ar.

Este transformador não tem bobina primária fixa, porque ele é feito de uma abertura no núcleo, onde passa o condutor que será medido, assim,  passando pelo circuito primário.

O transformador tipo barra tem como principal aspecto realizar medidas de baixa tensão, reduzindo correntes relativamente altas em uma corrente secundária baixa transmitida de modo que ofereça condições de monitorar o circuito por meio de um instrumento e, também, de isolar o circuito da rede de medição.

Saiba mais sobre medição tridimensional metrologia

Medição tridimensional metrologia é uma técnica de segurança de alta precisão em processos produtivos, garantindo a qualidade e eficácia dos protótipos e adequando-os aos aspectos dimensionais à aplicação efetiva.

Dando à forma, tamanho e posição geométrica do protótipo, amenizando erros ou falhas no processo de fabricação.

A técnica engloba todas as características de medição antes averiguados e partindo da medição convencional, fazendo uso de instrumentos distintos para cada objetivo de análise e averiguação.

Optar pela medição tridimensional metrologia tem muitos benefícios, pois proporciona resultados mais assertivos derivados de maquinários equipados por meio de sensores e sistemas de processamento de dados.

Como é uma técnica de aferição de qualidade muito específico, é indicado procurar empresas especializadas no assunto de medição tridimensional metrologia.

Pois, desta forma, os riscos de erros diminuem com um serviço feito corretamente por profissionais altamente capacitados e equipamentos de grande tecnologia.

redator Autor