São muitos os elementos presentes no cotidiano da indústria. Por isso, é comum que algumas vezes surjam confusões em relação às propriedades de cada um, é o caso dos tubos e canos.
Esses dois elementos não são iguais. A função de um cano, por exemplo, é transportar um fluido e sua propriedade essencial é a capacidade ou diâmetro interior.
Por isso, é possível dizer que a diferença primordial é a dimensão crítica usada para descrever o tamanho de cada um dos itens.
Enquanto que para os canos o diâmetro interno (DI) equivale aproximadamente ao tamanho do cano nominal. No caso dos tubos, o diâmetro exterior (DE) é o número que corresponde de maneira aproximada ao tamanho do tubo.
Em relação ao tipo de material, é comum que um cano esteja disponível em aço carbono em dois tipo de resistência, enquanto a tubulação pode ser encontrada em materiais como:
- Aço;
- Ligas de aço;
- Alumínio;
- Latão;
- Cobre;
- Inox;
- Entre outros.
Além de também oferecer variedade quando o assunto é espessuras, cores e tamanhos. Para entender melhor essa pluralidade, é possível conhecer melhor os tipos disponíveis.
Tubo quadrado de ferro
Algumas aplicações precisam utilizar tubos. Porém, em algumas situações, os tubos comuns, em formato circular, não são capazes de atender as demandas de trabalho de forma ideal.
Nesse contexto, foram desenvolvidos outros formatos, como é o caso do Tubo quadrado de ferro ou ainda do tubo quadrado de aço.
Esse tipo de tubo é considerado versátil, aparecendo em diversas situações nas quais há a necessidade de um tubo que não seja no formato comum.
Essa característica faz com que ele possa ser usado em casos simples, como em corrimão, mas também em momentos que dependem de uma maior exigência, como o trabalho em indústrias.
Na indústria química, por exemplo, no qual trabalham com uma série de produtos corrosivos, a importância do Tubo industrial quadrado se destaca.
Outro benefício do item, como citado, é a sua resistência. O material usado durante a fabricação oferece alta capacidade de suportar tanto elementos de corrosão, quanto de abrasão, além de exposição às intempéries, como chuva ou sol.
Uma vantagem que também precisa ser citada é a facilidade de higienização desse tubo. Ele é completamente antioxidante, o que o torna a melhor opção em inúmeras aplicações.
Tubo DIN 2440
O Tubo din 2440 é muito utilizado tanto na indústria como na construção civil. Isso porque ele permite a construção de estruturas metálicas e também é sugerido para a condução de fluidos.
O modelo do tubo galvanizado a frio é indicado para o uso em estruturas metálicas (alambrado, corrimão e andaimes). Já a utilização para a condução de fluidos é exclusivo para tubos com galvanização à quente, porque têm proteção interna contra a corrosão.
Além disso, também são utilizados em redes de incêndio, condução de ar comprimido, óleos e outros fluidos não corrosivos.
Hoje, é possível encontrar o tubo disponível nas versões leve, médio e pesado, com inúmeras alternativas de diâmetro nominal. Todas os modelos, porém, precisam atender à norma específica que padroniza a fabricação dos tubos para condução de fluidos.
Viga i
A Viga i é útil para auxiliar na transferência do peso de uma laje para as colunas, evitando a sobrecarga em lugares específicos. O fato de aumentar a produtividade da obra, graças a redução de peso das estruturas, é uma de suas principais vantagens.
Essa viga pode ser feita em aço, que confere excelente qualidade e resistência, ajudando a diminuir o peso da edificação, permitindo que a base seja mais leve.
O fato do material com que é produzido ser extremamente resistente, também torna possível que a viga seja utilizada em diversos tipos de temperaturas.
Ela possui maior resistência mecânica, quando comparada com as demais, pois não entorta, encolhe ou mesmo deforma. Sua instalação também é considerada fácil e simples.
Por não ser pesada, ela é um item fácil de manusear, garantindo agilidade e economia ao processo de instalação. Ela pode ser encontrada em indústrias como a química, farmacêutica, petroquímica, automobilística, assim como na indústria agrícola e na construção civil.
Conhecer as diferenças entre tubos e canos, suas especificações e utilizações confere maior otimização as escolhas. Ou seja, vai além de uma ida nas lojas para escolher uma “Barra de ferro”, mas leva em consideração as demandas que a obra ou a indústria têm em mente para aquele material em específico.
Essa ação garante maiores chances de um projeto obter mais qualidade e eficiência.