O processo de usinagem é importantíssimo para que a indústria possa funcionar, afinal, é por meio de todo esse processo que as peças são moldadas para máquinas e equipamentos.
As indústrias são compostas por diversas máquinas e equipamentos, e feitas de diversas peças e estruturas.
Porém, algumas vezes, é necessário que as peças dessas máquinas sejam trocadas ou reformadas, para que o funcionamento do equipamento esteja sempre eficiente.
Por se tratar de peças específicas, é muito difícil fazer essas peças, e é por isso que existe o processo de usinagem de latão e de aço.
Este texto abordará o que é esse processo e como ele funciona.
Processos mais usados na usinagem
O processo feito pelas empresas de usinagem são compostos por diversos tipos de procedimentos, que combinados fazem com que a peça seja moldada e então fabricada de forma correta.
Cada tipo de processo precisa de atenção e cuidado por parte dos profissionais que trabalham diretamente na peça, isso porque para que a usinagem seja feita existem diversas ferramentas-máquinas que ajudam no processo de:
- Cortar;
- Refinar;
- Moldar;
- Finalizar.
Tudo isso ajuda na finalização das peças para as máquinas e equipamentos voltados para a indústria.
Agora, falaremos como ocorre alguns dos processos mais comuns no decorrer da usinagem e que ajudam no resultado final:
– Perfuração:
Os furos são importantíssimos para uma peça. E os furos são feitos por meio de um processo de usinagem e precisam de uma atenção delicada.
A operação para fazer os furos requer bastante atenção, isso porque os furos necessitam ter um diâmetro perfeito e devem ser do tamanho que o projeto perde.
Isso porque se os furos forem feitos de forma errada a peça não encaixa, ou então não fixa corretamente. Cada dia mais as empresas de usinagem em SP vem se especializando nesse processo de usinagem.
– Moagem:
O processo de moagem é feito com um tipo de pedra que molda o aço. Por isso que esse procedimento é bastante difícil, já que esse procedimento é de grande resistência.
Apesar de se um procedimento complexo (contudo, sua mecânica é relativamente simples), pode ser usada para diversos fins.
Alguns tipos de moagem são muito usado para afiar peças e dar formas a objetos acetinados.
Dois outros tipos de processos de usinagem
Além dos processos de usinagem, de moagem e perfuração, existem outros tipos que possuem grande importância para a fabricação de peças para inúmeros tipos de peças, principalmente na indústria metalúrgica. São eles:
– Fresagem:
A fresagem é responsável principalmente por realizar o corte das peças. Para que esse procedimento seja feito é usado inúmeras arestas que ficam girando ao redor do próprio eixo. Esse movimento que faz com que esse processo de usinagem confira o acabamento desejado para peça, sendo feito com precisão.
De forma geral o processo de usinagem e fresagem são usado para a fabricação de placas de aço, que levam logomarcas.
Também são usados em diversos tipos de peças delicadas, que exigem um acabamento mais minucioso.
– Torno:
O torno é uma das máquinas mais importantes dentro de uma usina. O seu manuseio é feito por profissionais que trabalham exclusivamente com essa máquina, porque esse processo é usado tanto para o processo de feitura como de acabamento nas peças.
Existem diversos tipos de tornos, entre os mais antigos está o torno mecânico, em que toda a regulagem era feita pelo torneiro mecânico. E os mais novos, onde o torno é manuseado por um computador.
Independente de qual torno seja é uma máquina muito potente e molda peças muito resistentes e que demandam muita tensão para serem confeccionados.
A importância da usinagem
Para que a usinagem tenha um bom desempenho é necessário que se tenha um bom projeto, afinal, é por meio desse projeto que as máquinas moldarão as peças.
Os projetos trazem especificações para que cada peça seja confeccionada corretamente e definem qual tipo de usinagem deverá ser utilizado, seja moagem, fresagem, perfuração, torneamento, entre tantos outros.
Em tempos milenares a usinagem já era usada, mais precisamente para forjar armas e espadas para diversos exércitos.
Hoje, apesar de participar da transformação do aço para a fabricação de peças, o precedimento da usinagem é de suma importância para que a indústria consiga manter o pleno funcionamento de suas máquinas e ferramentas.