Por que utilizar a caldeira no ramo industrial?

Utilizada em diversos setores industriais, as caldeiras são consideradas um importante equipamento. Para quem não sabe, a caldeira tem o papel de produzir vapor, por meio do aquecimento da água.

Assim, esse vapor é utilizado para a esterilização de diversos materiais, cozimento de alimentos, para alimentar máquinas térmicas, entre várias outras aplicações de calor que usam vapor. Confira os principais setores que fazem uso da caldeira industrial:

Setores que fazem uso da caldeira industrial

As caldeiras são muito utilizadas na indústria madeireira, fornecendo o calor necessário para que as estufas possam fazer a secagem.

Desta forma, quando bem secas, as toras podem transformar-se em madeira serrada, laminados, compensados e placas, tudo isso com maior qualidade e durabilidade.

As caldeiras são usadas também, em usinas para a geração de energia. Esse processo, divide-se em três etapas.

A primeira delas, é a queima de um combustível, como o gás ou carvão, assim, a água transforma-se em vapor, devido ao calor gerado pela caldeira.

Já na segunda etapa, é utilizada a alta pressão de vapor, girando a turbina e assim acionando um gerador elétrico.

É na terceira etapa que o vapor transfere o resíduo da energia térmica para um circuito, completando assim, o ciclo.

Os frigoríficos também costumam usar as caldeiras, sendo um dos componentes mais importantes nesses locais, tanto que, o vapor gerado na caldeiraria, é usado em praticamente todos os setores.

Entre eles, a graxaria, onde o vapor é usado nos digestores para o cozimento dos produtos. Ainda nos frigoríficos, utiliza-se para o fornecimento da água, que serve para esterilizar os utensílios e também para lavar as mãos.

E ainda, para a limpeza dos ambientes, o que confere um local mais higiênico. Se por qualquer motivo, as caldeiras pararem de funcionar, a maioria das produções ficam paralisadas.

O setor de laticínios também necessita do uso das caldeiras industriais, uma vez que esses equipamentos fornecem o vapor de água na pressão ideal para os laticínios.

Assim, o vapor serve para as etapas do processamento do leite que precisam do calor, como a pasteurização, fabricação de creme de leite, esterilização de recipientes, aquecimento de tanques de água, fermentação e ainda, para a limpeza.

Visor de nível

O visor de nivel para caldeira é muito importante pois, permite que se visualize o nível dos líquidos nas caldeiras e vasos de pressão. Esse equipamento pode ser encontrado em dois modelos.

Um deles, é o visor de nível para caldeiras refletivo, utilizado para visores mais simples, permitindo assim, a visualização de apenas um líquido.

No entanto, o visor de nível para caldeiras liso, é usado para valores duplos, permitindo a visualização tanto do nível, quanto da cor dos mais diversos fluidos, por meio da passagem de luz.

O mais interessante deste material, é que ele pode ser montado de diversas maneiras, podendo atender à necessidade específica para cada aplicação. Sendo indicado, principalmente para:

  • Indústria de processo;
  • Para sistemas que fazem transferência de calor e refrigeração;
  • Detectar o nível do líquido;
  • Plantas para criogenia.

Inspeção de caldeiras

Mas, para que as caldeiras trabalhem da maneira ideal, é necessário que seja realizada a Inspeção de caldeiras. Essas inspeções precisam ser regidas de acordo com a Norma Regulamentadora 13.

Uma exigência do Ministério do Trabalho, que estabelece os requisitos mínimos para a integridade das caldeiras, com manutenção e inspeção, garantindo a saúde e segurança dos trabalhadores.

Assim, essas inspeções auxiliam na redução de acidentes, de encargos trabalhistas e previdenciários, diminuição de danos ao patrimônio da empresa.

Além de poder detectar os riscos que contribuem para a ocorrência de acidentes no trabalho. A inspeção deve sempre ser realizada por profissionais capacitados.

Antes mesmo que os equipamentos entrem em operação. Dessa forma, é possível detectar e eliminar os riscos já no seu início.

É necessário ainda, inspeção periódica, sendo realizada anualmente, com exames externos e internos. Ao fazer a compra, verifique se os fabricantes de caldeiras respeitam todas as normas preestabelecidas.

Assim, você adquire um equipamento confiável, que não colocará a vida de seus funcionários em risco e nem o patrimônio da empresa.

Por isso, pesquise bem a fornecedora, converse com pessoas do setor e veja qual a melhor opção. E não esqueça de contratar equipe especializada, para fazer a manutenção das caldeiras.

redator Autor