No meio industrial, há uma série de itens e cada um deles possui uma específica função e aplicação. Mesmo que pareçam semelhantes, esses itens possuem diferenças em suas constituições, formas de funcionamento e a devida atribuição no meio industrial.
Assim é com o transdutor e o transmissor de pressão, dois aparelhos que tem como uma das funções, ser um Medidor de pressão, porém, com objetivos distintos.
Para que você entenda ao certo as atribuições de cada equipamento, nós preparamos este texto com algumas informações para que você possa distingui-los e a assim, utilizar cada um deles para a sua função ideal, extraindo assim o melhor desempenho dos dois.
Desta forma, aconselho e lhe convido a permanecer lendo comigo e venha entender mais sobre os detalhes que envolvem cada um destes equipamentos.
Transdutor de pressão
Basicamente, o Transdutor de pressão é um sensor de medição que trabalha em função de converter um pressão aplicada em um específico sinal elétrico.
Geralmente, o equipamento possui duas partes essenciais: um material elástico que se deforma sob uma devida aplicação de pressão e uma parte que consiste em detectar esta deformação. Vamos entender um pouco de seu funcionamento abaixo.
Dependendo da faixa a ser devidamente medida, o material elástico tem diferentes e variadas formas e tamanhos, como tubo e furo, pistão, diafragma e foles, tendo como mais comum o diafragma.
Três diferentes tipos de dispositivos elétrico podem ser conectados a este específico item, para assim compor o transdutor de pressão. Dentre esses, se incluem os tipos resistivos, capacitivos e indutivos.
Desta forma, o transdutor de pressão resistivo se utiliza de calibradores de tensão, esses que são ligados ao item deformável. Desta forma, qualquer alteração na deformação do material, provoca assim uma resistência elétrica de cada calibrador de tensão que pode ser medida por uma ponte chamada de Wheatstone.
Já no tipo de transdutor de pressão de capacitância, a devida alteração na pressão é medida por placas capacitivas. Uma delas é colada ao lado deformável do material e a outra a superfície que não é pressurizada.
Por fim, o transdutor de pressão indutivo, possui a deformação do material elástico para ser usada no movimento linear de um núcleo ferromagnético.
Transmissor de pressão
O Transmissor de pressão nada mais é que um dispositivo que fornece uma saída elétrica com um baixo nível, essa que é oriunda dos sensores de pressão para sinais de nível alto que são devidamente adequados para a realização da transmissão e do processamento.
Em uma linha geral, um transmissor é, basicamente, um conversor de sinal para assim traduzir o sinal em algo que pode ser enviado a uma distância.
No mercado, há alguns tipos distintos de transmissores e, dentre eles, alguns possuem um sensor acoplado, de modo que ele pode medir um sinal de pressão, assim como transmiti-lo em uma determinada distância. Sendo essa transmissão por meio analógico ou ainda por sinal digital como o protocolo tcp-ip.
Transmissor de pressão diferencial pode ser entendido a partir das variadas e diferentes tecnologias que ele usa para medir a pressão de líquidos e gases. Dentre eles é possível citar:
- Diafragmas;
- Tubos de bourbon;
- Medidores de tensão;
- Dispositivos de filme fino;
- Capacitância variável e dentre alguns outros.
Sendo assim, veremos um pouco mais agora alguns itens que também fazem parte deste meio industrial.
Arruelas
A etapa de fixação de componentes é uma etapa essencial para máquinas e demais equipamentos de ordem industrial, e não se remete a isso, também faz parte de uma série de objetos e aparelhos, até mesmo de ordem doméstica.
Desta forma, tendo essa diversidade de peças usadas nesse intuito, a Arruela dentada possui o intuito de trazer uma maior estabilidade para o ponto de fixação em questão. Sendo assim, a força que permite os componentes a ficarem fixos é muito melhor distribuída.
Porém, em diversos casos distintos a arruela também é utilizada para tampar furos, promover uma melhor vedação ou proteção para a superfície e muitas outras funções mais.
Outro tipo de arruela presente nesse meio e que tem um papel muito importante é a Arruela de pressão. Esse tipo de item é muito parecido com um anel cortado e dobrado de maneira helicoidal.
Sendo este o seu formato, ele permite que a ferramenta possa exercer a força de uma mola entre a cabeça do fixador e seu corpo, criando assim, uma forma de resistência à rotação.
Além de sua função de distribuir cargas, assim como os outros tipos de arruelas, esta também é capaz de gerar uma tensão durante a sua fixação, provocando assim, uma espécie de travamento. Ela garante bloqueio, compensando devidamente o afrouxamento que o desgaste do material causa.