Os diferentes gases existentes

Seja na residência ou na indústria, os gases são essenciais para transformação de diversos processos. Nas residências, o gas de cozinha é responsável quase sempre pelo cozimento dos alimentos, sendo extremamente importante para o seres humanos.

Já na indústria serve para realização de procedimentos, movimentação de máquinas e feitura de reações químicas.

Seja qual for o uso, é imprescindível que o gás esteja presente. Os gases industriais, que são aqueles usados em grandes processos de produção, consistem nada mais que um grupo de gases que são vendidos comercialmente e colocados em aplicações diversas.

Os gases usados na indústria participam de procedimentos como:

  • Fabricação de aço;
  • Fabricação de medicamentos;
  • Fabricação de semi condutores;
  • Fabricação de solda, entre outros.

Esses gases podem ser tanto inorgânicos como orgânicos, e são produzidos por meio de processos de separação do ar ou então ar sintetizado quimicamente e se apresentam em formatos líquidos, comprimidos (como por exemplo o botijão) e, até mesmo, sólidos, como é o caso do gelo seco.

Informações sobre os gases industriais e domésticos

Os gases então desempenham funções diversas, como alguns servem para fabricação de outros produtos, como é o caso dos gases oxigênio, nitrogênio e hidrogênio.

Por exemplo, este último participa da produção do amoníaco e também da hidrogenação de óleos comestíveis e importantíssimos para as indústrias químicas e petroquímicas.

O nitrogênio, por outro lado, é usado para conservação de sabor de diversos alimentos embalados evitando assim sua oxidação, e o gás carbônico é muito usado para se refrigerar sorvetes, carnes e muitos outros alimentos.

Tanto o nitrogênio como o carbônico é usado como um tipo de agente inertizante para ser aplicado em tanques, e reservatórios que armazenam produtos explosivos.

Tipos de gases

Existem então, como vimos, um conjunto de gases que são importantes tanto para o uso industrial como para o uso doméstico, assim, trataremos com mais detalhes sobre alguns desses gases utilizados no mercado.

1. Gás oxigênio

O gás oxigênio é algo que todo mundo já ouviu falar, ele participa de cerca de 21% de toda a composição da atmosfera.

É um gás indispensável para que a vida na Terra consiga se manter, afinal, os seres vivos, como bactérias, fungos, plantas, animais, humanos, entre outros, usam esse gás em seus processos metabólicos.

O seu ponto de ebulição, ou seja, de evaporação, é em -183 ºC, fazendo com que suas características não tenham nem cheiro, nem gosto. A sua produção pode ser feita por meio do processo de liquefação e eliminação do ar da sua composição.

Nas indústrias esse gás é usado na fabricação de aço, solda, e produtos químicos, também podem ser usados em tratamentos médicos (como o gás oxigênio medicinal), fábricas de vidro e papel e também como gás oxidante para combustível de foguetes.

2. Nitrogênio

O nitrogênio está presente em cerca de 78% da atmosfera, sendo importantíssimo também para a vida na Terra. A sua ebulição acontece por volta de -196 ºC, não possuindo nem cheiro, nem gosto também.

É fabricado por meio da ebulição, ou seja, abaixando sua temperatura, e assim, originando o nitrogênio gasoso e também o líquido dependendo do que é necessário para a aplicação industrial.

Por ser considerado um gás inerte, isto é, que não reage a outros produtos, é usado na fabricação de aço e semicondutores, na indústria química e de análise, entre outros.

3. Gás liquefeito de petróleo (GLP)

O gás liquefeito de petróleo, ou GLP, é um dos gases mais usados, pois está presente em quase todas as residências.

É um gás que deriva do refino do petróleo e diz respeito a um composto de outros gases hidrocarbonetos, como o propano e o butano.

Suas características incluem seu alto poder calorífico e qualidade de queima, além de fácil manuseio, baixo impacto ambiental e facilidade no transporte.

No entanto, por ser um gás comerciável e vindo do petróleo, o preço botijão p45 cheio tende sempre a variar.

Deste modo, pudemos observar que a indústria e as residências usam os gases para seus projetos. Em alguns casos, pelos gases serem voltados a atmosfera queimados, permitem que se forme a chuva acida, um fenômeno climático que afeta regiões, plantações e outros lugares.

Por isso que o uso de gases deve ser sempre mediado pela necessidade.

redator Autor