Uma indústria é composta por diversos tipos de processos e sistemas, afinal, ela é responsável por uma variedade de elementos produtivos, que vão desde máquinas e ferramentas até mesmo metodologias de gestão industriais.
O que é manutenção industrial?
A manutenção industrial pode ser definida de diferentes formas, porém, ela é conceituada como um conjunto de diferentes elementos, procedimentos e métodos com o intuito de garantir o funcionamento dos equipamentos.
Além de garantir o funcionamento das máquinas e equipamentos, as empresas de montagem e manutenção industrial vem no intuito de manter o bom desempenho dos instrumentos.
Há diversos tipos de manutenções industriais e podemos destacar três tipos principais:
- Corretiva;
- Preventiva;
- Preditiva.
Tipos de manutenção
Como já explicitamos existem três tipos principais de manutenções industriais, que são a corretiva, a preventiva e a preditiva.
1. Manutenção corretiva
A manutenção corretiva existe para sanar os diversos problemas dos equipamentos e das máquinas. Ou seja, é uma manutenção que ocorre quando as máquinas e equipamentos sofrem algum tipo de falha.
Entretanto, a manutenção corretiva não está apenas atrelada a uma situação emergencial, há duas formas existentes: a não planejada e a planejada.
A. Não planejada
As manutenções corretivas não planejadas ocorrem quando há uma falta de planejamento dentro dos processos de manutenção e então acontece uma falha ou um dano nas máquinas.
De forma mais geral, possui um custo elevado já que o conserto é feito de maneira emergencial, atrapalhando a produção.
B. Planejada
A manutenção corretiva planejada é aquela que é percebida durante a produção e então a manutenção é efetivada.
O custo costuma ser menor, entretanto, não deixa de apresentar perda na produtividade, pelo fato da manutenção ser realizada ainda de forma emergencial.
2. Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é realizada de maneira periódica e tem como objetivo central prevenir os mais diversos incidentes, desde falhas a danos no equipamento.
As manutenções preventivas servem tanto para procedimentos de reforma de máquinas, como para evitar falhas.
Elas podem também são divididas em dois subtipos principais.
A. Preventiva condicional
Este tipo de prevenção é sempre feita levando em consideração o estado dos equipamentos. Um exemplo disso é a manutenção de CLP – Código Lógico Programável – usado na automação industrial.
B. Preventiva sistemática
Essa manutenção ocorre por meio de intervalos, ou seja, ela é periódica. Como seu próprio nome indica, essa periodicidade já é pré-estabelecida, com data marcada para a próxima manutenção.
3. Manutenção preditiva
A manutenção preditiva é na verdade um estilo de agir dentro da indústria. É uma técnica que monitora o desempenho dos equipamentos de forma a realizar manutenções de forma pontual, evitando problemas, como a ocorrência de uma manutenção corretiva.
Esse tipo de manutenção é de extrema importância dentro da empresa, pois evita que as máquinas e ferramentas cheguem a situações mais agravantes.
Por fim, as manutenções industriais tem como objetivo:
- Evitar falhas;
- Diminuir custos;
- Garantir eficiência dos processos;
- Evitar situações emergenciais.
Níveis de manutenção
A manutenção industrial pode ser tanto uma manutenção eletrônica industrial, como uma manutenção relacionada ao sistema mecânico ou de planejamento de produção.
Há princípios a serem guiados para a classificação de risco para a feitura de uma ordem na manutenção industrial. São elas:
- Emergencial: Esse tipo de nível, pode trazer riscos a operação e, por isso, é necessário acontecer a manutenção corretiva de forma imediata;
- Crítico: É um nível a baixo do emergencial, entretanto, a manutenção nesse estado pode ser programada e executada dentro de uma semana;
- Normal: São manutenções que são planejadas em uma semana e são compostas por manutenções preditivas.
Caso ocorra algum problema com as manutenções industriais, pode ocasionar em imprevistos como:
- Acidentes graves e diversos tipos de lesões;
- Prejuízo econômico para as empresas;
- Danos ao meio ambiente;
- Perda do fluxo de produção.
Dessa maneira, as manutenções industriais são importantíssimas para garantir o fluxo da operação, de modo a se tornarem eficientes e muito seguras, aumentando os lucros e diminuindo os custos existentes.