Serviços elétricos na indústria: tudo o que você precisa saber

Na composição estrutural das indústrias, ter um bom planejamento de Serviços de engenharia elétrica é fundamental. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável pela construção e regulação das especificidades conforme o segmento industrial, mas a segurança das instalações elétricas é algo que toda indústria deve pensar.

Na prática, os serviços elétricos incluem fatores que vão desde a escolha dos quadros de energia até as instalações de funcionamento do maquinário industrial.

Por isso, contar com profissionais de diversas áreas para a execução e manutenção dos Serviços de engenharia elétrica é fundamental.

Afinal, qual a responsabilidade de engenheiros, eletricistas e mecânicos dentro de uma indústria? Quais são os acessórios industriais mais comuns e como funciona a instalação e manutenção destes?

Que tipo de cuidados uma indústria deve ter ao contratar Empresas de manutenção industrial ou de instalação elétrica? Continue lendo esse post e descubra tudo o que você precisa saber sobre este assunto!

Serviços de engenharia elétrica: o que são?

Seja nas tubulações industriais, nas linhas de operação industrial ou nos maquinários, os cuidados com as instalações elétricas são muito importantes para garantir a segurança nestes ambientes.

Por isso, contar com dispositivos elétricos certificados pelos padrões da ABNT, além de profissionais capacitados para realizar os Serviços de engenharia elétrica é fundamental.

Os serviços podem variar de acordo com o segmento industrial, porém, de forma geral, os serviços que compõem as instalações elétricas e energéticas de uma empresa são:

  • Redes de cabeamento elétrico;
  • Instalação e manutenção de quadros de distribuição energética;
  • Instalação de sistemas SPDA (Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas);
  • Estrutura das tubulações industriais;
  • Serviços de manutenção dos sistemas elétricos;
  • Manutenção de sistemas de iluminação e alarme.

Além destes serviços padrões, há indústrias específicas como as de gás, que necessitam de mais cuidado nos serviços de manutenção e assistência.

No contexto das tubulações industriais, por exemplo, acessórios industriais como a Válvula solenóide para gás, são fundamentais para sistemas de transporte e gás na indústria.

Na prática, esses dispositivos são formados por uma estrutura chamada de corpo e outra de bobina. As duas partes juntas, são responsáveis por controlar o fluxo dos fluídos e dos gases que passam pelas tubulações elétricas.

Mas como funciona a manutenção deste serviço que faz parte da instalação e engenharia elétrica? Saiba mais no tópico seguinte!

Válvula solenoide para gás:  instalação e manutenção

Por interferir diretamente no fluxo de gás e fluidos que precisam de cuidados para não gerar vazamentos, a Válvula solenoide para gás exige instalação e manutenção adequada.

Seja no corpo ou na bobina (que conduz a corrente elétrica), existe uma forma certa de abrir e fechar a eletroválvula para controle da substância e a instalação adequada é fundamental para isso.

A instalação desse dispositivo costuma ser rápida e simples, mas é fundamental que o profissional entenda de tubulações industriais e das normas de instalação e segurança da ABNT.

Outra coisa muito importante neste cenário é se assegurar que a Válvula solenóide para gás tem todos os padrões de certificação e garantia.

Afinal, como fazer uma instalação e manutenção adequada em um acessório industrial que pode se desgastar mais rapidamente e não tem garantia?

Um exemplo bem prático da aplicação deste tipo de válvula é o transporte do gás natural usado nas cozinhas. Neste caso, a válvula funciona em temperaturas, de até 200º C.

Diante das temperaturas elevadas, é fundamental garantir a segurança no processo de instalação e manutenção deste dispositivo.

Por isso, os profissionais responsáveis pela instalação e Empresas de manutenção industrial SP devem redobrar a atenção com os padrões de fabricação do material, além do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os colaboradores e outros elementos de segurança.

Empresas de instalações elétricas industriais

Como há muitas variedades e especificações de instalações elétricas industriais e projetos elétricos, é fundamental que a indústria tenha parcerias estratégicas com as Empresas de instalações elétricas industriais.

Para os serviços mais complexos e trabalhos como a instalação e manutenção de um sistema SPDA, por exemplo, é fundamental que a empresa tenha conhecimentos especializados neste setor e profissionais com experiências.

Para esse e outros serviços que exigem mais atenção e critérios na hora de manutenção e da instalação, as Empresas de Engenharia Elétrica são uma resposta.

Diante disso, o que faz uma boa parceria estratégica e o que não pode faltar na execução desses serviços? Conhecer as normas de segurança e as orientações específicas de acordo com o segmento industrial é o primeiro passo. Além disso, ter experiência no serviço proposto também.

De uma troca de disjuntores até a reforma completa das instalações elétricas, contar com uma Empresa de projetos elétricos que prezam por esses critérios faz a diferença.

redator Autor