Por que usar torre de resfriamento industrial?

Precisa extrair calor desperdiçado para a atmosfera em sistemas que geram muito calor que, se não forem extraídos, podem prejudicar a funcionalidade do sistema? As torres de resfriamento industrial exercem bem essa função.

Aquelas que dependem do ar para atingir sua função de resfriamento geralmente são instalados em sistemas de circuito fechado e dependem do ar para resfriar o fluido de trabalho e secar a temperatura do ar do bulbo.

Já as torres que dependem de vapor dependem de água que, quando evapora, remove calor excessivo a ponto de o fluido de trabalho se aproximar da temperatura do ar do bulbo úmido.

Lembrando que, em uma torre de resfriamento, o realmente importante é o enchimento torre de resfriamento. Uma folha de plástico é usada em torres para construir a região mais superficial da torre.

Se for necessário expandir a superfície, é preciso levar em consideração o contato com a água e os preenchimentos para que a água tenha mais área de superfície no preenchimento da torre de resfriamento.

Diferentes estruturas foram associadas ao uso de torres de resfriamento. Estruturas como refinarias de petróleo, centrais térmicas e plantas de processamento químico precisam usar torres de resfriamento para extrair o calor excessivo que geram para a atmosfera.

A história das torres de resfriamento remonta ao século XIX, com o advento dos condensadores que eram usados ​​com os motores a vapor. Os condensadores foram usados ​​principalmente para resfriar o vapor que foi ejetado das turbinas que ajudavam a operar os motores a vapor.

Esse resfriamento foi eficaz na redução da pressão que, de outra forma, poderia levar a uma situação em que poderia haver alto consumo de vapor, o que poderia se traduzir diretamente em alto consumo de energia.

Esses mesmos princípios foram aplicados às primeiras torres de resfriamento. Com o calor gerado levando a ineficiências na operação da máquina ou do sistema, havia a necessidade de esfriar os sistemas para que funcionassem normalmente.

Lembre-se de que as torres de resfriamento devem sempre funcionar efetivamente para que as estruturas que as utilizam mantenham sua funcionalidade adequada e por isso precisam de manutencao de torres de resfriamento.

Categorização das torres de resfriamento

As torres de ventilação, ar condicionado e compressor de ar são utilizadas principalmente para fins de permitir a circulação do ar. Esses tipos de torres de resfriamento podem ser usados ​​em locais diferentes, tanto no uso doméstico quanto comercial.

No entanto, eles desempenham um papel importante e as recentes melhorias neles os tornaram populares em termos de uso.

As torres de refrigeração industrial, como o nome sugere, são usadas no escopo de fins industriais. As torres de resfriamento em refinarias de petróleo, plantas de processamento químico e outras plantas industriais usam o tipo industrial de torres de resfriamento.

A torre de embalagem, como o nome sugere, é embalada para uso no sentido de que pode ser carregada em caminhão e usada no campo em que é necessária.

Elas são usadas ​​principalmente em empresas que não exigem grandes demandas de refrigeração devido à sua capacidade limitada de lidar com altas temperaturas.

As torres de resfriamento de fluido usam a técnica de resfriamento do fluido de trabalho de forma que ele seja passado através de um tubo, que, por sua vez, é pulverizado com outro líquido de resfriamento — que, na maioria dos casos, é água.

As torres de resfriamento a seco são como uma secador profissional, pois utilizam uma técnica de transferência de calor por convecção, na qual o resfriamento do fluido de trabalho ocorre ao passar por superfícies que o esfriam sem o uso de outras substâncias, exceto o ar.

As torres de resfriamento úmidas geralmente envolvem o uso de água de forma que o calor excessivo do fluido de trabalho seja usado para aquecer a água, o que ajuda significativamente a esfriar até as temperaturas desejadas.

As torres de arrefecimento podem ser categorizadas das seguintes formas:

  • De acordo com seu uso;
  • De acordo com a forma como são construídas;
  • De acordo com seus métodos de transferência de calor;
  • De acordo com os métodos de fluxo de ar que empregam;
  • De acordo com seus métodos de fluxo de ar para água.

Inovação das torres de resfriamento

Enfim, os níveis atuais de inovação podem garantir que novos tipos de torres de resfriamento sejam criados.

Até o momento, o nível de desenvolvimento alcançado nos sistemas das torres de resfriamento e de Secador de ar comprimido registrou um aumento na eficiência dessas torres, provocando, assim, casos de consumo reduzido de energia.

Ou seja, as torres de resfriamento operam efetivamente e de forma satisfatória. Pense nisso!

redator Autor