Os metais são muito presentes em nossas vidas. Nos mais diversos âmbitos e setores, por suas propriedades e qualidades positivas, eles sempre se mostram presentes nas diferentes atividades que realizamos em nosso cotidiano.
São fortes, resistentes e duráveis, podendo ser expostos às mais diversas variações climáticas e ambientais sem apresentar grandes danos.
Por essas e por outras, muito do que manuseamos em nosso dia-a-dia é composto por algum tipo específico de metal, seja o ferro, o alumínio ou o aço.
No entanto, um dos problemas que constantemente atingem aqueles que possuem itens de metal é a sua oxidação.
O processo de ferrugem da superfície do metal e compromete sua estrutura, a fazendo perder as qualidades acima citadas, como a resistência e a durabilidade. Além disso, um alto teor de ferrugem pode chegar a comprometer inteiramente o objeto.
Para a resolução dessa problemática, existem alguns procedimentos comumente realizados para impedir ou postergar a ocorrência da oxidação na superfície de metal e muito popular é a galvanização.
Neste artigo, abordaremos um pouco sobre como se dá o processo e quais as suas vantagens. Continue com sua leitura e venha entender melhor sobre como preservar mais os objetos feitos de metal.
A galvanização
A chamada galvanização é um específico processo de revestimento de materiais metálicos – que é diferente do processo de Cromagem de peças – para que estes possam estar protegidos contra a corrosão ou até mesmo para que possam melhorar sua estética final.
Ela é um revestimento que se dá por meio de um processo chamado eletrólise, método em que o metal que será revestido funciona como uma espécie de cátodo e, assim, o metal que fará a função revestidora funcionará como um ânodo.
A solução preparada, que chamam de eletrolítica, necessita que contenha sal composto por cátions do metal a revestir o objeto.
O devido controle da espessura para o revestimento da superfície no qual será depositado o processo de eletrogalvanização é realizado a partir de modelos e cálculos matemáticos.
Além do método descrito acima, a Indústria de galvanoplastia também realiza o revestimento por meio da imersão do metal que se deseja revestir no metal fundido, que tem como função revesti-lo.
Entretanto, mesmo útil, esse processo não promove uma cobertura tão eficaz e completa quanto o processo eletrolítico.
No processo da imersão, o controle da espessura da camada do revestimento se dá conforme a velocidade que o objeto passa pelo banho metálico, a devida temperatura do forno do metal e da aplicação de nitrogênio na etapa final do processo.
A galvanização é utilizada em diversos setores, inclusive por Fabricante de facas industriais. Ela promove diversos benefícios aos objetos que passam por este processo. Dentre os benefícios, podemos citar:
- Maior durabilidade;
- Maior resistência;
- Anti oxidação;
- Melhor aparência estética.
Vejamos alguns itens que fazem parte do processo de galvanização.
Tanques para galvanoplastia
Esses itens são ideais para quem deseja armazenar produtos que passaram pelo processo de eletrodeposição, realizado na galvanização.
Tanques para a galvanoplastia são ideais para que o processo se dê de forma eficaz e eficiente, pois é necessário que o local em que os produtos deste processo são armazenados, sejam resistentes e adequados o suficiente para suportá-los. Ou seja, os tanques para galvanoplastia são fabricado de tal forma, que resistem a produtos de agressividade baixa, média ou mesmo alta.
É por conta dessa resistência que os tanques evitam a provocação de possíveis reações químicas que podem vir a alterar ou modificar a composição dos objetos ali depositados.
Exaustores
No processo de galvanização de objetos, a vaporização é uma consequência inerente do ato, no qual é impossível se evitar.
Devido aos fenômenos físicos como a evaporação e a ebulição, gases que necessitam serem neutralizados para sua emissão posterior ao meio ambiente. Dado isso, o uso do Sistema de exaustão é altamente necessário, para que se possa captar os poluentes e enviá-los a uma torre de enchimentos, aonde princípios físicos de transferência de massa ocorrem.
Assim, pode-se afirmar que o processo de galvanização é altamente importante para que se possa aumentar a vida útil dos materiais e objetos metálicos.
É por meio dela que pode-se livrar ou, pelo menos, postergar e minimizar os efeitos de oxidação, que tem ocorrência natural em superfícies de itens metálicos.
Este processo é aplicado em diversos equipamentos distintos, nos quais fazemos uso recorrente como em facas, que necessitam passar por processos esporádicos de Afiação de facas de guilhotina realizada por profissionais competentes.