A água é um elemento fundamental para a existência humana, sendo de extrema importância para a sobrevivência e para o desenvolvimento na indústria.
Estima-se que 70% do corpo humano é composto por água, fazendo que apenas um dia sem o elemento, cause estragos grandes ao organismo, como a desidratação.
Mas consumir água contaminada também traz graves problemas, como infecções intestinais, contato com protozoários e vermes, e transmissão de doenças contaminantes.
Como esse é um elemento fundamental e precisamos consumi-lo é importante que a água esteja tratada, em um estado puro, sendo potável.
Por isso, estações de tratamento de água trabalham nesse processo, por meio de procedimentos que visam separar a água de sólidos, bactérias, protozoários, fazendo com que sejam eliminados por decantação, floculação, além de passar por filtros e aplicação de reagentes químicos para matar bactérias.
Além dos procedimentos convencionais de tratamento de água, existem outros processos de tratamento, que vão além do uso e consumo humano.
Até porque a água é utilizada em diversos segmentos, inclusive em obras da construção civil, na indústria, agricultura, em automóveis e outros exemplos. Por isso, esses procedimentos serão abordados nesse artigo. Confira!
Você já ouviu falar em desmineralização?
A Desmineralização de água é um processo que visa extrair minerais e metais, assim como íons que possam estar presentes na água.
Esse tipo de água será utilizado em turbinas, para sua alimentação e precisam estar sem nenhum tipo de sal para não afetar seu funcionamento.
A água possui algumas propriedades físicas, como a questão da condutividade e isso é tratado também.
No caso da Desmineralizador de água industrial, a água é considerada como deionizada, sendo considerada pura no aspecto químico.
Ela também pode ter as mesmas propriedades de uma água destilada. Esse procedimento é bastante utilizado na indústria, principalmente em caldeiras de pressão elevada, em turbinas que geram energia e, ainda, no resfriamento de máquinas, processos de lavagens de superfícies, entre outros.
Esse procedimento, dentro da indústria, é bastante importante por ajudar a evitar processos de corrosão e que os materiais possuam sujeira ou ferrugem.
No caso do projeto de desmineralização da água, ela pode ser feita de algumas formas, como o processo de destilação da água, removendo sais presentes na água. Outro processo ocorre por troca de íons, gerando um leite considerado misto.
Esse tratamento remove íons que ficam presentes na água, como é o caso de magnésio, cálcio e sílica. Com isso, é necessário passar por esse tratamento de remoção de íons, realizando esse procedimento químico.
No caso do leite misto que é gerado, tanto íons como cátions se misturam, sendo utilizado em um processo de purificação. Nesse processo, é possível realizar a neutralização do pH do componente.
Outro procedimento que se refere ao abrandador é um processo de troca de íons, sendo responsável por retirar a chamada “dureza da água”, também conhecida como cálcio e magnésio.
Um outro procedimento diz respeito à eletrodiálise, que pode ser utilizada no lugar do leite misto. Ela não utiliza produtos químicos e é bastante utilizada na indústria de remédios.
Procedimentos: a osmose reversa
A osmose é um dos pontos nesse processo de desmineralização. No caso da osmose reversa ocorre a separação de modo físico entre água e sais minerais, utilizando um filtro (também considerado como um permeador).
Águas com grandes concentrações de sais são descartadas (cerca de 25%). Esse processo pode ser realizado com a ajuda de um Filtro osmose reversa industrial, que atua no procedimento de separação para que a água fique utilizável no âmbito industrial.
O uso de filtros para água
Ainda sobre o uso da água para consumo humano, existem alguns modos de tratamento e filtragem para garantir que a água está pura.
Um dos meios utilizados é o de filtro de agua, que pode ser instalado, tanto em residências como em ambientes corporativos, e atua filtrando a água que vem da torneira, que está pronta para ser utilizada, mas imprópria para o consumo humano, no aspecto de ingerir.
Outra alternativa é utilizar a torneira com filtro, pois oferece os seguintes benefícios:
- Ajuda na purificação da água;
- Oferece maior comodidade aos consumidores;
- Não tem muitos problemas com manutenção (apenas uma troca trimestral, geralmente);
- Evita a compra de galões de água.
Diante dos benefícios, vale a pena buscar por esse tipo de material, para consumir uma água pura e livre de bactérias e contaminantes.