Os motores são amplamente utilizados no meio industrial, porém, é possível encontrar diferentes modelos devido a variedade de aplicações existentes. Por exemplo, o motor hidráulico, que tem como principal funcionalidade converter a energia da água que está em movimento em energia mecânica. No entanto, além dessa opção, também há possibilidade de utilizar outros líquidos, como o óleo.
Para sua operação adequada, naturalmente, é preciso que receba o fluído armazenado em um reservatório, o que é possível por meio de tubos hidráulicos que são pressurizados em uma bomba hidráulica. Ainda mais, um motor de combustão interno auxilia a bomba hidráulica da unidade do fluído, para que seja direcionado para o motor hidráulico.
Sendo assim, a água, óleo ou outro fluído se locomove sob pressão e gira o motor e uma vez que flui por meio dele, posteriormente retorna ao reservatório. O funcionamento se dá pela repetição desse ciclo.
De forma geral, todo esse processo ocorre graças a um conjunto que envolve mangueiras, válvulas e a bomba hidráulica. Entre as principais aplicações, é possível citar:
- Unidades de alimentação;
- Guinchos;
- Escavadoras;
- Cortadores de trincheira;
- Plataformas de perfuração.
Já entre os modelos mais comuns de motores hidráulicos, é possível citar os de engrenagem e de pistão.
O primeiro é composto por duas engrenagens associadas em uma caixa com forma retangular, com tubos de entrada e saída que estão localizados em lados opostos.
Já os modelos de pistão são formados por um tambor de cilindro que apresentam uma série de pistões.
Como funciona o motor a vapor?
O motor a vapor, também é chamado de maquina a vapor e consiste em um elemento criado para a locomoção de máquinas em torno do século XVIII.
Sendo assim, entre as opções apresentadas ao longo do texto, é o mais antigo, sendo aperfeiçoado até o começo do século XX.
Conforme o próprio nome indica, o combustível aplicado para o seu acionamento é o vapor d’água. Um dos grandes avanços que marcaram o modo de funcionamento desse motor, foi realizado por James Watt, quando foi aplicado na movimentação das primeiras locomotivas, fábricas e barcos, fazendo parte da base da Revolução Industrial.
Para compreender um pouco de seu funcionamento, é possível citar como exemplo o motor a vapor a pistão que eram amplamente aplicados em locomotivas.
Seu acionamento se dá por meio de uma válvula corrediça, que possibilita que o vapor com alta pressão entre em qualquer lado do cilindro. Para o deslizamento da válvula, há uma haste de comando, que normalmente é conectada com uma cruzeta.
Posteriormente, o vapor é liberado por meio de uma chaminé ou condensado e bombeado retornando para a caldeira.
Principais características do motor elétrico
O motor eletrico é aplicado para a conversão de energia elétrica em energia mecânica para gerar operação em um determinado sistema.
De forma mais específica, a energia rotacional é criada por meio da força dos campos magnéticos que são impulsionados pela corrente alternada que flui através das bobinas.
Grande parte dos motores de corrente alternada apresentam dois elementos de maior destaque: rotor e estator.
Basicamente, o estator consiste em um anel de metal que tem como principal funcionalidade prender as bobinas de fio em um núcleo constituído por aço. A corrente atravessa por esses fios para que o campo magnético rotativo seja produzido.
Já o rotor corresponde a uma haste, que apresenta uma pilha de barras condutoras com espaçamento uniforme no seu núcleo.
No decorrer de seu funcionamento, o núcleo estabelece uma interação com o campo magnético criado pelos enrolamentos e o estator, e, dessa forma, o rotor gira e o torque é produzido.
É importante citar que existem os motores elétricos de corrente alternada e os de corrente contínua, além da fonte de alimentação, a principal diferença entre ambos é a forma de controle da velocidade.
Isso se deve ao fato de que em motores de corrente contínua, a velocidade apresenta variação de acordo com a tensão aplicada, tendo uma relação relativamente linear, enquanto o de corrente alternada tem a velocidade estabelecida conforme a corrente e a frequência da tensão.
Um exemplo de equipamento com corrente alternada, é o motor monofásico, que apresenta um conjunto de bobinas. Entre tantos modelos de motores apresentados, é fundamental que os profissionais escolham com cautela, principalmente para atender as aplicações de forma adequada.