Como você pode imaginar, existem muitas demandas por transporte e locomoção de itens variados dentro das fábricas e indústrias, de modo que é importante contar com equipamentos e sistemas eficazes nesse contexto.
Por isso, a Esteira industrial é tão recorrente: além de otimizar a produtividade por meio do transporte correto, seguro e eficaz de produtos e materiais, ela pode garantir muito mais conforto para os trabalhadores e gerar um aumento significativo nos ciclos de produção e montagem.
No artigo a seguir, saiba mais sobre esse item e veja como ele consegue promover uma série de benefícios aos variados segmentos industriais. Além disso, conheça os diferentes aspectos que devem ser levados em conta na hora de escolher esse tipo de produto.
O que é a esteira?
As esteiras industriais são equipamentos conhecidos como Transportadores industriais e que possuem uma grande variedade de funções dentro de variados segmentos, sendo indispensáveis para o transporte, como sugere o próprio nome, e também para funções como a separação de materiais e a montagem repetitiva ou dividida em etapas.
Sendo assim, existem alguns recursos que são empregados junto a essas transportadoras com o objetivo de tornar o seu uso ainda mais otimizado.
Afinal, já imaginou como seria, com os avanços atuais no mercado e as linhas de produção e montagem cada vez maiores e mais exigentes, levar manualmente todos os itens de um lado para o outro?
Não é por acaso que existem diferentes Tipos de correias utilizadas na composição das esteiras industriais. Além disso, o funcionamento dessas máquinas pode ser combinado ao máximo desempenho em controle e tecnologia, gerando ainda mais benefícios.
O ajuste da velocidade, por exemplo, que se dá por meio da inversão de frequência e gera mais agilidade no processo, pode impactar em vantagens expressivas quando o assunto é o tempo gasto para a realização de um serviço ou de um determinado procedimento de montagem.
Alguns modelos de esteiras são padronizados, embora haja bastante variação entre eles, mas é possível também contar com a fabricação personalizada desse produto, de modo que é possível, conforme as demandas internas da indústria, obter mais conforto a partir da escolha de:
- Comprimento;
- Acabamento;
- Largura;
- Altura;
- Desempenho;
- Potência.
Resultados mais dinâmicos
Basicamente, o Esteira transportadora conceito é gerar a otimização da produtividade por meio de um mecanismo de deslocamento que consegue promover mais dinamismo nos diferentes processos de produção que fazem parte do cotidiano industrial.
Imagine, por exemplo, que seja necessário compor um produto formado por cinco tipos de peça.
Se for preciso que o trabalhador monte o produto inteiro e tenha que se locomover até os respectivos locais de armazenamento de cada peça, o ciclo de produção será prejudicado, pois se tornará muito mais lento.
Além disso, as chances de danos operacionais e montagens equivocadas aumenta significativamente.
É por isso que a instalação das esteiras revoluciona qualquer segmento de montagem, já que o trabalhador não precisa sair do local e pode se concentrar em uma determinada etapa da fabricação, gerando resultados muito mais precisos e seguros.
Outra aplicação das esteiras é na locomoção de materiais, peças e demais componentes que precisam, todos os dias, ser levados de um lado para o outro dentro dos enormes ambientes industriais. Não dá para sair levando cada item com o braço, não é mesmo?
Correias
A Correia para esteira deve ser projetada conforme o uso nesse tipo de sistema. Por isso, ela conta com uma ou duas polias, que são responsáveis pela movimentação da superfície, o que gera a capacidade de transporte sobre o equipamento.
O desempenho das correias, que pode ser automático ou não, está presente em diferentes segmentos, sendo o de mineração um dos maiores destaques.
Uma questão importante a ser considerada nesse quesito é a resistência, pois, no geral, esse item vai lidar com materiais abrasivos e, até mesmo, molhados, de modo que ele precisa apresentar vida útil prolongada para gerar uma boa relação custo-benefício.
As correias são compostas de:
- Rolos de sustentação;
- Seções distintas;
- Elementos de articulação;
- Chapas modeladas e enrijecidas;
- Anel de lona sintética e borracha.
O mais importante é utilizar produtos de qualidade e consultar uma Fabricante de esteiras industriais que tenha boa reputação no mercado, garantindo resultados mais eficiente e gerando maior satisfação na obtenção dos procedimentos de fabricação.