Os detalhes importantes para pisos industriais

Um revestimento semelhante ao porcelanato, sem juntas, super-resistente e de fácil instalação. Esse é o resultado que o piso epóxi apresenta como uma realidade bem-vinda no mercado atual, em diversos segmentos comerciais.

Sendo utilizado frequentemente a fim de cobrir superfícies de locais como indústrias, garagens, hospitais e aeroportos por conta de sua alta resistência – apesar de apresentar outras vantagens, como resistência à sujeira e elevada durabilidade –, ainda soma à sua lista de vantagens: funcionalidade, fácil pavimentação e segurança contra escorregões.

Saiba mais sobre o revestimento e a pintura epóxi

Assim como os pisos de poliuretano, o piso industrial epoxi garante eficiência em revestimentos industriais, podendo ser indicado a vários tipos de superfícies.

Vale ainda ressaltar que o que acaba diferenciando o revestimento que será utilizado não é a superfície, e sim a necessidade do cliente para explorar os benefícios particulares de cada um.

Os pisos epóxi, por exemplo, possuem grande resistência química com excelentes propriedades mecânicas. Enquanto os de poliuretano possuem boa resistência a choques térmicos e alta resistência à abrasão.

O revestimento piso epóxi preço é resultante da mistura de um plástico termofixo que, adicionado a um agente endurecedor ou catalizador – resina epóxi – enrijece e se nivela sobre o piso.

O tempo de cura do revestimento epóxi é um pouco maior e sua aplicação resulta em uma superfície brilhante, lisa, completamente nivelada, sem rejuntes, impermeável, de fácil limpeza e manutenção além de possuir alta resistência e outros diversos tipos de acabamento.

Sua aplicação pode ser feita sobre outros tipos de revestimentos. Vale lembrar que esta deve ser utilizada somente em pisos, não sendo apta para as paredes.

O epóxi é um material que pode ser usado em vários ambientes internos, incluindo áreas que tenham contato com a água, como banheiro e cozinha.

A pintura de resina epoxi é uma tinta que irá conferir ao piso uma ótima cobertura, não necessitando, obrigatoriamente, que se nivele o piso antes da aplicação, como no caso dos rejuntes do revestimento cerâmico, por exemplo.

Com esse recurso, é importante que se tenha em mente que algumas imperfeições, sulcos da superfície e relevos poderão ficar aparentes – e ainda mais em evidência caso a tinta utilizada possua um acabamento brilhante.

Diferentemente dos pisos e revestimentos, a tinta epóxi ainda se apresenta como uma ótima opção, simples e em conta, para a pintura de pisos cerâmicos e azulejos de cozinha e banheiro, por conta de sua resistência a umidade, assim como em assoalhos de madeira.

O revestimento epóxi é capaz de criar uma nova cobertura e aparência sobre o piso, de modo a elevar seu volume em até 5 mm, nivelando-o.

Pode ainda ser aplicado sobre diversos tipos de revestimentos já existentes, mas requer uma prévia preparação da superfície que deve ser nivelada.

Ou seja, é importante eliminar rejuntes ou quaisquer imperfeições severas. Ao optar por um revestimento epóxi, deve-se ter em mente que será aplicado um novo piso no ambiente, e não uma simples pintura.

Sendo assim, o processo de preparação e aplicação é mais primoroso, seja em questão de mão de obra ou quanto ao tempo de secagem e cura do produto, que é de, em média, dois dias para a secagem e sete dias até poder receber o peso de móveis.

Piso tátil

Importante para a acessibilidade e também para uma sociedade mais inclusiva, o piso tátil é capaz de oferecer a sinalização adequada aos deficientes visuais.

O piso tátil preço consiste em placas com relevos, fixadas ao chão, onde o deficiente visual pode compreender sua localização e se locomover de modo independente pelo ambiente.

O piso tátil possui papel fundamental na sociedade, sendo ele capaz de possibilitar ao deficiente visual uma maior independência de locomoção.

Desta forma, é importante que se tenha compreensão sobre importantes fatores que envolvam sua composição, instalação, manutenção e variação.

Este modelo de piso pode ser encontrado em diferentes acabamentos, sendo eles:

  • porcelanato;
  • inox;
  • borracha;
  • de alerta;
  • direcional.

O piso tátil de inox possui aparência elegante, sendo comumente utilizado em galerias e shoppings. Diferente do formato de placas, a sinalização é colada diretamente no chão padrão do ambiente.

Assim, por conta da maior dificuldade de instalação, tende a ser mais caro em relação à mão de obra do profissional encarregado e da matéria prima utilizada. Ainda assim, é uma ótima opção para quem busca valorização de ambientes internos no comércio.

A placa de piso tátil de borracha é o modelo mais demandado pelos consumidores. De fácil instalação e limpeza, é um estilo que favorece a eficiência e a praticidade.

Costuma ser mais em conta em relação aos outros formatos. Pode ainda ser fabricado em diferentes cores, de acordo com a norma ABNT NBR 9050, ficando mais fácil tornar a cor contrastante com o piso adjacente.

A manutenção desse modelo costuma ser a mais em conta, já que basta substituir uma ou poucas placas que possam apresentar algum desgaste por conta do tempo.

O piso tátil em porcelanato é uma alternativa ao modelo anterior e tende a apresentar grande resistência ao longo do tempo.

Dependendo do fabricante, pode acabar sendo consideravelmente mais caro. O modelo se destaca por sua segurança antiderrapante e também deve obedecer aos critérios da NBR 9050.

redator Autor