Os dispositivos que são colocados de forma a juntar as conexões tubulares são feitocos com o intuito de garantir que os processos industriais sejam feitos sem demora alguma.
Além disso, vemos que as diversas refinarias e fábricas de produtos químicos há alguns tipos de permutadores e são essenciais para que os fluidos encaminhem entre nos interiores dos tubos.
Os permutadores, ou então os trocadores duplos, possuem um tubo dentro do outro, de modo que um fluido entra entre os dois tipos de tubos.
Apontamentos sobre os trocadores de calor
Existem alguns tipos de trocadores de calor e quase sempre sua diferenciação está colocado nos formatos de geometria. Entre os principais modelos estão:
- Trocador de duplo tubo;
- Trocador de casco e tubo;
- Trocador de placa;
- Trocadores compactos.
1. Trocador de duplo tubo
Esse tipo de equipamento geralmente é composto por dois tubos concêntricos. Esses tubos são retos e há conexões apropriadas na ponta deles para fazer com que os fluidos encaminhem de uma seção para outra.
Quase sempre possui um formato U, que é chamado grampo, possibilitando que conecte em vários tubos em série. A troca de fluido ocorre pelo tubo interno, onde há a troca de calor por meio da parede do tubo interno.
2. Trocador de calor casco e tubo
Esse tipo é composto por um casco cilíndrico dentro de um conjunto de tubos, fazendo com que fique de maneira longitudinal do cascos.
Os tubos são colocados nas extremidades e as placas chamadas espelhos são postas a um tubo do feixe.
3. Trocador de calor de placas
Esse tipo de trocador de calor (diferentemente do forno industrial) é composto por um suporte, em que placas de metal estruturadas por barras são presas por compressão.
Entre essas placas adjacentes formam-se canais em que os fluidos escoam.
Os trocadores de calor de placas acabam se tornando os mais eficientes, dada a facilidade de limpeza.
Entre as vantagens dos equipamentos de trocador pode-se destacar:
- Flexibilidade dos acessos a superfície de troca;
- Opera geralmente com dois tipos de fluidos;
- Baixo custo inicial de instalação.
Fornos industriais
Dentro de todos esses processos, além dos trocadores existem os chamados fornos industriais, que podem ser usados em diversas modalidades.
Dentre os modelos, existe o forno para tratamento térmico, como para outros procedimentos, sendo mais usado na cozinha industrial.
Os fornos industriais são de diversos tipos e focados no sentido da cozinha industrial.
Entre os modelos é possível citar:
1. Forno combinado
Esse tipo de ferramenta é aquela que possui a melhor versatilidade e produção, tudo isso porque é um equipamento extremamente digital, automático e econômico, fazendo com a cocção dos elementos seja mais eficiente.
Esse tipo de forno atende a diversos segmentos alimentícios, como em lanchonetes, hotéis, centrais de produção e outros.
Também substituem alguns equipamentos como os de banho maria, chapa, as frigideiras basculantes, fritadeiras e outros.
2. Forno eletrico
Os fornos elétricos são geralmente compostos por aço inox e possuem um cozimento focado e muito eficiente, com velocidade infravermelha. São resistentes e muito usado em pizzarias.
3. Forno para fundição
Já focado nos segmentos industriais (como em uma caldeira), podemos citar o forno para fundição de alumínio preço.
Ele é usado em diversos setores industrias, quase sempre visando atender as mais variadas demandas dos clientes. O forno de fundição geralmente conta com um tipo de câmara de aquecimento e sua função é o derretimento completo dos tipos de metais.
O forno é de fácil manuseio e sua instalação também. A sua estrutura permite que os os diferentes tipos de metais derreta, pois o calor consegue a distribuição do calor, de forma homogênea e também uniforme, garantindo a fundição completa do metal.
4. Forno de cúpula
Modelo mais antigo, em que seu formato é cilíndrico e seu interior revestido com lama e tijolos, assegurando o calor dentro do forno.
5. Forno de indução
Usa o calor para a fundição de ferros e utiliza as correntes alternadas para fazer a elevação da temperatura.
6. Forno de soleira:
Esse modelo fundi pequenas quantidades de metais não ferrosos, utilizando-se do gás natural ou então da eletricidade.
Todos esses equipamentos e ferramentas tratadas aqui, além de permitirem que a indústria tenha um procedimento seguro, garantem a qualidade da produção e todos os seus processos industriais.