No artigo a seguir vamos falar sobre um item que se tem muito uso na indústria, por se tratar de algo indispensável, que é a válvula.
Mas, afinal, o que é esse item? É um dispositivo de suma importância que é inserido em tubulações, que pode servir para movimentar, parar e, até mesmo, regular o fluxo.
Este, por sua vez, pode ser de inúmeros elementos como líquidos, gases, entre outros, são de grande importância pois são reguladores, que ajudam em muito na segurança.
Válvula globo
O dispositivo válvula globo tem como função impedir ou fazer o controle de um determinado líquido ou algum gás através de um tubo ou de um sistema de distribuição.
A composição de montagem desse objeto tem no meio dele o seu anel sede e também o obturador e que são paralelos ao tubo, permitindo a abertura no momento que o volante é girado no sentido anti-horário, fecha quando é feito o movimento inverso, para assim realizar sua função. Este aparato pode ser estruturado para lidar com fluxos de qualquer direção.
O anel sede e o obturador, que faz divisão do interior do tubo, tem sua posição paralela ao comprimento do tubo, o anel sede tem uma abertura que tem como forma de selamento um disco ou uma ficha plana, que ao ser empurrada para baixo e para dentro da abertura, que fica perpendicular ao tubo, para interromper o fluxo que se passa pelo tubo.
O volante que se localiza na parte superior e externa do tubo, possui uma haste que fica ligada em um ponto chamado tampa externa, possibilitando que o disco seja movimentado manualmente.
Em grandes projetos industriais, um dispositivo destes pode ter um selamento que utiliza um sistema pneumático, elétrico ou atuadores (que usam força hidráulica), ao invés de utilizar um volante que é a forma manual.
Esses itens são também conhecidos como válvulas borboletas, pois conseguem fazer a redução de fluxo através do tubo. O aparato em questão oferece um ótimo controle para fazer a regulação de líquidos e gases.
Pode se fazer o controle da vazão e o redimensionamento da distribuição em locais que se é difícil de acessar ou também para casos que se tenha uma falta de água em algum determinado local.
O desgaste deste item são mínimos por erosão, porém tem uma grande perda, quando existe uma mudança no fluxo, não são indicadas para fluídos que sejam mais espessos ou substâncias que podem ser impedidos por desvio, o que pode gerar uma desvantagem de sua utilização.
Calibração de valvulas de segurança
As chamadas válvulas de segurança são dispositivos que são automáticos, que servem para alívio de pressão, e na estrutura tem uma abertura instantânea (POP), quando for atingida a pressão da abertura. Este item tem uso para fluidos que sejam compressíveis, como gases e vapores.
Estes dispositivos de segurança precisam fazer parte de um programa de inspeção que possa estabelecer uma frequência na sua inspeção, para que tenha a calibração de valvulas de segurança, caso necessário.
As válvulas possuem 4 classes nesses casos, conforme abaixo:
- Classe A: Válvulas que podem sofrer com alterações ambientais ou que precisem de manutenção corretiva frequentes;
- Classe B: Válvulas que possam ser sujeitas a um reduzido desgaste por parte do fluido;
- Classe C: Válvulas que mantenham tem contato com fluidos limpo, entupimento, não possua risco de colagem ou desgaste dos materiais em contato;
- Classe D: Válvulas em que possuam comprovação de um bom histórico de manutenção.
Periodicidade da inspeção, prazo máximo que é recomendado:
- Classe A – 1 ano;
- Classe B – 2 anos;
- Classe C – 4 anos;
- Classe D – 6 anos.
É preciso que todas as válvulas possuam um confiável e também comprovado histórico de recepção e de manutenção, a fim de poder confirmar, aumentar ou reduzir os prazos de inspeção.
É necessário um fornecedor que seja capacitado e certificado, sendo de suma importância para segurança e integridade física das pessoas e instalação de uma organização.
Válvula direcional hidráulica
A válvula direcional hidráulica é um equipamento que tem como função controlar a pressão, direção ou, até mesmo, o volume de um fluído em um sistema que seja hidráulico.
Seu principal ponto é a função de orientar a direção que o fluxo deve seguir, comandando sua partida, parada e também sentido da vazão.
Basicamente, possuem uma estrutura com passagens internas, um êmbolo que serve para comando e uma ou duas molas de retorno. São bem usadas em transporte de água e gás, por ser uma valvula reguladora de pressão.