Sabemos que, hoje em dia, o ambiente industrial é um dos maiores do mundo, também sabemos que isso tem um motivo. É esse segmento que proporciona todos os tipos de produtos, matérias-primas e outras milhares de coisas para nós.
Seja um carro pronto ou, simplesmente, uma caixa de acrílico para guardar maquiagem, é na indústria que tudo isso é feito, por isso ela possui diversas ramificações, pois produz inúmeros materiais.
Hoje iremos falar sobre um dos segmentos industriais mais importantes de todos os tempos que é o de soldagem. Esse meio proporciona a união de dois ou mais elementos de metal e semelhantes de forma permanente.
Isso pode ser feito a quente, a frio, por pressão ou outros métodos, iremos fala rum pouco mais a seguir para que seja possível elucidar essas questões e apresentar melhor essa ramificação, que é muito utilizada. Leia o artigo e confira.
Solda a frio
Primeiramente falaremos sobre solda fria para alumínio e outros materiais, ela é uma das mais diferenciadas dentro dos tipos de soldagem, pois não é feito a quente, o que costuma ser o mais comum de todas as opções.
Ela é feita a partir de uma massa epóxi bicomponente, que vem em sua embalagem um elemento chamado catalisador e também a massa epóxi. Ela funcionará a partir da mistura dos dois, que ficará fria e servirá para ser aplicada.
Ela irá endurecer todas as superfícies que foram aplicadas e assim fará a união entre todos os elementos como tubo de latão, por exemplo. Por mais que seja uma massa, possui a cor do metal, ajudando também na questão estética.
Alguns dos benefícios desse feito são:
- Resistência mecânica;
- Cura rápida;
- Solução para diversos tipos de equipamentos;
- Qualidade.
Mas é importante lembrar que, por mais que seja uma ótima escolha, é necessário saber em que material irá colocar, pois dependendo do mesmo, pode ocorrer algum tipo de rachadura ou defeito.
Lembre-se sempre de fazer a escolha correta para soldar os maquinários. Isso é possível conhecendo todo esse meio e também procurando consultoria sobre todos os tipos possíveis e suas preferências.
Soldagem por ultrassom
Há também um método chamado sonotrodo, que é uma peça que se integra por meio de soldagem por ultrassom. Esse tipo de feito transfere uma energia vibratória de um transdutor para a peça que dessa vez pode ser plástica também, sendo que a pressão faz essa união.
Sua aparência é bem simples, porém todo os eu trabalho é requerido sempre para projetistas e também ferramenteiros, que possuem uma alta especialização em todas as dimensões e propriedades para ela.
Ferro para soldar
O ferro de solda é muito conhecido, se não o mais. Ele é basicamente uma caneta, que irá fazer um potente trabalho, principalmente, em locais que trabalham diretamente com eletrônica.
Esse ferro é muito pedido nesses ambientes pois tem a capacidade de aquecer sua superfície, principalmente sua ponta e ainda solda fios de estanho, que são usados para ligações em placas e circuitos.
Ele pode ser explorado de diversas formas e possui um enorme desempenho e aquecimento em sua ponta, o que faz com que ele seja utilizado com muita cautela e por pessoas especializadas e treinadas.
Solda MIG
Por fim, falaremos sobre a maquina de solda mig, que está cada vez mais ganhando espaço no mercado, pois possui um desempenho ótimo, um funcionamento impecável, além ainda de diminuir gastos com energia no final do mês.
Ela é feita com a utilização de gás inerte, a maioria das vezes o argônio. Isso é possível ser percebido em sua sigla. Ela ainda pode ser produzi a partir de gás carbônico, seja ele puro ou misturado, o que muda sua nomenclatura para MAG.
Além disso, ainda é chamada de maquina de solda inversora, pois proporciona a mudança de medidas de grande elétricas quando está ativa. Ou seja, ela muda os amperes e a corrente elétrica para que seja possível diminuir esse consumo e aumentar a produção diária.
Enfim, justamente por mostrar uma ótima potência e uma forma diferenciada de soldagem, a MIG está cada vez mais sendo aplicada em ambientes industriais e utilizada sem nenhum tipo de problema ou medo.
Esses foram os principais pontos sobre a soldagem e todos os seus métodos mais modernos atuais.