A Ourivesaria é a arte de manipular e trabalhar ouro e prata, metais preciosos, para a criação de adornos, joias entre outros ornamentos.
O trabalho de um ourives, é uma das coisas mais detalhadas que existe. Uma técnica apurada e um olhar refinado precisam fazer parte do currículo deste profissional dos metais preciosos.
A origem da primeira joia não se sabe ao certo, confunde-se com a história, pois os adornos sempre existiram. Há registros do uso da profissão em sítios arqueológicos no mar Egeu datados de 2500 a.c.
Existem registros bíblicos no pentateuco, (cinco primeiros livros da bíblia, escritos por Moisés), onde o povo judeu, enquanto caminhava no deserto, recebeu da parte de Deus, a ordem de construir um tabernáculo móvel para sua adoração, com algumas peças em ouro e pedras preciosas.
E nesse momento Deus fala com Moisés que capacitará alguns homens, especificamente, para realizarem trabalhos de todos os tipos em ouro, prata e outras pedras preciosas. Por isso, não é possível datar o início de prática dessa arte que é muito valorizada em todo o mundo, até os dias de hoje.
Processo de criação de uma joia
O processo de criação de uma joia ou uma aliança, por exemplo, pelas mãos de um ourives, passa por algumas etapas, são elas:
- Fundição;
- Laminação;
- Martelagem;
- Modelagem.
Vindo após esse processo a soldagem e o acabamento.
Confira a seguir uma breve explicação sobre como funcionam os processos mencionados acima:
- Fundição: trata-se de uma peça de algum metal precioso, que é derretida a determinada temperatura indicada para aquele metal, até alcançar o estado líquido. Nesse estado, o metal é derramado na fôrma apropriada;
- Laminação: através de um laminador, máquina utilizada para diminuir a espessura de um metal fundido, o metal na fôrma é comprimido e laminado para obter a forma desejada e, então, alcançar o passo seguinte;
- Martelagem: momento em que o ourives utiliza um pequeno martelo para modelar a peça na forma desejada;
- Modelagem: é o momento em que o ourives utiliza ferramentas com alto grau de precisão que auxiliem no trabalho de refinar a peça;
- Soldagem: é o momento de soldar a peça resultado da primeira parte do trabalho da ourivesaria, podendo acrescentar outros moldes à peça;
- Acabamento: quando a peça já está pronta o ourives começa a lixar, polir e acrescentar pedras preciosas, conforme o designer da peça projetada.
Durante esse processo, existe uma peça fundamental para que o trabalho de um ourives seja de altíssima qualidade, é o Torno para ourives. Esse maquinário serve para moldar, tornear internamente uma peça e também serve para a aplicação das pedrarias.
Outros serviços de um ourives
Além de fabricar joias em ouro, um ourives também fabrica peças em prata, como um cordão de prata, por exemplo. As peças de prata passam pelo mesmo processo, e embora não tenham o mesmo valor, são bastante requisitadas e valiosas, quando assunto é dar presentes.
No entanto, a prata oxida e se não houver o cuidado necessário ou uma ação preventiva, é possível que se perca a peça, por isso, fazer uma limpeza regular com itens simples da casa pode manter a peça livre da oxidação.
Mas existem outras formas de valorizar uma peça que possa ser uma bijuteria, como um Banho de prata, por exemplo. Às vezes, a peça tem muito mais valor sentimental, do que financeiro.
Pode ser uma peça de família em que o desejo seja preservar. Então é possível fazer esse tipo de trabalho se for esse o desejo da pessoa, para conservação da peça.
Contudo, não existe esse tipo de serviço somente em prata. Também é possível fazer esse trabalho em ouro. O Banho de ouro preço precisa ser pensado, pois o valor cobrado será de acordo com o peso da peça que será trabalhada pelo ourives, sendo ela bijuteria ou semijoia.
Seja qual for o motivo, joias sempre serão um presente especial, são feitas para marcar momentos especiais: bodas, 15 anos, casamentos, entre outros.
Escolha a melhor joia dentro do seu orçamento, para presentear a pessoa amada de um jeito muito especial, para que o momento se torne inesquecível para todos.
Faça desse um momento algo muito especial, pesquise, faça orçamentos em diferentes joalherias antes de comprar uma peça. Pois as peças produzidas por um ourives podem tornar tudo muito mais bonito.