Os processos e tarefas operacionais das empresas, não mais estão sendo atribuição apenas de funcionários. Hoje, com o constante avança das tecnologias, cada vez mais se tem aderido aos sistemas computadorizados para automatizar serviços e funções específicas nos meios empresariais, como o robotic.
O chamado de Robotic Processo Automation, ou a sigla RPA tem se tornado cada vez mais presente, mas você conhece esse tipo de solução? Não? Bom, iremos ao longo deste texto, discorrer mais sobre o assunto, e lhe mostrar quais as vantagens que isso representa para as empresas.
Então continue a sua leitura e vamos juntos entender melhor sobre esse tema.
Robotic Process Automation – definição
A sigla RPA (Robotic Process Automation) é o nome que é dado para soluções de automação por meio de software – entenda como robôs – que navegam na camada de visualização dos mais variados sistemas.
Eles possuem a função de substituir tarefas repetitivas, operacionais e banais, deixando os funcionários livres e prontos para realizar aqueles serviços que necessitam do uso da inteligência, do julgamento, da razão, de sentimentos e outros fatores que apenas humanos podem desempenhar.
Basicamente, são itens que atuam na área de automatização inteligente de processos e se utilizam de ferramentas de inteligência artificial para que se busquem soluções e estratégias para a empresa que a utiliza.
Dessa forma, uma infinidade de processos e afazeres da companhia são otimizados e automatizados, fazendo com que a mão de obra humana em tarefas repetitivas diminua em grande escala, resultando em economia.
Com isso, como já mencionado, torna-se possível que os funcionários da empresa aloquem sua inteligência para atividades mais intelectualizadas, nobres e criativas.
Esses sistemas que funcionam sem nenhuma integração e que exige uma larga equipe para preencher dados e planilhas, agora serão executados por robôs, que os farão em uma agilidade e velocidade muito superior ao que é realizado de forma manual. Trata-se de uma verdadeira transformação digital nas empresas.
Funcionamento
Para esclarecer, a diferença entre o sistema RPA da tradicional automação de TI, é o uso de softwares com a devida capacidade de se adaptar a situações de mudança, exceções e novas imposições solicitadas.
A partir da criação do softwares robô como uso das ferramentas RPA, este mesmo terá a capacidade de interpretar e diagnosticar processos específicos dos programas que os funcionários já utilizam, sendo assim, ele pode manipular dados, realizar respostas, incutir novas ações e poder se comunicar com outros sistemas de maneira independente.
O método do RPA imita ações que são desempenhadas por pessoas ao executar uma determinada tarefa em tela, e posteriormente as repete, quantas vezes for necessário e numa velocidade de alta relevância.
Uma série de benefícios podem ser proporcionados com o seu funcionamento, tais como:
- Otimização dos processos;
- Funcionários desempenhando tarefas verdadeiramente intelectuais e não as repetitivas;
- Diminuição de custos com mão de obra ;
- Tarefas feitas em pouco tempo.
Mesmo que a priori, pareça caro, esse tipo de tecnologia diminui muito a demanda por funcionários e terceirização de serviços. Em outras palavras, pode-se dizer que essa fórmula resulta em custos operacionais mais baixos.
Com o Robotic Process Automation, é possível que se monitore e rastreie todas as tarefas a serem realizadas, método que traz praticidade, ou seja, permite que as empresas possam se portar de forma compatível com auditorias e regulamentações.
Ao redor do mundo, estima-se que a inteligencia artificial provinda dos softwares de automação substitua até 140 milhões de funcionários em tempo integral ao redor do globo até 2025, mas há uma ressalva, serão criados diversos trabalhos de alta qualidade para os que se mostrarem capazes de manter e desenvolver melhorias para os softwares.
O método do RPA imita ações que são desempenhadas por pessoas ao executar uma determinada tarefa em tela, e posteriormente as repete, quantas vezes for necessário e numa velocidade altíssima.
O robotic process automation significa uma verdadeira transformação digital, ao se empregar robôs e computadores para desempenhar as funções repetitivas e que não demandam alta capacidade intelectual.
Ao contrário do que possam pensar, esse tipo de automatização não causa uma espécie de inutilização da mão de obra humana, pelo contrário, ela realoca e dignifica o trabalho do homem a patamares realmente nobres e importantes a serem realizadas.
As empresas que optam pela adoção do método RPA estarão escolhendo por uma otimização das funções diárias, pela economia financeira e pela consideração funcional para com os seus funcionários.