Os processos de produção e montagem que acontecem todos os dias dentro das fábricas e indústrias demandam aplicações estruturais rígidas e resistentes para garantir mais qualidade e precisão em cada resultado obtido.
Quando o assunto é fornecer mais durabilidade ao ambiente de trabalho, portanto, um dos primeiros quesitos a serem levados em conta é o piso, já que ele precisa suportar não apenas o fluxo de trabalhadores como também o elevado peso do maquinário e, até mesmo, processos de corrosão e abrasão aos quais estão sujeitos no cotidiano de produção.
O que deixa muitas pessoas com dúvida é o piso ideal a ser empregado nesse tipo de ambiente. Para entender um pouco mais sobre o tema e conhecer algumas alternativas extremamente eficazes que estão disponíveis atualmente no mercado, continue acompanhando o artigo a seguir!
Pisos de concreto
Uma das opções mais populares quando estamos falando de pisos destinados a aplicações industriais, o piso de concreto oferece uma performance de resistência e durabilidade incomparável. Isso sem falar na versatilidade dos acabamentos, podendo ser utilizado, até mesmo, em residências.
Piso tátil
Seja em ambientes abertos ou fechados, o piso tátil é uma alternativa ideal para a ampliação do uso nos variados ambientes, pois permite o acesso mais fácil a pessoas com deficiência visual (total ou parcial).
Você certamente já viu esse tipo de piso nas vias públicas, eles se destacam com cores diferentes e possuem alto relevo para, como indica o próprio nome, tornaram-se acessíveis diante do tato dos pés.
Uma das principais vantagens do Piso tátil PVC é que ele evita o risco de quedas e acidentes em geral que podem ocorrer pelo direcionamento ineficaz e pela instalação de pisos que não possuem a performance em alto relevo, ou seja, que não são capazes de conduzir as pessoas com toda a segurança necessária até diferentes pontos dentro de um ambiente.
Existem, portanto, algumas normas que devem ser seguidas ao instalar esse piso, de modo que é importante observar a regulamentação relacionada à sua aplicação e avaliar alguns detalhes que podem fazer toda a diferença, tais como:
- Distância entre as guias e o local;
- Presença de obstáculos no trajeto;
- Inclinação do solo;
- Posicionamento próximo a portas.
Epóxi
O Piso industrial epoxi é um dos mais empregados nas fábricas e indústrias por seu revestimento seguro e simples, capaz de garantir segurança e comodidade no cotidiano desse setor.
Trata-se, portanto, de um acabamento preciso e que fornece as melhores condições de uso em ambientes onde existem máquinas pesadas, que podem danificar o solo, e o fluxo constante de operadores, e, até mesmo, veículos de transporte de cargas.
Todas as suas vantagens são garantidas pelo uso da chamada tinta epoxi, que fornece um revestimento especial e muito mais durável em vários aspectos.
Ao instalar esse tipo de piso, de acordo com as predefinições técnicas obrigatórias, é possível obter resultados de alto padrão na segurança e no suporte de maquinário, por exemplo.
É por isso que o epóxi está presente em quadras poliesportivas: além de oferecer a aderência correta para os calçados, geralmente feitos com solas de borracha, contam com uma superfície lisa que garante menor risco de lesões em caso de queda.
A Tinta epóxi preço pode variar conforme as especificidades do projeto, a aplicação e o tamanho da área a ser revestida, de forma que vale a pena consultar sempre profissionais qualificados na área, para que eles indiquem produtos com a melhor relação custo-benefício, evitando perdas, prejuízos e transtornos.
Mais desempenho em segurança
Muitas vezes, com os procedimentos que são realizados todos os dias dentro dos ambientes de trabalho industriais, é inevitável encontrar pisos molhados ou úmidos, o que gera um risco muito grande de quedas.
Afinal, um solo repleto de água ou mesmo com uma quantidade de líquido suficiente para escorregar pode ser um risco imensurável.
O piso antiderrapante é, assim, uma maneira eficiente de assegurar o alto desempenho em proteção contra riscos de queda, pois ele é feito com materiais ásperos que garantem a aderência dos calçados e evitam que as pessoas acabem escorregando mesmo quando o chão estiver úmido.
O mais importante é garantir a aplicação corretas de todos os materiais empregados e contar com o trabalho de uma equipe especializada, capaz de fornecer resultados duradouros e verdadeiramente eficazes.
Isso porque os riscos são muito maiores quando estamos falando de ambientes industriais e a negligência com aspectos de segurança pode causar transtornos que vão muito além da perda patrimonial.