Qual a função das escovas industriais?

Escovas são objetos muito usados no âmbito doméstico. Há desde a escova interdental, cujo objetivo é melhorar a higiene bucal do usuário, até os itens projetados para os cabelos ou mesmo com os cuidados domésticos, facilitando a rotina de limpeza.

Entretanto, nem todas as pessoas sabem que também há variedades deste objeto projetadas para o uso industrial. Assim como as escovas domésticas, sua função também é ajudar na limpeza, mas seu design conta com algumas particularidades para adequá-las ao uso industrial. Aprenda mais a respeito delas a seguir:

O que são as escovas industriais?

A transformação de matérias-primas em produtos acabados e prontos é a razão de ser da indústria. Seja para vendê-los ao consumidor final ou para outras empresas, ela é a responsável pela existência de boa parte dos itens de uso corriqueiro na sociedade,

Isso, por sua vez, significa que eles têm que ser entregues em bom estado a seu destinatário. Para eliminar certos resíduos ou sujeiras, como o pó, usa-se uma escova de nylon, ou de qualquer outro material que não danifique a mercadoria, muitas vezes dentro de uma etapa da própria linha de produção: é a escova industrial.

Por mais simples que estes objetos pareçam, eles estão disponíveis em diversos modelos, cada qual adequado para um contexto diferente.

Quais modelos de escovas existem?

Dependendo do modelo, as escovas industriais podem ter uma série de aplicações. Entre elas, estão:

  • Remoção do excesso de material;
  • Limpeza;
  • Perfuração de superfícies;
  • Torneamento;
  • Acabamento;
  • Retificação.

Mesmo no caso da função mais simples (a limpeza) há diversos modelos deste item disponíveis para o uso dos gestores industriais.

A ideia é que, por meio de adaptações no formato e no mecanismo de funcionamento, ela se torne mais eficiente. Confira alguns dos tipos de escovas a seguir:

Escova de vedação

Especialistas apontam que toda e qualquer indústria deve procurar manter altíssimos níveis de higiene. Afinal, qualquer impureza pode invadir os equipamentos ou, até mesmo, os insumos usados no recinto, fazendo com que os produtos fabricados tenham uma qualidade muito pior.

A boa notícia é que há um item projetado especificamente para ajudar com isso: a escova de vedação. Posicionada na porção inferior de portas (no vão entre a sua quina e o chão), ela funciona como uma espécie de vassoura todas as vezes em que abre ou fecha.

Assim, ela ajuda a manter o local muito mais limpo sem a necessidade de realizar mudanças na rotina de higienização ou de trabalho.

Escovas rotativas

Nem todos sabem, mas a construção civil é tida como setor industrial. E, nela, a etapa de acabamento é fundamental: é preciso que pisos e paredes estejam em excelente estado quando o imóvel for entregue ao cliente.

Uma das melhores maneiras de se deixar superfícies limpas, niveladas e polidas é o uso de uma escova rotativa acoplada a uma enceradeira.

Como o seu próprio nome diz, a escova é movida por este equipamento, fazendo com que ela assuma um movimento giratório.

Ele, por sua vez, pode ser usado para a aplicação de certos produtos sobre a superfície, para limpá-la ou, dependendo do material usado para fabricar a escova, nivelá-la.

Escova elétrica

Contudo, em alguns casos, a necessidade não é passar a escova por uma grande superfície: é fazer uma limpeza mais minuciosa e exata, chegando a pontos específicos de uma área ou equipamento.

Nestas situações, pode-se investir em uma escova elétrica de pequeno porte. Como o seu próprio nome diz, ela se movimenta com base na energia gerada por um pequeno motor elétrico em seu interior.

Suas dimensões reduzidas permitem que ela higienize, até mesmo, espaços pequenos, como vãos de máquinas ou de peças.

Escovas cilíndricas

Com a automação crescente tomando conta dos parques industriais do Brasil e do mundo, a tendência é que cada vez menos tarefas sejam realizadas por humanos.

A limpeza é uma delas: cada vez mais estabelecimentos optam por inseri-la na linha de produção automatizada, de modo que seja feito de modo mais rápido e prático.

Isso, por sua vez, costuma ser feito com a ajuda de uma escova cilíndrica – que, como o seu próprio nome diz, assume o formato de um cilindro. Quando acoplada a um eixo giratório, ela se movimenta junto, limpando os objetos que passarem por ela.

redator Autor