Os aquecedores industriais abrangem as mais variadas aplicações de água quente necessária para toda a operação industrial, também servindo aos banhos e cozinha.
Empresas de diferentes segmentos usam o aquecedor industrial para as fases de produção. Geralmente o aquecedor industrial é categorizado em variadas segmentações, estabelecidas conforme o elemento que o equipamento está aquecendo.
É possível encontrar aquecedores que podem ser utilizados líquidos ou até gases, onde cada um possui atributos totalmente específicos.
De maneira geral, o aquecedor industrial é composto de metais como aço inox, com a manta de fibra cerâmica isolada. O desempenho desse modelo de aquecedor se dá pelas trocas de calor com o meio externo, realizando o assim o aquecimento.
Para que cada etapa do aquecedor seja atingida com êxito, os aquecedores industriais necessitam de uma peça a qual é encarregada por aquecer e transmitir esse calor, chamada resistência elétrica.
A potência térmica dos aquecedores industriais começam no ponto de 100.000 Kcal/h em uma linha normal de produção. Esse aquecedor industrial opera com pressão a partir de 4kgf/cm².
Quais as principais aplicações dos aquecedores industriais?
Através do sistema de aquecimento industrial podemos obter:
- Aquecimento de nitrogênio,
- Aquecimento de solventes,
- Aquecimento de gás inerte,
- Aquecimento de solução cáustica,
- Aquecimento de óleo combustível,
- Aquecimento de água.
- Aquecimento de materiais de baixa e alta aderência.
O que são aquecedores industriais de ar?
Os aquecedores industriais de ar são empregados em: dutos de ventilação, estufas variadas, procedimentos de secagem de pinturas (normalmente em metais), tecidos, vidros e entre outros.
As resistências elétricas tubulares dos aquecedores industriais de ar normalmente são separadas pelas categorias mais lisas ou aletadas, proporcionando uma troca de calor mais propícia, montadas lado a lado.
Uma característica desse modelo de aquecedor industrial é que a elevada potência e grande economia em relação ao consumo total de energia elétrica.
O que são os recuperadores de calor?
Os recuperadores de calor, ou aquecedores industriais para líquidos, dispõem de uma resistência de forma tubular em “U” e necessita ainda se apresentar totalmente eficiente em alternativas químicas com grande concentração ácida ou opções alcalinas.
Por isso, entrega um turbo interno altamente resistente a grandes pressões, possui um isolamento na manta de fibra cerâmica e ainda detém uma excelente blindagem especial, além de uma caixa de ligações a prova de tempo.
Em relação as flanges desse modelo de aquecedor, pode haver diferenciadas medidas de 4″, 6″ e até 12″ entre 150 e 300 LBS.
Tudo consiste na escolha do melhor aquecedor industrial propício para a atividade em questão.