Proteções necessárias no transporte de cargas

Uma das medidas que se deve tomar é optar por um Curso de movimentação de carga, pois ele ajuda o profissional a adquirir boas práticas de movimentação de cargas somente com esse treinamento.

Nesse curso é oferecido todos os procedimentos necessários à execução e planejamento da operação; ensina como funciona o rigger para que o profissional seja habilitado na prática o plano de içamento de cargas.

São ensinados também como realizar todos os cálculos de planejamento de carga e do rigger, pois é o próprio operador que é responsável em realizar os cálculos.

A capacitação de um operador de rigging é obrigatório de acordo com a norma NR12 e o curso de movimentação de cargo é um aprendizado completo sobre a operação.

O curso é capaz de oferecer todos os dados/ informações precisas para formar um profissional altamente eficaz e de qualidade para poder exercer suas determinadas funções como, por exemplo, os transportes de cargas ou materiais pesados.

Além disso, existem algumas empresas que preferem realizar somente consultorias e treinamentos específicos relacionados às normas regulamentadoras, entretanto, isso não e aconselhável, o melhor é fazer o curso.

Um dos motivos por incentivar o profissional a realizar o curso é que ele agrega benefícios, pois o operador consegue ser capaz de gerenciar os prováveis riscos operacionais que a operação de movimentação de carga requer e, também, consegue habilitar o operador a escolher os melhores equipamentos para usar no processo de movimentação.

O Rigger, nome dado ao profissional da área de movimentação de carga, é responsável pela segurança das pessoas que estão trabalhando no projeto e na segurança durante a realização da operação.

Ainda é responsável por achar soluções rentáveis e de ótimo custo para fazer a movimentação de carga e, essas qualidades, são adquiridas com a realização do curso, então, invista nele.

O que são correias transportadoras e qual a sua função?

Correia transportadora tem a função principal de locomover continuamente materiais de diferentes tipos como: grãos, fertilizantes, cascalho, cimento, madeira, carvão, minérios, areia, vidros, entre outros materiais.

Elas são muitos versáteis e tem capacidade de transportar itens com pesos, tamanhos e formas variadas, conseguindo atender a diversas demandas do mercado e, assim, suprindo vários segmentos que envolva o transporte de materiais.

correia é utilizada em várias aplicações, conheça cinco delas:

  • Indústria de produção;
  • Indústria pesada;
  • Armazéns;
  • Aeroporto;
  • Centros comerciais.

Na indústria de produção, as correias são usadas em várias indústrias de fábrica no qual transporta materiais que possuem várias unidades para cada procedimento.

Remove os produtos para fora das unidades de processamento.

Também são muito requisitadas em plantas de processos de alimento para transportar itens culinários, selá-los e embalá-los.

Elas têm a funcionalidade de transporte, auxilia na otimização de tempo e força, permitindo que os operadores possam exercer outras atividades.

Na indústria pesada, as correias de borrachas são utilizadas para o carregamento de materiais brutos/ pesados de um sítio para outro, ajudando a diminuir lesões dos funcionários.

Transporta esses materiais na linha reta ou por meio de elevação e mudanças direcionais.

Nos armazéns também se usam essas correias para carregar caminhões ou descarregar materiais pesados desses mesmos veículos. Em aeroportos, são utilizadas entregar as bagagens aos clientes.

Já nos centros comerciais suas aplicações são muitas porque são utilizadas em passadeiras ou passadeiras móveis.

A passadeira é encontrada na maior parte dos aeroportos das cidades para auxiliar no transporte de pessoas de um lugar para outro.

Conheça a função da cinta de amarração e EPIs

Cinta de amarração, ou cinta de elevação ou cinta de poliéster, também é reconhecida pelo nome de cinta de carga.

Sua composição é de poliéster ou de nylon no qual estão substituindo o item conhecido como superlaços que são cabos de aço que realizam determinadas funções.

Essas funções exigem um manuseio que não prejudica o produto/ material que será içado e, ao mesmo tempo, provêm mais flexibilidade e resistência que se iguala ao cabo de aço.

Existem empresas que oferecem variações de metragem, tipos e rupturas que se adéquam as demandas necessárias a cada empresa.

Outro ponto importante é a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, ou EPIs, que são importantes na prevenção de acidentes e riscos existentes.

Os epis são medidas de segurança que devem ser adotadas por todos os profissionais da segurança do trabalho, garantindo a proteção individual do trabalho.

Ele deve está conforme a NR 6 no qual todo dispositivo ou produto, de utilização individual usado pelo trabalhador, para proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e à saúde no trabalho.

Os EPIs devem estar enquadrados no Certificado de Aprovação – CA.

Antes de adquirir esses equipamentos, certifique-se da validade do certificado, isso garante a qualidade do produtos e proteção do funcionário. Vale ressaltar que a empresa deve fornecer o equipamento de forma gratuita.

redator Autor