O mundo tecnológico dos sensores

Hoje em dia, tratando de segurança e prevenção de danos em escala industrial, encontramos diversas tecnologias utilizadas para proteção, inclusive os sensores. E esse mercado se expande cada vez mais.

Alarmes e leitores de dados, são amplamente usados em diversos setores da indústria e construção civil, os sensores e sua ampla variedade, são os principais responsáveis por essa leitura de dados, seja ela qual for.

Na mesma linha de alarmes e identificadores de dados temos o maravilhoso mundo de fabricante de termopares. Esse fabricantes altamente tecnológicos, oferecem de tecnologias como o sensor.

Normalmente, pequenos aparelhos com diversas tecnologias e funcionalidades que permitem identificar os mais variados dados como movimento, temperatura, vazamentos, etc.

Agora vamos começar a adentrar ainda mais no mundo dos sensores e alguns nomes difíceis vão aparecer, mas não se assuste, apesar dos nomes estranhos, com certeza você já viu um desses por aí.

Conheça alguns modelos de sensores

O sensor de temperatura, é um dispositivo de medição que detecta a temperatura de um dispositivo, como uma resistência elétrica ou radiação térmica, sua forma de funcionalidade varia do tipo de sensor e onde será aplicado.

Como o próprio nome já diz, sua principal função é servir como medidor de temperatura para as mais diversas funcionalidades.

Sua flexibilidade permite que seja aplicado em diversos âmbitos da indústria e construção civil, desde motores de carros até resistências elétricas industriais, que não podem variar de temperatura por conta de riscos externos e combustão.

Entre os principais sensores para medição de temperatura temos:

RTDs

São dispositivos que se baseiam na variação de resistência de um material com a temperatura, são capazes de medir temperatura até 500 ºC.

CI Sensores

Mais conhecidos como circuitos integrados, sua desvantagem é precisar de uma fonte de alimentação externa, para o seu pleno funcionamento e operar em baixas variações de temperatura, porém são circuitos bastante precisos e sensíveis.

Pares termoelétricos

Esses contém uma família especial de sensores, são robustos e indicados para altas temperaturas, que nenhum outro sensor consegue suportar e calcular.

Sensores pt100

Os sensores pt100 executam a medição de temperatura através do uso de termômetros, baseado na variação do valor da resistência elétrica de um condutor metálico em função da temperatura. De uma forma aproximada, mas nem por isso muito longe do real.

Termistores

Termistor – Semicondutores sensíveis à temperatura. Existem basicamente dois tipos principais de termistores com infravermelho: Sensor de temperatura infravermelho sem contato e Sensor de temperatura infravermelho comum.

Termopar

Termopares são sensores de temperatura simples e com baixo custo. Por sua acessibilidade, se tornou um sensor muito utilizado em diversos processos de medição.

Existem no mercado diversos tipos de termopares, sempre definidos através de letras do alfabeto (Termopar tipo E, J, N, B, R, S e o mais comum, tipo K).

Termopar tipo k

O Termopar k é um termopar de uso genérico e mais comum no mercado, ele tem um baixo custo e está disponível em variadas sondas.

Normalmente, cobrem temperaturas entre -200 e 1200 °C, por conta dessa abrangência de temperatura, costuma atender diversos tipos de produtos.

Com a ampla variedade de termopares presentes no mercado, essa opção é a mais segura e com custo-benefício melhor. Para produtos ou aplicações mais específicas, temos outras opções que podem se adequar mais apropriadamente.

Conheça outro tipo muito utilizado por diversos setores

Há outro sensor muito comum, que nos ajuda diariamente e normalmente não se sabe o nome dele, apesar de aplicado em diversos itens.

Aquele momento em que você está precisando estacionar o seu carro e existe somente uma vaga, aquela bem apertada e quase de esquina, consegue imaginar esse momento?

Antigamente, essa baliza perfeita iria depender de um ótimo motorista, mas hoje em dia depende, quase, somente do sensor de proximidade.

Esses sensores, identificam a presença e a distância de um objeto sem a necessidade de contato direto.

A partir dessa presença identificada, os sensores acionam um circuito elétrico. Este que ativa um mecanismo de aviso para alertar os potenciais perigos.

Acabamos de ver e entender, alguns dos principais tipos de sensores utilizados no mercado atual, ainda deixamos de citar alguns.

Mas, vamos deixar disponíveis para quem tiver mais curiosidade e buscar entender ainda mais sobre esse mundo tecnológico dos sensores e medidores.

Vale a pena a pesquisa de sensores de fugas para indústrias e os outros diversos tipos de termopares, como os tipos E, J, N, B, R, S, esses são da mesma família do termopar tipo K que definimos acima.

redator Autor