O que são e qual a utilidade dos transformadores a seco?

Para quem não sabe, os transformadores são equipamentos que tem a função de converter energia elétrica, de corrente alternada com um nível de tensão em outro nível de tensão.

Assim, um transformador pode converter, por exemplo, a tensão de uma tomada de 110V para 220V, ou mesmo, em outro nível de tensão desejado

No entanto, é necessário que esteja dentro dos limites do projeto idealizado pelo fabricante. No caso do transformador a seco, ele atua para adequar equipamentos, que não estejam aptos para funcionar no nível de tensão da rede.

O diferencial destes equipamentos, é que não precisam de isolação a óleo ou refrigeração, como ocorre com os transformadores, que estão posicionados nos postes de iluminação pública.

Dessa maneira, o transformador a seco não traz risco de vazamento de óleo, o que poderia causar sérios danos ao meio ambiente.

E ainda, não precisa de manutenção constante, sendo esta, a grande vantagem apresentada. Estes transformadores podem ser aplicados em diversos setores tanto comerciais, quanto industriais.

Entre eles, pode-se destacar a indústria de papel e celulose, alimentícia, petroquímica, siderurgia, mineração, farmacêutica, bens de consumo, transformação, iluminação industrial, dentre outras.

O equipamento pode ser utilizado também nas residências, adequando a tensão de eletrodomésticos, energia solar e na correção dos níveis de energia transmitidos pela concessionária.

No mercado, há diversos modelos de transformadores, cada um com uma finalidade, entre eles pode destacar-se:

  • Transformador de corrente;
  • Transformador de distribuição;
  • Transformador de potencial;
  • Transformador de força.

Os equipamentos podem se dividir ainda, pelo número de fases. Continue lendo esse artigo e entenda um pouco mais.

Modelos de transformadores

O transformador de potencial, também conhecido como TP, tem o poder de mudar o valor de tensão que entra na bobina primária.

O principal uso deste tipo de transformador, é para medir tensões com valores mais altos, ou seja, no circuito primário, que pode ser chamado de entrada.

Desta forma, é conectada a tensão que será medida, reduzindo-se a tensão na saída, que é o secundário, para que seja proporcional a tensão do primário.

Essa tensão reduzida, pode ser utilizada ainda, para alimentar os circuitos de controle e proteção das subestações.

Já o transformador de distribuição é usado, principalmente, em usinas geradoras de energia e concessionárias distribuidoras de energia elétrica.

A finalidade deste equipamento é distribuir a energia gerada para os consumidores, de forma a adequar-se a cada tipo de consumidor.

Esses transformadores podem ainda, ser protegidos contra curto circuitos e sobrecargas na rede. O transformador de corrente, por sua vez, possibilita a medição ou detecção de corrente elétrica que possa circular em uma barra de alimentação.

Assim, esses transformadores de energia, tem o poder de transformar a corrente elevada em uma corrente com valor menor, podendo agora, ser transmitido em um circuito eletrônico ou instrumento de medição.

Esse transformador consegue diminuir a corrente elétrica presente na rede, alimentando dispositivos eletrônicos, que não conseguem suportar níveis elevados de corrente.

Existem ainda, os transformadores elétricos de força, usados para distribuição e geração de energia em usinas e concessionárias, além de subestações de distribuição de energia. Esse modelo pode ser utilizado ainda, por grandes indústrias.

As fases

Quanto às fases, um transformador pode ser monofásico, trifásico ou polifásico. O transformador monofásico serve para alimentar circuitos de uso industrial ou de comando.

Os transformadores residenciais também são monofásicos. Já o transformador de distribuição trifásico, é o modelo que se pode observar nas ruas.

Ele recebe a tensão da subestação em um nível 13800 V, transformando-a em 127V ou 220V. O polifásico é responsável por fornecer tensão para sistemas, que precisam de mais fases.

Por meio do sistema trifásico, podendo ter entre três e seis fases. Como você pôde observar, os transformadores têm o poder de transmitir potência elétrica ou energia elétrica de um circuito para outro.

Podendo induzir correntes, tensões ou ainda, modificar os valores de um circuito elétrico. Assim, os transformadores, são os responsáveis por adequar a tensão que podem vir das subestações para os aparelhos eletrônicos.

Fazendo com que não haja queima ou qualquer outro problema com a variação da tensão. Você pode perceber ainda, que há vários modelos de transformadores com diferentes fases.

Sendo o trifásico o modelo que se pode ver nas ruas, recebendo a tensão elevada e diminuindo a mesma para que não haja qualquer transtorno.

redator Autor