O compressor é um aparelho que funciona através do aumento de pressão, sendo capaz de modificar a temperatura e a pressão de um gás, ou outro fluído.
Eles são usados tanto para o uso doméstico, como também para industrial, como por exemplo, no sistema de geração de energia elétrica, em construções civis, em hospitais e funilarias.
Antigamente existia uma grande quantidade de casas que possuíam um poço artesiano, porém como ainda não tinha uma tecnologia avançada comparada aos dias atuais, a situação era precária. Já atualmente, existe o compressor para poço artesiano, fazendo com que se extraia a água.
Vale ressaltar, que devido ao custo desse produto as pessoas optam por um compressor para poço artesiano usado, porém para não haver contaminação há necessidade da autorização e fiscalização do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), por esse motivo é indispensável que o trabalho seja feito com uma empresa especialista de modo que se obtenha o melhor modelo para cada tipo de poço.
Diferentes funções para o mercado
Além desse, existem diversos modelos de compressores, entre eles estão:
- Compressor a pistão: o ar fica preso por um pistão;
- Compressor de ar: eles são subdivididos em volumétricos (funcionamento a partir de dois rotores) e dinâmicos ( desempenhado pela força centrífuga), entretanto ambos possuem a função de converter movimentos mecânicos através da uma fonte de energia em ar comprimido;
- Compressor turbo: oferece sustento em casos de procedimentos de combustão, pois fazem o suprimento de uma grande quantidade de ar;
- Compressor de parafuso rotativos: são comuns nas indústrias de refrigeração, funcionando através de dois rotores girando em direções opostas;
- Compressor de palhetas: captura o ar e em seguida a partir do movimento circular das palhetas ele o solta, entre outros.
Devido ao valor dos compressores serem altos é muito comum a procura por um compressor ar usado, visto que esse tipo é um dos mais procurados, principalmente na área industrial de refrigeração e serviços que necessitam do uso do vácuo, pois possui grande funcionalidade e diversas potências.
Manutenção dos equipamentos
Com o intuito evitar o mau funcionamento do produto é necessário o cuidado com as peças internas, fazendo o seu uso em lugares frescos e limpos, verificando a mangueira e fazendo drenagens nos reservatórios de água e trocando de óleo frequentemente.
Essas precauções são orientadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além disso, caso ocorra à necessidade da troca as peças para compressores são fáceis de encontrar no mercado, além de possuir uma variedade de marcas e preços.
Uma delas, por exemplo, é o pressostato para compressor, ele exerce a função de interromper a pressão, determinando como a máquina deve funcionar.
No caso dos compressores de ar são utilizados os pressostatos pneumáticos, fazendo a liberação ou o bloqueio da pressão. Ficando evidente que seu bom funcionamento e manutenção auxiliam também na segurança do consumidor.
Portanto, os compressores modificam a temperatura e a pressão de equipamentos usados em vários ramos, como hospitais, funilarias, entre outros, possuindo assim diversos modelos e exigindo manutenção e cuidado no seu uso, para que tenha um bom rendimento e não provoque acidentes.