Os diferentes tipos de gases

Existem vários elementos que são essenciais para a sobrevivência de diversas espécies, e os gases fazem parte desses elementos.

O oxigênio é um bom exemplo de gás importante para a sobrevivência, pois ele ajuda na alimentação das células para que estas consigam realizar suas atividades.

Sem oxigênio, não haveria vida humana e nem de muitas espécies. O mais interessante é que além desse gás, existem outros que podem ajudar não somente na sobrevivência, mas em processos de recuperação e cura de doenças.

Outro detalhe interessante também é que a presença de gases é fundamental não somente como uma forma de sobrevivência, mas existem variados tipos que são gerados por processos de combustão, assim como os necessários dentro da indústria, para o seu funcionamento.

Os gases do cotidiano

No dia a dia existem os gases disponíveis na atmosfera, sendo que alguns são responsáveis pela nossa respiração (principalmente o oxigênio), assim como o gás carbônico.

Esse, em grande excesso na atmosfera, pode ser um dos causadores do aquecimento global, que representa o aumento da temperatura do planeta.

Além disso, o gás carbônico, que é formado por carbono e oxigênio, faz parte do processo de fotossíntese das plantas. Por isso, o plantio de árvores pode ser uma excelente opção para amenizar e reduzir os efeitos do aquecimento global.

Ainda em relação à respiração, o ar presente na respiração é composto tanto pelo oxigênio, como também pelo nitrogênio. Outro gás presente é o metano, principalmente no gás natural e nos gases dos bovinos e ruminantes.

Um outro gás bastante presente na sociedade é o gas de cozinha. O botijão de gás está presente na maioria das residências e é formado por um gás liquefeito de petróleo (também chamado de GLP) e butano. Ele é altamente inflamável e contribui para o preparo dos alimentos.

Mas, em relação a este gás é preciso ter um cuidado especial, pois seu vazamento pode causar tonturas e problemas na respiração, por conta da sua inalação.

Como o gas de cozinha naturalmente não possui cheiro, seus fabricantes inseriram substâncias para gerar cheiro. Com isso, quando o gás está “vazando” do botijão é mais fácil identificar.

É muito fácil encontrar um Botijão de gás comprar, já que esse produto está disponível com facilidade no mercado. Geralmente, um botijão dura em média de 3 a 4 meses, a depender da sua utilização.

Ambiente hospitalar: a importância de gases medicinais

Na medicina, alguns gases são utilizados em diversos procedimentos para alívio de sintomas. Por exemplo, durante cirurgias, operações ou em momentos em que pacientes estão com dificuldades respiratórias, é muito comum utilizar oxigenio do cilindro para ajudar na respiração desse paciente.

Ainda, em alguns procedimentos cirúrgicos, o paciente precisa dormir e, com isso, alguns podem ser utilizados de forma sedativa.

Também é possível verificar o uso de um gás sintético, no caso de pessoas que chegam com problemas respiratórios. Nesse caso, o médico recomenda uma inalação para ajudar a desobstruir as vias respiratórias, para que esse paciente sinta-se melhor.

Devido à importância desses gases, os setores hospitalares buscam por Empresas de gases medicinais, que trabalhem com a produção de forma comprimida em cilindros ou de forma líquida.

É importante buscar por uma empresa confiável, que ofereça credibilidade pelo produto oferecido e possua certificações, acerca dos regulamentos de segurança.

Indústria: controle na emissão de gases

Dentro do ambiente industrial, é muito comum que os procedimentos realizados internamente acabem gerando algum tipo de gás, assim como existem gases que podem ser fabricados dentro do ambiente industrial.

Um sistema presente na indústria é o pneumático, que trabalha exatamente com o deslocamento dos gases dentro da indústria.

As Empresas de gases industriais são especialistas na produção de gases diferenciados, tanto no aspecto de ácidos, como os que serão vendidos para outros segmentos.

Por exemplo, um gás que faz parte das tubulações, mas que é altamente nocivo ao ser humano é o monóxido de carbono. Como ele não tem cheiro, é difícil de identificar, e a pessoa vai ficando sonolenta e morre.

Dentro da indústria, outros gases podem ser produzidos, como:

  • Argônio;
  • Hélio;
  • Acetileno;
  • Gases para recarga de cilindros;
  • Entre outros.

Ou seja, diante de variados segmentos e utilização dos gases, o cliente pode buscar ter uma melhor qualidade dos gases que são essenciais para ele, além de utilizar os materiais necessários no âmbito comercial.

redator Autor