Não importava o estado físico: no século XIX, tanto a borracha líquida quanto a sólida foram as grandes responsáveis por alavancar a economia do norte do Brasil.
A força da indústria foi tanta que, naquela época, Manaus foi conhecida como a Paris dos trópicos.
Hoje, este segmento já perdeu boa parte de sua envergadura: 90% da borracha usada no Brasil é importada de países asiáticos.
Ainda assim, ela segue sendo uma material versátil, desejado e muito usado com os mais diversos fins.
Confira, neste post, algumas informações sobre este material, bem como alguns dos itens feitos a partir dele:.
A borracha e as suas propriedades
Atualmente, há dois tipos de borracha usados pela indústria: a natural e a sintética. Apesar de parecidas, há algumas diferenças em suas propriedades.
No caso da borracha natural, uma de suas principais vantagens é sua estrutura molecular estável, que a torna mais resistente ao rompimento.
Por conta disso, ela é obrigatoriamente usada na confecção de itens como:
- Preservativos;
- Luvas cirúrgicas;
- Pneus de avião;
- Catéteres médicos.
Por outro lado, sua estrutura pode se desfazer quando entra em contato com solventes químicos fortes, além de ser permeável a gases. Nestas situações, a borracha sintética costuma ser a mais indicada.
Quais objetos podem ser feitos de borracha?
Estas e outras propriedades da borracha fazem com que ela seja usada na confecção de uma série de produtos, tais como:
1. Anéis de vedação
Alguns processos industriais têm que ser feitos com a maior proteção possível contra contaminações.
Do mesmo modo, é importante evitar vazamentos, que causam desperdícios e, consequentemente, prejuízo financeiro.
O anel de borracha para vedação pode ser usado com ambos os fins.
Colocado em tubos e equipamentos, ele funciona como uma camada a mais que barra tanto a entrada quanto a saída de substâncias, tornando o processo industrial mais eficiente e seguro.
2. Moldes
Quando exposta a temperaturas muito altas, a borracha derrete. Este é, inclusive, o método usado para moldá-la sob diferentes formas e objetos.
Por conta disso, o molde de borracha costuma ter uso doméstico. Ainda assim, é um produto interessante: é muito usado na culinária, por exemplo, para definir o formato de doces e outros alimentos.
A grande vantagem de seu uso é que ela é flexível e não contamina a comida, portanto, pode ser usadas sem problemas de higiene.
3. Borracha de silicone
A borracha de silicone costuma ser vista meramente como matéria-prima pela indústria. Ainda assim, ela pode ser comercializada como produto-final, gerando boa rentabilidade.
Normalmente, os compradores são pessoas que querem fazer os próprios moldes em casa. Por conta disso, este tipo de borracha normalmente é incluído em kits completos com este fim.
4. Guarnições
As guarnições são um tipo de borracha de vedação amplamente usado na construção civil.
Trata-se de pequenas tiras de borracha que são fixadas nos vãos de portas e janelas, com o objetivo de impedir a entrada de água e de vento, principalmente em dias de chuva forte.
Devido ao risco de infiltração, as guarnições são praticamente uma praxe na construção de edifícios mais altos, principalmente nas unidades de cobertura.
5. Perfis de borracha
O perfil de borracha é bastante semelhante às guarnições. Assim como estas, ele é usado na construção civil para ajudar na vedação de portas e janelas.
A diferença é que os perfis também podem ter aplicação industrial: podem ser usados como amortecedores em equipamentos.
Eles são feitos em borracha esponjosa e em diversas espessuras, sendo que, quanto mais espessa, maior o seu poder de amortecimento e vedação.
5. Tubos de borracha
Reunindo flexibilidade, resistência e baixo preço, a borracha é uma boa opção para confeccionar tubos que transportam fluidos.
Entretanto, este material não é adequado para transportar todos os tipos de substâncias: alguns gases, assim como líquidos altamente corrosivos, podem danificar sua estrutura e causar vazamentos.
6. Equipamentos médicos
Por questões de higiene, praticamente todos os itens usados por médicos e enfermeiros são descartáveis.
Deste modo, é importante que a matéria-prima deles seja de baixo custo. Do contrário, sua aquisição fica inviável.
Abundante, flexível e inerte quando entra em contato com fluidos corporais, a borracha é a primeira opção para fabricá-los.
Normalmente, é usada a borracha natural: ela tem uma estrutura molecular mais estável, e, consequentemente, resistente a rompimentos.
Isso significa mais segurança, tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde.