A indústria fabrica uma enorme gama de produtos e bens de consumo que atendem a diversas necessidades diárias dos consumidores.
Desde produtos de higiene até automóveis, nós precisamos da indústria para termos acesso a diversas mercadorias para facilitar nosso dia a dia, como no caso dos calçados.
Mas para que tenhamos acesso a esses produtos, a indústria faz uso de equipamentos que padronizam a qualidade do produto produzido, permitindo sua fabricação de maneira a atender à alta demanda.
Neste artigo, iremos falar um pouco sobre alguns desses equipamentos e para quê eles são utilizados. Confira.
O trabalho industrial com metais
A indústria faz uso de diversos materiais para fabricar os seus produtos. Um desses materiais é o metal, utilizado por segmentos industriais como indústria metalúrgica e a indústria automotiva.
O metal é utilizado, principalmente, na composição de peças componentes de diversos equipamentos e também meios de transporte. Alguns tipos de metal mais usados são:
- Ferro;
- Aço;
- Alumínio;
- Cobre;
- Chumbo.
Podemos encontrar o ferro em diversos produtos como utensílios domésticos, peças de automóveis etc. O aço por sua vez, pode ser encontrado em latas de alimentos e peças automotivas por exemplo.
Já o alumínio é muito utilizado e pode ser encontrado em latinhas de refrigerante, cerveja, suco etc.
O cobre é parte constituinte de cabos telefônicos; por fim, o chumbo é matéria-prima na fabricação de baterias de automóveis, por exemplo.
O trabalho com esse material envolve diversos processos, como no caso da estamparia em metal. Trata-se de um processo rápido e muito mais econômico de fabricação de produtos complexos em grandes quantidades.
Esse procedimento tem substituído diversos outros em razão de seu baixo custo e por proporcionar mais durabilidade aos produtos fabricados em vista dessa fabricação por meio de outros métodos. Além disso, esse procedimento traz benefícios como:
- Solução rápida e econômica;
- Processo automatizado;
- Criação de projetos inovadores;
- Não prejudica a superfície;
- Padronização dos produtos.
Para realizar esse procedimento, a prensa utilizada precisa estar adequada à peça, além da facilidade em poder trabalhar de diversas formas, velocidade e tamanhos.
Mas ainda dentro dos processos de estamparia, podemos encontrar diversas outras máquinas que são utilizadas. Confira no tópico a seguir algumas delas.
Máquinas de estamparia industrial
Como dissemos anteriormente, fazer uso das máquinas na indústria é muito importante para que possamos ter acesso a tudo o que precisamos e com produtos de qualidade.
A indústria calçadista, por exemplo, faz uso de um equipamento conhecido como prensa para calçados, trata-se de uma máquina que possui a missão de prensar o solado ao cabedal de sapatos e botas.
O solado, como você sabe, é parte fundamental do calçado, pois é ele que terá contato direto com o chão, evitando o contato dele com os pés. Por causa da tecnologia disponível atualmente, o solado dos sapatos evoluíram e hoje oferecem mais proteção para os pés.
As máquinas para fabricação de calçados utilizadas pela indústria calçadista proporcionam sempre excelência na fabricação dos sapatos, além de serem sustentáveis e não agredirem o meio ambiente. Dentre essas máquinas, podemos encontrar:
- Prensa reativadora simples;
- Picolina;
- Máquina para pregar salto;
- Dubladora.
Além dessas, diversas outras máquinas são utilizadas pela indústria na fabricação de calçados, visando a garantir o que há de melhor em qualidade e conforto para os pés.
Uma máquina bastante utilizada pela indústria é a prensa termica. Esse equipamento é utilizado para estampar sapatos e tênis, tornando-o mais decorado e até personalizado.
Ou seja, o calçado recebe uma estampa que pode ser de diversos desenhos e modelos, tornando-o mais personalizado, atrativo e distinto.
Assim como todas as outras máquinas utilizadas pela indústria calçadista, a prensa térmica agiliza a personalização do calçado, oferecendo ao consumidor mais qualidade ao produto.
Mas não é apenas a indústria calçadista que pensa nisso, mas todos os segmentos industriais, pois qualidade é primordial. Fabricar excelentes produtos, de maneira rápida e atendendo à alta demanda é o objetivo da indústria, por isso, ela investe no que há de melhor em equipamentos.
Mesmo que cada segmento fabrique um tipo de produto, e que cada equipamento tenha um finalidade, todos eles têm o mesmo objetivo: oferecer mais qualidade ao que é fabricado.
Portanto, consumimos o que há de mais elevado em qualidade, trazendo ao nosso dia a dia mais praticidade graças à indústria e seus equipamentos.