Os serviços importantes para laboratórios e suas melhorias

Os laboratórios industriais, que estão presentes em diferentes segmentos dentro do setor e podem fornecer uma série de processos e resultados dos quais muitos ciclos de produção dependem diretamente, devem contar com sistemas e dispositivos que otimizem sua operação e tornem os exames e os experimentos mais confiáveis e seguros.

Por isso, é fundamental conhecer os equipamentos que fazem parte desse ambiente e entender como a qualificação é importante nesse contexto.

No artigo que você acompanha a seguir, saiba mais sobre o tema e conheça alternativas de extrema eficiência disponíveis atualmente para conferir mais proteção e confiabilidade aos laboratórios.

Condicionadores de voltagem

Nobreak industrial, também conhecido pelo nome de Fonte de Energia Ininterrupta (com sigla UPS em inglês) é um dispositivo que regula não só a voltagem como também a pureza da energia fornecida aos aparelhos eletrônicos que a ele estão conectados.

Isso sem falar que, em caso de queda da eletricidade, os nobreaks também podem realizar alimentação alternativa por meio do uso de baterias.

No geral, podemos dizer que esses equipamentos protegem os componentes eletrônicos e contribuem para um espaço de produção muito mais seguro, organizado e prático.

Embora dispositivos como o filtro de linha e o estabilizador também possam ser utilizados com essa mesma finalidade, o alto desempenho do nobreak é mais completo e direcionado, especialmente por fornecer eletricidade em casos de apagões ou demais situações que acarretem na interrupção de distribuição elétrica pela concessionária.

A potência desse equipamento é medida em voltampere (VA), que é o quanto de energia pode ser produzida pela bateria em questão no caso de um corte na alimentação convencional, o que vai indicar por quanto tempo os nobreaks conseguem manter os equipamentos ligados.

É preciso levar em conta, nesse caso, o número de itens que compõem essa rede e o nível de consumo de cada um deles.

No geral, 15 minutos é mais que o suficiente para salvar todos os arquivos em produção, fechar os programas corretamente e desligar o computador.

No caso de um apagão, os nobreaks disponibilizam esse tempo para os operadores, tornando o ambiente de trabalho mais organizado e protegido.

Os três modelos mais conhecidos são os nobreaks standby (offline), os nobreaks de linha-alternativa e os nobreaks online.

Cada um se ajusta melhor a uma demanda, de modo que vale a pena consultar profissionais da área de aplicação e manutenção desse aparelho para entender qual tipo vai atender de forma mais resolutiva as necessidades de um determinado ciclo de montagem ou produção industrial.

Manômetros

manometro é outro exemplo de dispositivo fundamental para a prática industrial de qualidade, sendo capaz de medir a pressão por meio da força que um fluido, seja ele líquido ou gasoso, pode exercer em determinada superfície.

O aparelho fornece o valor da pressão com base na unidade de área superficial e pode lançar mão de diferentes técnicas.

Isso porque os avanços na área de medição de vácuo e de pressão têm aumentado cada vez mais e os medidores desse tipo são constantemente empregados nas atividades de produção, tornando-se cada vez mais recorrentes no cotidiano das fábricas e indústrias.

O modelo mais conhecido atualmente são os manômetros metálicos.

No geral, a finalidade principal desse tipo de utensílio, fundamental para as medições laboratoriais, é indicar valores no vácuo e fornecer informações sobre pressões inferiores à pressão atmosférica.

Importância da calibração

O uso de equipamentos como o medidor de pH, também conhecido como phmetro, garante que as operações sejam mais precisas e de qualidade. Isso porque o conhecimento exato sobre as condições de produção e os materiais utilizados é fundamental para a obtenção de resultados mais confiáveis.

Para isso, no entanto, é importante calibrar os dispositivos, evitando que eles forneçam informações imprecisas ou até mesmo erradas.

Calibração de phmetro, por exemplo, deve ser feita conforme as indicações da fabricante e sempre que houver a necessidade.

O controle e o monitoramento do pH presente em uma amostra é um exemplo de processo que precisa ser conduzido com toda a exatidão possível, sendo recorrente em:

  • Indústrias alimentícias
  • Indústrias químicas
  • Indústrias farmacêuticas
  • Laboratórios

O mais importante é procurar pelo serviço treinado e experiente de uma Empresa de calibração de instrumentos SP que está comprometida com a precisão e com os detalhes tanto quanto seu ciclo produtivo. Isso vai gerar resultados mais confiáveis e evitar perdas e prejuízos causados pela produção negligente ou incorreta.

redator Autor