Iluminação, eletrodomésticos e eletroportáteis. Estes são alguns dos muitos itens usados de forma corriqueira na atualidade e que dependem de uma corrente elétrica para funcionarem – ou, ao menos, para carregar a sua bateria.
O problema é que, como o eletroduto e os cabos usados na distribuição de energia ficam dentro das paredes, qualquer necessidade de adaptação ou reparo será extremamente trabalhosa – e possivelmente prejudicará seriamente a estética do ambiente.
Deixar os fios totalmente expostos tampouco é uma opção. Em primeiro lugar, isso pode causar acidentes, como choques elétricos, ou mesmo grandes incidentes, como incêndios. Da mesma forma, seu revestimento plástico e em cores vivas tende a prejudicar a decoração do local.
A boa notícia é que existe um produto capaz de equilibrar a estética, a funcionalidade e a segurança: a cantoneira, também conhecida como perfilado ou eletrocalha. Aprenda mais a respeito deste item a seguir:
O que são perfilados?
O perfilado é um item metálico cujo formato lembra o de uma calha. Entretanto, ao invés de ser instalado em um telhado, ele é usado na parte interna de edificações, cobrindo e protegendo a fiação que, por algum motivo, está fora da parede.
Por mais simples que este item pareça, ele está disponível nos mais diversos modelos. Cada um deles tem suas características, vantagens e desvantagens, devendo ser estudados antes de se optar pela instalação de um ou outro.
Quais modelos de perfilados existem?
O principal fator que diferencia os tipos de perfilado que existem no mercado é o material usado em sua confecção. Alguns deles são:
Perfilado de aço inox
Resistente à maresia, a impactos mecânicos e com um bom apelo estético, a eletrocalha de aço inox é um dos mais populares da atualidade. Assim como os demais modelos, ela permite o acoplamento de itens como:
- Interruptores;
- Luminárias fixas;
- Luminárias móveis;
- Tomada para perfilado;
- Chaves;
- Extensões.
Tudo isso sem romper nenhuma parede. Consequentemente, o espaço se torna mais versátil e, eventuais intervenções, mais simples.
Perfilado de alumínio
Outra opção de perfilado popular no mercado é a versão em alumínio. Ela conta com boa parte das vantagens do modelo em inox, mas tem um custo muito mais baixo que o desta liga metálica.
Consequentemente, ele é apropriado para projetos de orçamento restrito.
Perfilado perfurado
Além do material de fabricação, estes itens podem ser divididos entre o perfilado perfurado e o liso. Normalmente, a versão com orifícios é a mais vantajosa, pois eles permitem a passagem do ar.
Consequentemente, a fiação contida na eletrocalha estará sempre ventilada, reduzindo as chances de superaquecimentos e os danos dele provenientes.
Quais as vantagens do perfilado?
O principal benefício da instalação do perfilado é a possibilidade de mudar a estrutura elétrica do espaço a qualquer momento, permitindo a instalação de um interruptor paralelo, uma lâmpada ou uma tomada a qualquer momento, sem maiores transtornos.
Basta desencaixar o perfilado, realizar a intervenção em questão e colocá-lo de volta no lugar.
Além disso, ele também serve como camada protetora dos fios, em caso de impacto.
Isso significa que não haverá problemas com cabos rompidos ou danificados: haverá uma proteção sobre eles em todos os momentos.
Por fim, no caso específico do modelo perfurado, ele proporciona esta barreira junto com a ventilação constante do espaço. Deste modo, a fiação estará mais protegida contra vários tipos de defeitos.
O perfilado prejudica a decoração?
Por mais que este item ofereça uma série de benefícios a um imóvel, muitas pessoas relutam em instalá-lo por um motivo simples: o prejuízo ao projeto decorativo.
Isso, porém, não é algo do qual não se pode escapar. Muito pelo contrário: o perfilado se integra muito bem em ambientes de inspiração contemporânea ou industrial.
Basta escolher um modelo em um tom que combine com o projeto decorativo em questão.
Como instalar o perfilado?
O primeiro passo para uma instalação bem-sucedida do perfilado é calcular a quantidade de peças necessárias.
Isso pode ser feito na elaboração do projeto elétrico, durante o qual é feita uma previsão da extensão dos fios que ficarão fora da parede.
Em seguida, pode-se proceder à instalação em si.
A boa notícia é que este procedimento é relativamente simples.
As eletrocalhas são encaixadas em um gancho curto perfilado, que, por sua vez, fica parafusado na parede.
Quando for necessário realizar algum serviço na fiação, basta desencaixá-la do gancho.